Troféu Flat Track deu espectáculo em Barcelos

O Troféu Nacional Flat Track realizou a sua primeira prova em Barcelos no passado Domingo, 5 de Setembro.

Foi na cidade de Barcelos que as primeiras voltas do Troféu Flat Track foram realizadas no passado Domingo, 5 de Setembro. O arranque de uma nova disciplina no seio da FMP que tem tudo para ser uma referência em termos de espectáculo e atracção popular.

Nas categorias pertencentes ao Troféu Flat Track destacamos a Dirt Bike Pro, com pilotos oriundos de várias modalidades a elevarem o nível de competitividade com estilos de pilotagem bem diferentes!

Nas mangas de eliminação, realizadas entre 9 pilotos, tivemos 4 vencedores diferentes: o pluri-campeão nacional de Supermoto Cristiano Fernandes, Sebastian Gil, actualmente a disputar o campeonato nacional de Supermoto, Carlos Sá, ex-piloto de todo-o-terreno e José Lima, ex-piloto de Motocross.

À final chegaram 6 pilotos e, ao contrário das mangas de eliminação que tinham a duração de 6 voltas, a luta durou 8 voltas com o piloto do Oeste, Cristiano Fernandes (Yamaha) a levar a melhor sobre o piloto da casa, Ricardo Silva (Honda). A terceira posição ficou entregue ao Sebastian Gil (TM Racing) que animou a corrida com um disputado despique com José Lima (Honda). Os 5º e 6º lugar ficaram entregues a André Pires e Carlos Sá, respectivamente, em AJP e Yamaha.

Na categoria Tracker Pro, foi evidente o domínio de Fábio Felícia aos comandos de uma lindíssima Royal Enfield que foi estreada neste mesmo evento! O piloto algarvio arrecadou o primeiro lugar nas duas eliminatórias e na final. Nas eliminatórias, os segundos lugares foram alternados entre Ricardo Pontes (Honda) e Ricardo Guerra (Honda). Na final, o desempate sorriu ao piloto da Póvoa de Varzim, Ricardo Pontes, tendo Ricardo Guerra completado o pódio.

Numa das mais concorridas categorias, a Tracker Starter, nada estaria decidido até à final pois vários foram os vencedores nas mangas de eliminação. Kevin Matias fez as honras da casa ao vencer a primeira eliminatória em Suzuki. A segunda eliminatória acabou por ser empossada por Carlos Sampaio (Yamaha), aproveitando uma queda dos pilotos da frente capitalizou da melhor maneira. A luta estava reservada para a final e foi Maurício Santos (Honda) da Póvoa de Varzim que com grande calma e regularidade liderou a corrida mantendo a concorrência em sentido atrás de si. Em segundo lugar acabaria Carlos Sampaio e a fechar o pódio tivemos Simão Vidinha em Suzuki. Kevin Matias, piloto da casa, após uma queda inicial, elevou o ritmo da corrida mas, a correr atrás do prejuízo acabou por cair novamente e ficar relegado ao 4º lugar.

No Troféu Mini Flat Track, todos os concorrentes inscritos nesta prova correram na categoria Pit Bike/MiniMX e em pista estiveram Francisco Fernandes (filho de Cristiano Fernandes, vencedor da final Dirt Bike Pro) em Yamaha, Carlos Sampaio (a correr também em Tracker Starter) em Sunday, Rodrigo Falcão em Kawasaki e Filipe Torre em Sunday.

Com andamentos muito regulares mas com alguma diferença de tempos por volta, as 3 corridas acabaram por ser escritas a papel químico. “Filho de peixe sabe nadar” e foi com alguma surpresa que a assistência viu o piloto mais pequeno e mais novo a puxar dos genes do pai e vencer com algum à vontade as eliminatórias e final. Em segundo lugar, Carlos Sampaio da Póvoa de Varzim a fazer valer o excelente binário da sua Sunday embora sempre pressionado por Rodrigo Falcão com a sua Kawasaki. “Last but not the least” tivemos mais um piloto da Póvoa de Varzim, Filipe Torre, sempre no encalço dos pilotos da frente mas sem hipótese de os superar.

Nos Hobby nas eliminatórias tivemos vários vencedores em motos bastante diferentes. A primeira manga da primeira eliminatória foi ganha pelo piloto de Barcelos Pedro Rodrigues em KTM, a segunda foi ganha pelo galego Adrian Otero (Honda) e a terceira foi vencida por Pedro Marques (Kawasaki). A segunda eliminatória foi vencida por Adrian Otero, após um aparatoso acidente que deixou fora da corrida Pedro Marques, este felizmente sem consequências físicas a registar. Na manga de repescagem o vencedor foi Alberto Fandiño. A final foi vencida por Adrian Otero que levou a melhor sobre Pedro Rodrigues e, em terceiro lugar, temos a excelente prestação de Pedro Monteiro que na sua Yamaha 50 cc conseguiu se superiorizar a Daniel Valentim em Honda XR250.