Triumph Thruxton Final Edition – O auge da icónica café racer

A Triumph anuncia a edição especial Thruxton Final Edition para assinalar o fim de produção da café racer. Aqui ficam os detalhes e preço.

thruxton final edition

Desde que foi lançada no mercado mundial em 1964, então como uma moto de competição de edição limitada, e que rapidamente demonstrou as suas qualidades nas corridas de resistência, a Triumph Thruxton tornou-se ao longo dos tempos num ícone das motos tipo café racer. E será precisamente no ano em que celebra seis décadas de existência (2024) que a fábrica de Hinckley deixará de produzir este modelo. Para assinalar o momento, a marca britânica anuncia a chegada da Thruxton Final Edition, o auge da icónica café racer.

Baseada na Thruxton RS, com o seu desempenho muito característico da variante café racer da família Bonneville, agilidade e especificação “premium”, esta edição especial é o resultado de gerações de desenvolvimento da Thruxton, culminando nesta edição colecionável.

Com um esquema de pintura exclusivo Competition Green adornado com linhas douradas pintadas à mão e assinada pelo autor, a Thruxton Final Edition combina o estilo e a elegância tradicional da RS, apresentando-se como a derradeira homenagem à rica história de competição da Thruxton.

thruxton final editionConstruída para se tornar num item de colecionador, cada Thruxton Final Edition será entregue ao proprietário em conjunto com um certificado de autenticidade que inclui o número VIN exclusivo da moto.

Este certificado será ainda assinado por membros da equipa de design da Thruxton 1200 e pelo CEO da Triumph, Nick Bloor.

Além disso, um emblema de motor exclusivo Final Edition também será fornecido com cada moto. Com um contorno dourado e preenchimento gráfico Final Edition, este emblema certamente dará uma excelente peça de exibição.

thruxton final editionCaracterísticas exclusivas da Triumph Thruxton Final Edition

– Esquema de pintura Competition Green metalizada

– Painéis laterais e guarda-lamas pretos contrastantes

– ‘Lining’ pintado à mão no depósito de combustível e na cobertura do assento com iniciais do autor ocultas

– Logótipo Heritage Triumph dourado no depósito

– Inscrição Thruxton Final Edition

– Emblema do motor Final Edition

– Certificado de autenticidade

Claro que não são apenas estas as características que podemos destacar na nova Triumph Thruxton Final Edition.

Sendo uma versão especial baseada na variante RS, esta moto conta com o motor High Torque de dois cilindros paralelos, produzindo uma potência máxima de 105 cv e um binário máximo de 112 Nm. A grande diferença para outros modelos da família Bonneville é que os engenheiros trabalharam o motor de forma a permitir que o condutor da Thruxton Final Edition usufrua de mais binário numa gama de rotações mais baixas.

A Thruxton tem como objetivo diferenciar-se pela sua condução intuitiva, dinâmica e focada no desempenho.

Para o conseguir, a Triumph criou uma posição de condução inspirada nas corridas com os avanços tipo clip-on e todos os restantes elementos de controlo da moto ajustados para realçar o melhor da ciclística desportiva da Thruxton Final Edition.

As forquilhas Showa Big Piston de especificação “premium”, combinadas com dois amortecedores assinados pela Öhlins com reservatório externo, proporcionam uma capacidade de regulação total, para garantir o equilíbrio entre conforto e condução desportiva em estrada.

thruxton final editionA travagem fica a cargo de pinças radiais Brembo M50, tipo monobloco, combinadas com discos Brembo flutuantes de 310 mm, e que proporcionam um enorme poder de travagem com uma sensibilidade que se pretende intuitiva, e ao qual se adiciona ainda a tranquilidade do ABS.

As jantes leves de 32 raios e 17″ de diâmetro sem câmara de ar ajudam ainda mais à agilidade da Thruxton, enquanto a ligação à estrada é feita pelos pneus Metzeler Racetec RR, “borrachas” que proporcionam níveis de aderência próprios da pista e um feedback superior numa condução no limite.

Em reação à confirmação do lançamento da Thruxton Final Edition, o diretor comercial da Triumph Motorcycles, Paul Stroud, afirmou que “A Thruxton tem um lugar especial no coração de muitos motociclistas, e estamos todos imensamente orgulhosos desta Final Edition, que capta a essência da cena café racer britânica. A Thruxton vai sair de produção no auge do seu desenvolvimento com uma edição especial que garante o seu lugar nos livros de história da Triumph Motorcycles”.

A Thruxton Final Edition irá custar 19.595€ PVP. As encomendas podem ser feitas a partir de agora nos concessionários oficiais da Triumph em Portugal, com as motos a chegarem serem entregues aos proprietários a partir de julho de 2024.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!