A Speed Twin foi apresentada em 2018 como homenagem à Triumph que usou originalmente esse nome nos ano anos 30 do século passado. Essa Speed Twin 5T, de 500 cc e caixa de quatro velocidades, construída inicialmente em Coventry, foi um modelo muito importante para a Triumph: foi o primeiro modelo de dois cilindros paralelos da marca que foi tão bem sucedido, que praticamente sozinho assegurou a sobrevivência da Triumph no pós-guerra, na fábrica de Meriden.
A Speed Twin tem um passado a honrar. Em vez de 500 cc tem o motor de dois cilindros de 1200 que, apesar de remodelado para cumprir a norma Euro 5, ganhou potência. Reivindica agora 100 cv às 7250 rpm, com a curva de binário agora mais generosa, com o pico de 112 Nm a surgir 500 rpm mais cedo. Graças a uma cambota mais leve e a uma menor inércia, o carácter do motor está diferente, com resposta mais pronta ao acelerador.
Upgrades na ciclística
A Speed Twin original tornou-se num sucesso graças ao baixo peso e à agilidade face às concorrentes da altura. A Speed Twin 1200 mantém essa filosofia, por isso para 2021 a Triumph fez um upgrade à ciclística, com uma nova forquilha invertida de Ø43 mm, combinada com dois amortecedores traseiros, para um bom comportamento dinâmico e conforto.
A travagem está a cargo de dois discos de Ø320 mm na frente, com pinças Brembo M50 monobloco, com disco de Ø220 mm e pinça Nissin de dois êmbolos na roda traseira, o que dá uma pista sobre o comportamento da Speed Twin, assim como os pneus, Metzeler Racetec RR.
A eletrónica também foi melhorada, com os três modos de condução – Rain, Road e Sport – revistos. O farolim traseiro, DRL e piscas são LED, e o painel de instrumentos está entregue a dois mostradores analógicos, velocímetro e conta-rotações; pequenos ecrãs digitais com as restantes informações e o menu dos modos e controlo de tração.
A Triumph Speed Twin estará disponível em três cores, vermelho, cinza e preto; chegará ao mercado em Agosto, com um preço previsto de 13 600 €.
Mais informações na página oficial da Triumph.