Triumph Trident Triple Tribute – Inspirada nas vitórias na Ilha de Man

A nova edição especial Triumph Trident Triple Tribute está disponível apenas durante um ano e recorda a lendária ‘Slippery Sam’ do TT na Ilha de Man.

trident triple tribute

As corridas do Tourist Trophy na Ilha de Man são o cenário ideal para os maiores fabricantes de motos do mundo mostrarem o que valem as suas criações. E nesse aspeto a Triumph tem uma ligação especial a esta prova de “road racing”, nomeadamente com as vitórias conquistadas pela Trident ‘Slippery Sam’. E precisamente para recordar os feitos dessa moto lendária, a Triumph Motorcycles lança agora uma edição especial denominada Trident Triple Tribute.

Com a produção a estar limitada apenas durante o período de um ano, a Triumph Trident Triple Tribute poderá assim tornar-se numa moto de coleção para os motociclistas mais apaixonados pela marca britânica e pelo famoso TT na Ilha de Man.

A naked roadster que tem conquistado o coração de dezenas de milhar de motociclistas desde o seu lançamento no mercado mundial em 2020, está agora disponível com um esquema gráfico distinto, que é uma versão contemporânea da icónica decoração de competição “branco, azul e vermelho” da Triumph e apresenta o gráfico numérico 67, que já adornou a Trident mais famosa da história, a ‘Slippery Sam’, que de 1971 a 1975 conquistou as vitórias na classe dedicada às motos de Produção.

trident triple tributeO desempenho característico do motor tricilíndrico e a apreciada manobrabilidade da Trident são aqui melhorados com a adição do Triumph Shift Assist, aumentando uma especificação e uma lista de equipamentos já de destaque para uma moto deste segmento.

As cores combinadas com o ‘fly screen’ e o ‘belly pan’, incluídos de série, conferem um carácter ainda mais exclusivo ao estilo distinto da Trident Triple Tribute, exibindo o já reconhecido padrão de detalhe e acabamentos que é sinónimo de Triumph.

Os detalhes especiais desta novidade para 2024 continuam noutros componentes.

O design distinto do depósito com o número 67 envolve os recortes de joelho exclusivos, complementando a linha de assento fluida.

Com uma atenção impecável aos detalhes, a Trident Triple Tribute apresenta emblemas Triumph de alta qualidade na ótica dianteira e na luz de travão na traseira, e o logotipo na tampa do reservatório de combustível, no grampo do guiador e nos instrumentos, além de um emblema Trident em alumínio embutido com detalhes maquinados a diamante.

trident triple tributeAs coberturas do radiador na cor da moto, mesa de direção e proteção de calcanhar em alumínio, protetores de forquilha na cor da moto, guiador em alumínio de tubo cónico e espelhos retrovisores em forma de lágrima, com jantes de cinco raios, em preto, leves e em alumínio fundido, completam o visual apelativo desta Trident 660 bastante especial.

A caixa de seis velocidades da Trident, com relações e transmissão final otimizadas para tornar a experiência de condução fácil e divertida, é ainda reforçada pela adição do Triumph Shift Assist, incluído de série nesta edição especial. Este quickshift permite mudanças sem embraiagem para cima e para baixo, com um ‘autoblipper’ particularmente benéfico nas reduções de caixa mais agressivas.

Reconhecida pela sua sensação de agilidade, desportiva e que ajuda a inspirar confiança na estrada, a Trident 660, mesmo nesta edição especial Triple Tribute, tem uma altura acessível de 805 mm do assento, e um peso (a cheio) de 189 kg.

Em termos de especificações técnicas a ciclística inclui forquilhas invertidas Showa, revestidas a negro, que proporcionam 120 mm de curso da roda dianteira, e um monoamortecedor RSU ajustável pré-carga Showa com ligação, que proporciona 133,5 mm de curso da roda traseira.

Para garantir uma maior potência de travagem, a Trident conta com pinças Nissin de dois pistões que mordem dois discos de 310 mm, enquanto os pneus Michelin Road 5 foram a escolha da marca britânica para oferecer confiança ao condutor em todas as condições meteorológicas.

Quanto a preços e disponibilidade, e sem esquecer o detalhe importante de que a Trident Triple Tribute apenas estará disponível pelo período de um ano, a Triumph Motorcycles Portugal anunciou já que esta novidade inspirada nas corridas do Tourist Trophy da Ilha de Man tem um PVP de 8.495€, sendo que será possível instalar uma série de acessórios oficiais Triumph para personalizar e otimizar o seu comportamento dinâmico.

As primeiras unidades estarão nos concessionários portugueses a partir do próximo mês de abril, sendo já possível realizar a reserva da sua Trident Triple Tribute a partir de agora contactando o concessionário mais perto de si – clique aqui para saber qual é.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!