Triumph TF 250-X – Já sabemos todos os detalhes e preço em Portugal!

A Triumph TF 250-X foi hoje revelada. Já sabemos todos os detalhes e qual o preço desta opção para o motocross. Saiba tudo aqui!

tf 250-x

Após muitos meses de antecipação e muitas fotos espia, vídeos “teaser” e informações que foram sendo disponibilizadas a “conta gotas”, finalmente temos a oportunidade de ficar a conhecer todos os detalhes da novíssima proposta de motocross da marca britânica. A nova Triumph TF 250-X foi finalmente revelada ao mundo, e também sabemos qual será o seu preço em Portugal!

Com o objetivo de entrar para dominar no competitivo mundo do motocross e mais especificamente na cilindrada 250 cc, a Triumph Motorcycles recorreu à experiência daquele que é por muitos considerado como o “GOAT” (Greatest Of All Time) deste mundo do “off road”. Ricky Carmichael juntou-se à Triumph e deu então a sua colaboração num projeto totalmente novo e que coloca a casa de Hinckley em competição direta com fabricantes há muito estabelecidos e sólidos no mundo do MX.

Tanto o motor de competição de alto desempenho como o quadro exclusivo em alumínio são ultracompactos e superleves, além de incorporarem de série os componentes disponibilizados e trabalhados em exclusivo pelos melhores fornecedores do mercado.

tf 250-xCom um estilo agressivo e claramente focado em mostrar todas as suas intenções de dominar qualquer pista ou adversário do MX, a TF 250-X apresenta-se com uma silhueta estreita, mas arrojada, reconhecível pelo seu estilo minimalista e de certa forma a ostentar visualmente uma leveza que a levará, espera a Triumph, para outros voos.

O esquema gráfico a preto e amarelo Triumph Racing é já uma opção característica dos modelos de competição da marca.

Para garantir que os clientes conseguem adquirir e depois usufruir de toda uma experiência única enquanto desfrutam da sua nova TF 250-X, a Triumph optou por garantir que esta moto de estará disponível apenas numa seleção de concessionários oficiais de motocross Triump.

Estes concessionários ficaram encarregues de disponibilizar os serviços de vendas, pós-venda e peças, bem como uma nova coleção dedicada de equipamentos de MX, sempre apoiada por um novo sistema de fornecimento de peças online que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, otimizado para dispositivos móveis, para que os clientes possam fazer os seus pedidos com entrega ainda mais rápida e diretamente nas pistas.

tf 250-xA Triumph desenvolveu um motor de competição. Assim, a nova TF 250-X de motocross conta com um motor monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, ultracompacto e superleve. Conta com um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio mais leves e embraiagem Diaphragm Exedy.

As opções avançadas de gestão e afinação do motor são complementadas através da aplicação MX Tune Pro, que permite a cada piloto selecionar o mapa que pretende utilizar, consultar informações do sensor do motor e aceder à funcionalidade de diagnóstico em tempo real, tudo através de um sistema programável e controlado na palma da mão, e de forma mais intuitiva, para que até o piloto amador se sinta como um profissional.

O quadro é fabricado em alumínio, leve, mas resistente por causa de seu berço duplo.

A estrutura exclusiva de alumínio da coluna central foi projetada para atingir o equilíbrio ideal de desempenho, peso e flexibilidade.

O peso a cheio de 104 kg procura posicionar a nova TF 250-X como uma nova referência, oferecendo de acordo com a Triumph, a melhor relação peso/potência da classe, um aspeto que será reforçado graças ao seu alto nível de possibilidades de regulação para se adequar a diferentes pilotos e estilos.

tf 250-xA Triumph TF 250-X incorpora componentes “premium”, disponibilizados pelas marcas mais conhecidas dentro do mundo das duas rodas. Componentes a que se somam as especificações técnicas acima da média para uma moto de produção neste segmento de motocross 250 cc.

A suspensão KYB lidera a lista de características em destaque, contando com bainhas de molas AOS de 48 mm de diâmetro, mesa de direção de alumínio 7075-T6 forjado e maquinado, para um “feedback” mais detalhado e que garante um controlo aprimorado da direção mesmo em pistas mais exigentes, e um amortecedor traseiro com um reservatório externo de três vias.

O curso da suspensão dianteira é de 310 mm e traseira de 305 mm.

O sistema de travagem da Brembo é composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm, complementadas por discos Galfer de 260 mm à frente e 220 mm atrás.

As jantes em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são cobertas pelos pneus “mid-soft” Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guiador Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração desta moto que de acordo com a marca britânica, está pronta a vencer em formato “stock”.

tf 250-xAcessórios “factory racing” para a Triumph TF 250-X

Para além do elevado nível de especificação já incluído de série, a Triumph trabalhou com as principais marcas da indústria para criar uma gama dedicada de acessórios de competição que melhoram ainda mais o desempenho e as capacidades da nova TF 250-X.

Estes acessórios incluem:

  • Sistema completo de escape Akrapovič em titânio
  • Dispositivo XTrig ‘hole shot’
  • Módulo de ‘launch control’ Athena LC-GPA para controlo de tração aprimorado e configurações de controlo de lançamento selecionáveis pelo piloto, além de indicador LED de rotação do motor
  • Módulo Wi-Fi MX Tune Pro
  • Assento e revestimento de assento de alta aderência e alto desempenho
  • Kit de plásticos de substituição

tf 250-xUma estreia no Mundial de Motocross

A Triumph vai juntar-se ao prestigiado Campeonato do Mundo de Motocross da FIM em 2024. Para isso, a Triumph Racing irá competir com um programa apoiado pela fábrica em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos mais experientes e bem-sucedidos proprietários de equipas do desporto, que iniciará a sua campanha com duas das novas motos MX a 4 tempos de 250 cc da Triumph na classe MX2 de 2024 com o apoio do novo patrocinador, a Monster Energy.

Para reforçar ainda mais o compromisso da Triumph neste campeonato, Vincent Bereni lidera uma equipa técnica altamente experiente, toda focada num único objetivo: levar o desempenho da Triumph ao topo da competição.

Clément Desalle, que se juntou à equipa como piloto de testes, é um piloto com vasta experiência, que compete ao mais alto nível há 15 anos no MXGP. Como um dos pilotos mais consistentes do mundial, Desalle alcançou três vice-campeonatos, foi terceiro no Campeonato Mundial três vezes e terminou em quarto mais duas vezes.

Chegou ao topo do pódio 23 vezes ao longo de sua carreira e também foi coroado campeão belga do Pro-Open.

Por outro lado, a marca aposta também no supercross. A equipa do Campeonato do Mundo de SuperMotocross nos Estados Unidos da Triumph Racing é liderada pelo talentoso Bobby Hewitt, com Steve ‘Scuba’ Westfall como chefe de equipa, uma dupla que provou vezes sem conta que sabe vencer.

Eles contam com um staff de alto nível que inclui Dave Arnold, uma lenda da indústria no desenvolvimento de chassis com espaço no Hall of Fame da AMA, e Dudley Cramond, com mais de 25 anos de experiência a construir motores vencedores para a competição. Esta equipa vai colocar a nova TF 250-X na linha de partida do Campeonato do Mundo em 2024.

tf 250-xQuando é que a Triumph TF 250-X estará à venda e qual é o seu preço em Portugal?

A TF 250-X estará à venda durante a primavera de 2024 a partir de 11.195€ e as encomendas podem ser feitas desde já através dos concessionários Triumph especializados em motocross. Em Portugal, e numa primeira fase, o concessionário que permitirá adquirir esta novidade é o concessionário Triumph Centro no Pombal – clique aqui para entrar em contacto direto.

Por último, convém referir que o projeto “off road” da Triumph não termina aqui! Na verdade sabemos já que ao longo de 2024 teremos a revelação dos detalhes da TF 450-X, mas também da muito aguardada gama de Enduro, para a qual muito contribui a ajuda do pentacampeão mundial Iván Cervantes.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!