Troféus de Naked Bikes – Antevisão e as novidades para 2023

O Troféu Naked Bikes regressa ao Campeonato Nacional de Velocidade em 2023 e promete trazer muitas novidades, pilotos e novas classes.

troféus de naked bikes

As motos naked estão prontas para voltar às pistas já a 29 de abril, o dia de início do Campeonato Nacional de Velocidade, que terá a primeira prova da temporada 2023 no Autódromo do Estoril. Para este ano os Troféus de Naked Bikes têm muitas novidades, que ficámos a conhecer depois de uma conversa com Paulo Vicente, o organizador do troféu, que esteve na redação da Revista MotoJornal para nos dar informações exclusivas!

A maior novidade será a criação de uma terceira classe que se juntará assim às já existentes TNB1 e TNB2.

Esta nova classe só deverá arrancar na segunda corrida do campeonato, e é destinada aos pilotos mais jovens ou iniciantes, uma alteração importante já que até agora era necessário ter mais de 25 anos para entrar nos Troféus de Naked Bikes, uma fórmula de competição na velocidade que tem vindo a conquistar um elevado número de adeptos.

A nova classe TNB3, como será apelidada, aponta a motos naked com menos de 110 cv e para pilotos cuja a idade seja superior a 18 anos. Esta classe poderá receber modelos icónicos com as Honda Hornet, BMW F900R, Aprilia Tuono 660 ou Yamaha MT07, entre muitos outros modelos.

troféus de naked bikesNeste momento está a ser feito um esforço para que duas motos, em formato protótipo, possam estar presentes já na primeira corrida do CNV Moto para ajudar a terminar o desenvolvimento das motos na sua variante de competição.

Estas motos deverão alinhar junto com as motos “pequenas”, porque o potencial de tempos, de acordo com Paulo Vicente, será semelhante, assim como o tipo de pneus que podem usar. O objetivo desta classe é trazer novos utilizadores para a pista, pilotos que não procurem uma carreira na modalidade, mas apenas uma forma acessível de poder desfrutar das emoções da condução de forma segura, como advoga a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), um dos patrocinadores dos Troféus de Naked Bikes.

Outra das alterações que marca a evolução do TNB é a alteração dos pódios oficiais ao longo dos vários fins de semana de corrida.

Se no passado era dada preponderância aos troféus mono-modelo, Z Cup, Tuono Cup e S 1000 R Cup, a partir desta temporada os pódios irão juntar as várias motos dentro das classes TNB1 e TNB2 que já existem de anos anteriores. Desta forma não só as motos destes troféus mono-modelo se juntam na formação da classificação geral no final de cada corrida, como também permite unir qualquer outra moto que se junte ao troféu, como se passou na classe TNB2, com a entrada das Triumph Speed Triple, que disputaram a classificação com as “Z” no ano passado.

troféus de naked bikesAs duas classes distinguem-se pela potência das motos de série, menos de 145 cv para as TNB2 e mais de 145 cv para as TNB1, independentemente da configuração do motor ou cilindrada. Os troféus mono-modelo terão pódio nas boxes sempre que houver mais de 4 participantes, “Para que os 3 primeiros lugares sejam merecidos e não uma simples distribuição de prémios”, adiantou Paulo Vicente.

Esta mudança tem como objetivo acelerar a evolução destes troféus a Campeonato Nacional.

Além deste objetivo futuro, a alteração ao formato dos Troféus de Naked Bikes tem já como resultado a entrada de novas motos nas corridas, nomeadamente uma BMW M 1000 R e uma Suzuki GSX-S1000, que se devem juntar à grelha, já na primeira corrida no final de abril.

O apelo junto dos pilotos é grande e há vontade de o aumentar, sendo a prova disso o facto de no ano passado as suas grelhas terem sido as segundo mais participadas no Campeonato Nacional de Velocidade. E para participar tem apenas de ter uma moto naked de série, e equipa-la com os acessórios de segurança obrigatórios para participar em corridas em pista.

Os Troféus de Naked Bikes mantêm alguns dos seus patrocinadores do passado, como a ANSR, a Fuchs Silkolene e Dunlop.

O custo de participação no TNB é de 1.998 euros para a temporada completa e 375 euros para cada prova isolada, valores mais IVA.

O calendário da temporada 2023 é preenchido por 7 provas, as 6 dos Campeonato Nacional de Velocidade e uma ida a Jerez, como tem acontecido quase sempre em anos anteriores. As datas são: 29/30 de abril Estoril I, 19/21 de maio Jerez, 17/18 de junho Estoril II, 8/9 de julho Portimão I, 29/30 de julho, Portimão II, 23/24 de setembro Estoril III, e por fim 28/29 de outubro Estoril IV.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto nacional e internacional, e neste caso a Revista MotoJornal irá acompanhar de perto toda a temporada dos Troféus de Naked Bikes. A não perder!