Troféu Naked Bikes – Ótimas corridas na Andaluzia!

O Troféu Naked Bikes viajou até à Andaluzia para a sexta ronda do ano. E as corridas em Jerez voltaram a ser ótimas!

troféu naked bikes

O circuito de Jerez foi o cenário para aquela que foi a sexta-ronda do Troféu Naked Bikes. A temporada 2022 desta competição que é composta por três troféus diferentes – Z Cup, Tuono Cup e S 1000 R Cup – está a ser melhor do que nunca o exemplo de que podemos ter competição num ambiente saudável entre todos os envolvidos, e com um promotor que tudo tem feito para organizar um TNB cada vez melhor e mais profissional, apesar do espírito de certa forma amador.

Mas, claro, os resultados é que contam. E por isso voltámos a ter no circuito andaluz ótimas corridas com todos os pilotos a quererem dar o melhor de si, extraindo todo o potencial das suas motos, desta vez inseridos numa ronda do Campeonato Interautonómico de Velocidad (CIV).

Refira-se que nesta ronda do CIV, e com a preciosa participação dos 15 pilotos portugueses do Troféu Naked Bikes, o total de pilotos que competiram no asfalto do circuito de Jerez chegou aos 292!

troféu naked bikesNesta sexta ronda da temporada, a segunda em solo espanhol, o plantel do TNB viu-se reforçado com o regresso de Francisco Agut (#76), na sua Z900 antiga Z Cup, a que se juntou Chris Doremalen (#15), na sua Z Cup e Jérome Loger (#38) numa Tuono Cup. Estes somaram-se aos 12 habituais que militam na S 1000 R Cup, Tuono Cup e Z Cup, saudando-se o regresso de Nuno Farias (#21) à S 1000 R Cup, ainda em recuperação do acidente sofrido na ronda 4, no Estoril, e registando-se a transferência de Frédèric Bottoglieri (#11) da Z Cup para as “outras naked”, ao trocar a sua Z900 por uma Triumph Street Triple 765 RS.

Num paddock completamente cheio, vibrante de paixão, as agora batizadas pelo CIV como “Trofeo Naked Bikes TNB1 y TNB2”, realçando que no CIV não se reconhecem, para efeitos de pódio, e desde Navarra, os troféus de forma individual, mas o conjunto de motos acima ou abaixo de 140 cv, “categorias” designadas por “nuestros hermanos” como TNB 1 e 2, deram nas vistas e impressionaram, não só pelo colorido que aportam, pela animação em pista que acrescentam, pelo comportamento exemplar dos pilotos dentro e fora da pista, detalhe enfatizado pela organização, mas, também, pelos tempos por volta que conseguem registrar estes veteranos pilotos com este tipo de motos desprovidas de carenagens integrais.

troféu naked bikesTreinos Cronometrados

Com condições meteorológicas fantásticas, tanto na sexta-feira à tarde, como no sábado de manhã, momentos em que se realizaram as duas sessões de treinos cronometrados nesta ronda em Jerez, no combinado das sessões de Qualificação foi a Tuono de Pável Bogdanov (#7) que aproveitou, logo na sexta-feira, para baixar 8 décimas ao recorde anterior das naked bikes neste circuito, recorde que já era seu, ao rodar em 1m50.982! Bogdanov sentiu-se de tal forma confortável com este tempo que nem sequer rodou na segunda sessão, preferindo poupar-se, mas também poupar os pneus.

Atrás dele ficou a Tuono de Paulo Vicente (#62), mas já a mais de 1,5 segundos, seguido pela mais rápida das BMW, a S 1000 R de Duarte Amaral (#10), que qualificou a pouco mais de uma décima de Vicente.

Surpreendentemente, o 4º mais rápido foi Bottoglieri com a sua Triumph, logo seguido pela Tuono de Anselmo Vilardebó (#12) que, entretanto, tinha falhado a sessão de sexta-feira. Atrás deste, ficou a Tuono do francês Jerôme Loger (#38), que conseguiu superar a BMW de Ricardo Almeida (#31) na segunda sessão. De realçar a performance de Almeida que era o único que nunca tinha rodado neste circuito.

Atrás deste, classificou-se a BMW de Marcos Perez (#49) e a Tuono de Miguel Sousa (#5).  A BMW de Nuno Farias subiu ao top 10 de uma sessão para a outra, na frente do trio de Z Cup, liderado por Ricardo Pires (#14) na frente de Francisco Agut (#76) e de António Reis (#88). A melhorar substancialmente de uma sessão para a outra, esteve também a BMW S 1000 R de Luis Metello (#6) que superou a Z de Doremalen, deixando este fechar a classificação para a grelha de partida.

Troféu Naked Bikes – Jerez – Corrida 1

Com o sol já a deitar-se (a corrida do TNB foi a última do programa de sábado) e com um vento forte a levantar-se, a Tuono de Bogdanov faz o “holeshot”, situação que já vimos tantas vezes esta temporada, seguido de perto pela Tuono de Vicente e a BMW de Amaral.

Bogdanov arranca rápido e impõe desde logo um ritmo forte, rodando cerca de 1 segundo mais rápido em relação aos perseguidores, e apesar de começar a sentir problemas na embraiagem, vai ampliando a sua vantagem até ser o primeiro a cruzar a linha de meta vencendo com 11,8 s de vantagem sobre Amaral, num “remake” das corridas recentes.

troféu naked bikesEntretanto a BMW de Amaral tinha tentado a ultrapassagem à Aprilia Tuono de Vicente na segunda volta, mas este resiste e só se deixa superar à oitava volta, quando Amaral faz o seu melhor tempo (1m52.364s) e deixa Vicente “entretido” com os problemas na caixa de velocidades da sua moto.

Vicente lá conseguiu sobreviver aos problemas e manteve mesmo o 3º lugar da geral, 22 segundos na frente de Bottoglieri que venceu nas denominadas TNB 2, na frente da Tuono de Miguel Sousa, que consegue superar a Tuono de Vilardebó por meras 75 milésimas. O culminar de um despique que se manteve bastante animado durante as 11 voltas da corrida 1.

A ver este despique das Tuono #5 e #12, esteve a Tuono de Loger que termina logo a seguir a 0,6 s de Vilardebó. A BMW de Perez que tinha descido à décima posição na primeira volta, ainda recupera duas posições até 8º, mas já sem hipóteses de alcançar Loger. A BMW de Farias termina logo a seguir, depois de ter andado em quinto e conseguido até superar o tempo de qualificação. Mas as mazelas de uma queda antiga não deixaram o piloto aguentar a posição.

troféu naked bikesA Z Cup de Ricardo Pires segura facilmente o 2º lugar das TNB 2, na frente das Z de Agut e Reis, enquanto Doremalen se vê obrigado a desistir com problemas mecânicos. A BMW de Metello fecha a classificação, este último a referir ter sentindo dificuldades com o sol baixo de fim de dia e o vento forte que soprou.

Quem também não termina a corrida é a BMW de Ricardo Almeida que, ao falhar a travagem da curva 1 na segunda volta, quando ia em quarto, vê-se obrigado a abandonar. Felizmente ao não ter havido queda, tanto piloto como moto continuaram na lista de presenças para a corrida de domingo.

troféu naked bikesTroféu Naked Bikes – Jerez – Corrida 2

Apercebendo-se das dificuldades de serem os últimos a entrar em pista, nomeadamente as condições de luminosidade e temperatura baixa, mas também percebendo que isso iria adicionar maiores dificuldades num longo e sempre cansativo regresso a Portugal, o promotor do Troféu Naked Bikes conseguiu junto da organização do CIV passar a Corrida 2 para ser a primeira de domingo.

Apesar de se realizar às 10H40 locais, com o sol a brilhar e sem vento, a tendência seria o asfalto aquecer e não arrefecer como no dia anterior. Teríamos vencedores e estratégias diferentes?

Lançados os dados, mas sem a presença das Z de Doremalen e de António Reis, que optaram por desistir, desta vez é a Tuono de Vicente que faz o “holeshot” e lidera a primeira volta, na frente da S 1000 R Cup de Duarte Amaral, da Tuono Cup de Pavel Bogdanov, da BMW de Ricardo Almeida e de Frederic Bottoglieri, que nesta Corrida 2 queria mostrar ser capaz de acompanhar os “aviões” da TNB 1.

troféu naked bikesPaulo Vicente, ainda a lutar com os problemas de caixa de velocidades, não consegue resistir à pressão de Amaral que o passa na segunda volta, sendo Vicente também passado pela Tuono de Bogdanov na volta seguinte e por Bottoglieri na seguinte. Felizmente para as aspirações de Paulo Vicente ainda conseguiu recuperar o 3º da geral, quando Bottoglieri fica sem gasolina na última volta!

O piloto francês fez mal as contas ao consumo de gasolina, nomeadamente ao imprimir um ritmo mais rápido na Corrida 2, e acabou a corrida a empurrar a moto. No entanto, como tinha cumprido mais de 75% da distância de corrida prevista, foi classificado, e com a desistência de Reis e Doremalen ainda conseguiu subir ao pódio!

Lá na frente, a Tuono de Bogdanov, voltava a mostrar-se como a moto mais rápida em pista a rodar no segundo 51 baixo e passa a BMW de Amaral na quinta volta, vencendo a corrida na frente deste, mas agora por somente 5,5 s, pois Amaral ainda se bateu bem, tendo inclusive registado o seu melhor tempo do fim-de-semana, ao rodar em 1m51.800s.

troféu naked bikesNa quarta posição, termina Ricardo Almeida na sua S 1000 R Cup, aproveitando a falta de gasolina de Bottoglieri. Atrás de Almeida ficou o trio de Tuono Cup’s de Vilardebó, Loger e Miguel Sousa, que depois de passarem a BMW de Perez, já a acusar o cansaço do fim-de-semana, animaram um despique até ao final, terminando a corrida por esta ordem.

A Z de Ricardo Pires e de Agut e a BMW de Metello, apesar de rodarem mais rápido do que na Corrida 1, repetem as posições anteriores, mas sobem todos um lugar à geral com o erro de Bottoglieri, conseguindo assim Pires a vitória nos TNB 2.

Depois de cumprida esta ronda espanhola, o Troféu Naked Bikes 2022 prepara-se para as últimas três rondas do ano: Estoril 4, no fim-de-semana de 29 e 30 de outubro, para saltarem, no fim-de-semana seguinte, a Aragón, para a última ronda com o CIV, regressando a Portugal para terminar a época no circuito de Portimão, no fim-de-semana de 19 e 20 de novembro.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar tudo o que acontece até final da temporada no Troféu Naked Bikes.

Classificação Geral do TNB

1 – Pavel Bogdanov (Tuono Cup) – 295 pontos

2 – Duarte Amaral (S 1000 R Cup) – 221 pontos

3 – Paulo Vicente (Tuono Cup) – 197 pontos

Classificação do troféu Z Cup

1 – Frederic Bottoglieri – 200 pontos

2 – Ricardo Pires – 198 pontos

3 – Marcos Leal – 140 pontos

Classificação do troféu Tuono Cup

1 – Pavel Bogdanov – 295 pontos

2 – Paulo Vicente – 225 pontos

3 – Miguel Sousa – 191 pontos

Classificação do troféu S 1000 R Cup

1 – Duarte Amaral – 295 pontos

2 – Perez – 192 pontos

3 – Ricardo Almeida – 164 pontos