Triumph Tiger 900 GT / GT Pro / Rally Pro – Elevar a fasquia da aventura

A Triumph renova a gama Tiger 900 com três variantes com motor mais potente, mais tecnologia e ciclística redefinida. Aqui ficam os detalhes.

tiger 900

O segmento “adventure” está a reforçar-se, e bem, para 2024, com muitas opções capazes de fazer com que os motociclistas mais aventureiros encontrem forma de justificar a compra de uma nova moto para percorrer grandes distâncias, seja nos pisos de asfalto ou de terra. E a pensar em elevar a fasquia neste segmento de aventura, a Triumph decidiu renovar a sua gama Tiger 900 com três variantes recheadas de novidades.

As novas Tiger 900 GT, GT Pro e Rally Pro podem até partir da mesma plataforma base, mas a verdade é que cada uma deste trio britânico consegue oferecer ao seu proprietário uma experiência de condução bem diferenciada.

O motor que equipa as novas Triumph Tiger 900 é igual para todas as variantes.

Estamos perante uma versão mais evoluída do conceito T-Plane, o tricilíndrico de 888 cc com ordem de ignição desfasada, o que não apenas garante uma sonoridade muito particular e vincada, mas que permite gerar uma potência e, principalmente, binário máximo bastante mais utilizável do que o habitual.

tiger 900As revisões do motor resultaram num aumento de potência na ordem dos 13%, elevando o valor de 95 cv da geração precedente para uns mais interessantes e generosos 108 cv. Isto foi conseguido em simultâneo com o aumento do binário e capacidade de tração a baixas rotações. Refira-se que o binário é agora de 90 Nm.

O aumento da potência, de acordo com a marca britânica, será notório e sentido em toda a gama de rotações, enquanto na gama média o condutor das novas Tiger 900 vai usufruir de um motor mais musculado e uma capacidade de aceleração melhorada.

Uma nota importante na evolução do motor tricilíndrico T-Plane é a sua capacidade de permitir que os gases de escape consigam sair de forma mais livre do motor.

Isto foi conseguido graças ao redesenhar completo do sistema de escape. A Triumph optou por permitir que os gases circulem mais livremente para escaparem da ponteira rapidamente, e para isso eliminou um dos dois catalisadores da geração anterior.

Apesar disso, a Triumph reclama que o seu novo motor tricilíndrico desenvolvido para as novas Tiger 900 apresenta uma redução de 9% ao nível das emissões poluentes, sendo por isso perfeitamente compatível com as novas normas de homologação europeia.

tiger 900Durante a apresentação das novas Tiger 900, a Revista MotoJornal questionou a equipa da Triumph sobre como é que conseguiram reduzir as emissões eliminando um dos catalisadores. Stuart Wood, engenheiro chefe da Triumph Motorcycles, rapidamente explicou que “Não tem apenas a ver com o catalisador. Os 9% a menos nas emissões significa que usamos menos gasolina. Isto tem a ver com alterações internas na admissão, com a otimização da combustão. Estamos a usar melhor a gasolina usada na combustão. E sim, o catalisador é maior, mas todo o sistema de escape permite um fluxo de gases que é mais fácil”, confidenciou-nos.

Numa gama aventureira que apresenta também uma imagem redefinida, com carenagens mais agressivas e desportivas, realçando as dimensões compactas, as Tiger 900 beneficiam de diversos elementos de ciclística que as tornam em motos pensadas para diferentes tipos de utilização.

A Tiger 900 GT será a variante base, a Tiger 900 GT Pro eleva o patamar de equipamento e conforto mantendo a aptidão para pisos de asfalto, e para os motociclistas que pensam em aventurar-se fora de estrada de uma forma mais séria, então a escolha recai sobre a Tiger 900 Rally Pro.

tiger 900Cada modelo beneficia de uma configuração de suspensão específica, concebida para satisfazer as necessidades do condutor para cada modelo.

A Tiger 900 GT está equipada com uma forquilha Marzocchi ajustável em compressão e extensão de hidráulico. Com 180 mm na dianteira e 170 mm de curso para a roda traseira, a configuração foi ajustada especificamente para a GT de modo a proporcionar o que a Triumph considera ser uma “excelente condução em estrada e conforto” de nos períodos mais longos aos comandos desta moto.

A Tiger 900 GT Pro também recorre à suspensão Marzocchi. Neste caso estamos perante uma forquilha regulável em extensão e compressão de hidráulico combinada com uma unidade de suspensão traseira ajustável eletronicamente — permite regulação de pré-carga fácil e conveniente com o toque de um botão para se adequar aos condutores que viajam sozinhos, com passageiro ou totalmente carregados.

Depois temos ainda a Tiger 900 Rally Pro, uma moto que dá uso a uma suspensão Showa, oferecendo capacidade de afinação total dos seus “settings” e um generoso curso das rodas dianteira e traseira, de 240 mm e 230 mm, respetivamente. Esta configuração de suspensão proporciona capacidade e versatilidade em todas as estradas, com particular foco numa utilização “off road” mais agressiva.

Note-se que, de acordo com a Triumph, foi-nos garantido durante a apresentação destas novidades para 2024 que as afinações de base com que as motos saem de fábrica são as mesmas da geração anterior.

tiger 900Complementando esta suspensão específica, as Tiger 900 GT e a GT Pro, focadas na utilização estradista, têm jantes de liga leve fundidas, 19’’ à frente e 17’’ atrás, cobertas por pneus Metzeler Tourance Next.

A Tiger 900 Rally Pro utiliza jantes de raios sem câmara de ar, nas medidas de 21’’ à frente e 17’’ atrás, estando montados pneus Bridgestone Battlax Adventure.

Ao nível da travagem a Triumph optou por aplicar as pinças de travão Brembo Stylema que assim estão montadas nos três novos modelos Tiger 900, garantindo um poder de travagem eficaz e uma sensação de acionamento da manete doseável, o que ajuda a manter a travagem potente, suave e controlada.

Refira-se que o sistema de travagem conta com a ajuda do ABS com função em curva, e, para além disso, inclui a função de travagem combinada. Isto significa que ao acionar a travagem das novas Tiger 900 o condutor irá sentir uma distribuição da força de travagem entre o eixo dianteiro e traseiro.

O sistema de travagem combinada destas novas Triumph foi especificamente calibrado para estes modelos “adventure”. De acordo com a marca britânica, foi particularmente difícil conseguir parametrizar o funcionamento e distribuição da força de travagem pelos dois eixos.

Depois de muitos testes de desenvolvimento, a Triumph acredita ter atingido um bom compromisso, e destaca que a função de travagem combinada não será percetível pelo condutor. A baixa velocidade o sistema nem sequer estará ativo, mas conforme a velocidade da moto aumenta, a função ativa e torna-se mais “vincada”, fazendo maior divisão da força de travagem. Isto tem como objetivo ajudar a manter o conjunto estável, baixando a traseira nas travagens mais fortes.

tiger 900Por outro lado, e para aqueles que desejam sentir controlo total numa utilização fora de estrada, refira-se que a travagem combinada é desligada sempre que o condutor da Tiger 900 decida optar por usar um dos modos de condução “off road”. Não será, no entanto, possível desligar o sistema de forma individual.

O uso da eletrónica para ajudar o condutor das novas Tiger 900 GT, Tiger 900 GT Pro e Tiger 900 Rally Pro continua bem presente quando olhamos para o completo “pack” eletrónico incluído de fábrica em cada variante.

A nova Tiger 900 para 2024 apresenta recursos de segurança ativa para melhorar a visibilidade na estrada, incluindo um novo sistema de aviso de desaceleração de emergência, que ativa as luzes de perigo ao travar rapidamente e desativa automaticamente quando a moto volta a acelerar.

Além disso, as novas luzes perimetrais proporcionam uma silhueta proeminente, especialmente benéfico à noite e com pouca visibilidade.

tiger 900O ABS otimizado em curva e o controlo de tração estão disponíveis de série nos três modelos Tiger 900. Juntamente com o acelerador “ride-by-wire”, o nível de intervenção pode ser alterado com quatro modos de condução padrão diferentes — Road, Rain, Sport e Off-Road.

A GT Pro tem cinco modos de condução com o modo adicional Rider personalizável que permite uma afinação aperfeiçoada de acordo com as preferências e estilo de condução do condutor.

A Rally Pro tem seis modos com o modo Off-Road Pro extra que desativa completamente o ABS e o controlo de tração para permitir que o potencial desta variante seja utilizado por completo numa utilização fora de estrada.

O sistema de embraiagem Slip and Assist da Triumph equipa os três modelos Tiger 900, proporcionando uma ação da manete da embraiagem sem esforço para reduzir a fadiga do condutor, especialmente em condições de condução urbana muito congestionada e em condução técnica fora de estrada.

Este sistema também melhora o controlo da roda traseira sob desaceleração rápida, evitando o bloqueio da roda traseira nas reduções de caixa mais bruscas, ajudando a uma entrada suave e segura nas curvas.

Os modelos Pro também estão equipados com o sistema Triumph Shift Assist. Isto permite trocas de caixa sem recorrer à embraiagem.

A pensar nos motociclistas mais adeptos das novas tecnologias e conectividade total, o sistema de conectividade My Triumph é agora equipamento de série em todos os modelos Tiger 900. Música, telefone e navegação curva a curva podem ser acedidos através do novo ecrã TFT de 7’’, com menus mais intuitivos e fácil leitura das informações, estando o ecrã embutido no vidro para uma imagem nítida e sem reflexos.

Os punhos e bancos aquecidos, bem como um sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS), também são de série em ambos os modelos Pro.

tiger 900Por fim, e porque estas dão motos pensadas para percorrer distâncias maiores em total conforto, o assento foi redesenhado, com formas otimizadas para garantir maior facilidade de movimentos do condutor.

Todos os modelos possuem 20 mm de capacidade de regulação, bem como bancos aquecidos em ambos os modelos Pro, para um conforto ideal em todas as condições meteorológicas. No caso das Tiger 900 GT e GT Pro a altura do assento pode variar de 820 a 840 mm, enquanto na Tiger 900 Rally Pro a altura do assento varia entre os 860 e os 880 mm.

Um novo sistema de fixação do guiador, com amortecedores, ajudará a criar uma condução mais confortável, enquanto a posição do guiador na Rally Pro, mais largo com 935 mm, foi movida para trás em 15 mm.

Esta ligeira redução do alcance foi feita de forma a melhorar o conforto sentado, enquanto aumenta também o controlo do condutor e a agilidade da moto na posição de pé quando se conduz fora de estrada.

Neste particular, até mesmo a forma do depósito de combustível de 20 litros foi cuidadosamente desenhada para proporcionar a posição de condução sentada sem comprometer o controlo em pé.

E porque os ajustes não se ficam por aqui, a Triumph inclui em todas as Tiger 900 um para-brisas ajustável em altura com cinco definições para uma variação máxima de 50 mm, o que garante que todos os condutores podem desfrutar de maior proteção contra o vento a alta velocidade.

Resta ainda referir que as Tiger 900 GT e a GT Pro estão disponíveis nas opções de cor Snowdonia White de base, com duas opções de pintura premium, Graphite/Sapphire Black, e Carnival Red/Sapphire Black. A Tiger 900 Rally Pro está disponível em Carbon Black/Sapphire Black, com a opção de atualização para a mais destacada cor Ash Grey/Intense Orange ou Matt Khaki Green/Matt Phantom Black.

A nível de preços, a Tiger 900 GT está disponível a partir dos 14.195€ PVP, a Tiger 900 GT Pro a partir de 16.295€ PVP, e a Tiger 900 Rally Pro a partir de 17.295€ PVP. As encomendas já podem ser feitas nos concessionários oficiais da Triumph em Portugal – clique aqui para descobrir o concessionário mais perto de si –, com as motos disponíveis para entrega a partir do início de 2024.

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