Em Hinckley sabem como fazer motos do tipo naked. E a Street Triple, na sua versão original de 675 cc, é um modelo extremamente relevante para a Triumph Motorcycles. Recordamos que a naked de média cilindrada ajudou a marca britânica a elevar bastante o número de vendas quando foi lançada no mercado, e desde então a “ST3” e o seu motor tricilíndrico transformaram-se numa das propostas mais entusiasmantes do segmento.
Para 2023 teremos então uma nova Street Triple. Na realidade estamos a falar de uma gama bastante redesenhada, que vai contar com três variantes: Street Triple 765 R, Street Triple 765 RS e ainda a novíssima Street Triple Moto2 Edition, de produção limitada.
O ponto de partida para esta renovação da gama Street Triple 765 são os desenvolvimentos que a Triumph realizou no mundo da competição, nomeadamente no Mundial Moto2, categoria em que todos os pilotos competem com motores tricilíndrico que vemos nas Street Triple 765.
A grande diferença ao nível de performance pode ser encontrada na Street Triple 765 R. Graças aos desenvolvimentos obtidos através do programa de competição, esta versão da naked atinge agora os 120 cv de potência máxima às 11.500 rpm, ligeiramente abaixo dos valores anunciados para a RS e Moto2 Edition, que apresentam uma potência de 130 cv às 12.000 rpm. Por outro lado, e aqui uma novidade para todas as versões, é o maior binário máximo que nestas novas versões de 2023 atinge os 80 Nm.
O foco da equipa de desenvolvimento da nova geração Street Triple 765 foi o aumento do desempenho, focando-se na performance.
O motor três cilindros de 765 cc conta com taxa de compressão aumentada de 12,65:1 para 13,25:1 – um aumento de 4,7%. Novos pistões, bielas e pinos de cavilha são combinados com novas câmaras de combustão otimizadas para um maior limite de pressão do cilindro, e, em última análise, mais potência. Novas válvulas e árvores de cames aumentam a elevação da válvula para melhor eficiência de admissão, combustão e escape, com novas relações de caixa de velocidades para melhor desempenho e capacidade de resposta.
No caso da caixa de velocidades as novidades são relações mais curtas, para maximizar a aceleração e reação da moto desde baixos regimes, enquanto as trocas de caixa beneficiam da utilização, em todas as variantes, de quickshift bidirecional. Refira-se ainda que a embraiagem é do tipo deslizante, o que ajuda a manter o controlo e estabilidade, mesmo nas reduções de caixa mais agressivas.
As novas Street Triple R e RS beneficiam da posição de condução mais focada e dominante graças ao novo guiador, 12 mm mais largo. A Moto2 Edition, inspirada na competição, vai ainda um passo mais à frente utilizando avanços que são 80 mm mais baixos e 50 mm mais à frente do que o guiador da R e da RS, o que, combinados com a forquilha Öhlins de especificação exclusiva, oferece ainda mais sensação de moto de competição e sensibilidade na dianteira para que o condutor desfrute de uma condução ainda mais dinâmica e focada.
Não foi apenas a posição de condução que mudou. Na realidade os engenheiros da Triumph Motorcycles decidiram redefinir a geometria do chassis, elevando ainda mais a traseira em relação à frente.
Como resultado dessa alteração, a altura do assento também se modifica. A Street Triple R tem o assento a 826 mm de altura do solo, a RS coloca o condutor sentado a 836 mm, enquanto a Moto2 Edition chega aos 839 mm de altura do assento. A pensar nos condutores de estatura reduzida, a Triumph disponibiliza um assento baixo, que reduz a altura do assento em 28 mm em todas as versões, e, caso isso não seja suficiente, os concessionários podem ainda reduzir outros 10 mm com recurso a um adaptador específico para a articulação da suspensão traseira.
Ao nível das suspensões, a Street Triple R está equipada com forquilha invertida SF-BPF de função separada da Showa, com bainhas de 41 mm, e um monoamortecedor traseiro com reservatório externo também da Showa. A Street Triple RS, por seu lado, está equipada com forquilha invertida ‘big piston’ Showa com bainhas de 41 mm, mas de especificação superior, e um monamortecedor traseiro com reservatório externo, que no caso da RS é fornecido pela Öhlins.
Já a Street Triple 765 Moto2 Edition revela toda a sua aptidão para pista com forquilha dianteira invertida Öhlins com bainhas de 43 mm, que garante à partida uma maior precisão, e um monoamortecedor traseiro Öhlins com reservatório externo.
Na travagem encontramos um sistema totalmente Brembo, que no caso da Street Triple R destaca-se pela utilização de pinças dianteiras monobloco M4.32, enquanto no caso das RS e Moto2 Edition encontramos pinças de maior especificação, neste caso as Brembo Stylema, também de construção monobloco e quatro pistões. No caso das RS e Moto2 Edition a Triumph optou pela utilização de uma bomba de travão principal Brembo MCS, para um controlo mais detalhado da travagem.
Refira-se também que, à semelhança do que já existia na geração anterior, o sistema de travagem destas Street Triple 765 é combinado, ou seja, a marca britânica desenvolveu um sistema que faz a gestão das forças de travagem aplicadas no eixo dianteiro e traseiro, de forma a manter o equilíbrio e estabilidade do conjunto.
Como não poderia deixar de acontecer numa naked moderna e de especificações “premium”, temos ainda um pacote de tecnologia bastante completo.
A Street Triple R conta com quatro modos de condução – Road, Rain, Sport e o personalizável Rider -, enquanto as RS e Moto2 Edition adicionam um quinto modo de condução específico para uma condução mais agressiva, que é apropriadamente denominado de Track.
Os diferentes modos de condução alteram os parâmetros das ajudas eletrónicas. E neste particular as novas Street Triple 765 contam com sistema de ABS de última geração e intervenção ajustada à inclinação em curva, controlo de tração sensível à inclinação e que permite quatro níveis de intervenção, e ainda o sistema de controlo da elevação da roda traseira.
Tudo isto é controlado e visualizado através do painel de instrumentos TFT a cores, de 5 polegadas no caso das variantes RS e moto2 Edition.
Em termos estéticos, os designers da Triumph efetuam bastante alterações nestas versões de 2023. O novo tanque de combustível de 15 litros tem painéis laterais integrados com um design angular que alinha com as carenagens mais limpas do radiador, complementado ainda por um novo acabamento do farol que também incorpora a entrada de ar.
Além disso, vemos na parte inferior do motor um novo spoiler com cor a condizer para a RS – que está disponível como opção de acessório para a R.
A traseira da nova Street Triple apresenta um design desportivo e elevado, transmitindo uma atitude focada, e destacando ainda mais a diferença de altura para a dianteira. A RS apresenta uma tampa de assento do passageiro à cor e um assento do passageiro.
Destacamos também o novo formato da ponteira de escape, que contribui para a postura agressiva da Street Triple, além de acentuar a banda sonora típica do motor tricilíndrico da Triumph. Inspirada na competição, a Moto2 Edition apresenta elementos de carenagem leves em fibra de carbono, incluindo o guarda-lamas dianteiro, painéis laterais, acabamento do farol e spoiler inferior do motor.
E para garantir que o proprietário desta edição limitada sabe sempre que está aos comandos de uma moto especial, cada uma das Street Triple Moto2 Edition conta com uma mesa de direção superior maquinada, e que apresenta o número de série gravado. Apenas 765 de cada esquema de cores serão construídas, tornando esta Street Triple a mais exclusiva e colecionável até hoje.
A Street Triple R estará disponível em duas cores: Silver Ice com gráficos Storm Grey e Yellow, ou Crystal White com gráficos Storm Grey e Lithium Flame. Para a Street Triple RS, há uma escolha de três esquemas de pintura distintos Silver Ice com gráficos Baja Orange e Storm Grey, Carnival Red com gráficos Carbon Black e Aluminum Silver, ou Cosmic Yellow com gráficos Carbon Black e Aluminum Silver.
Finalmente, a Moto2 Edition chega às estradas em duas cores derivadas da competição: Triumph Racing Yellow com subestrutura traseira Aluminium Silver, ou Crystal White com subestrutura traseira Triumph Racing Yellow. Estas motos apresentam a marca oficial Moto2 a decorar o depósito, rodas, secção traseira e ponteira de escape.
Quanto a preços destas novidades de 2023, a Triumph Portugal confirma desde já que os preços da nova gama Street Triple começam nos 10.645€ para a R, 13.195€ para a RS e 15.895€ para a Moto2 Edition.
Uma última nota nesta apresentação de novidades da Triumph Motorcycles para os intervalos de manutenção de 10.000 km e a garantia de quatro anos (consulte um concessionário) com quilometragem ilimitada.