TT Ilha de Man 2023 – Michael Dunlop está a três vitórias do recorde!

Michael Dunlop regressou este ano ao seu melhor nível e tem dominado as corridas do Tourist Trophy na Ilha de Man. Está a apenas três vitórias do recorde!

michael dunlop

Depois de vencer as duas primeiras corridas do intenso programa do Tourist Trophy na Ilha de Man, competição que está a decorrer atualmente no famoso “Mountain Course”, Michael Dunlop está agora empatado com John McGuinness como o segundo maior número de vitórias no TT. Ambos têm 23 vitórias, sendo que Dunlop, o Michael, tem agora como objetivo em 2023 igualar o seu tio Joey Dunlop que lidera a lista com um recorde de 26 vitórias.

Embora a concorrência nesta edição 2023 do Tourist Trophy na Ilha de Man seja de respeito, a verdade é que Michael Dunlop, de 34 anos, está numa forma invejável e capaz de levar a melhor sobre os seus adversários, quer seja aos comandos da Honda CBR 1000 RR-R Fireblade que utiliza na categoria Superbike e Superstock, ou ainda nas Yamaha YZF-R6 de Supersport ou a Paton que utiliza na categoria SuperTwin.

Seja com que moto for, Michael Dunlop tem estado “on fire” no Mountain Course, e abriu a competição com a volta mais rápida de sempre em qualificação, à velocidade média de 135,531 mph (218,11 km/h), batendo então aquele que será o seu maior rival, Peter Hickman, que tinha brilhado ao registar o recorde de velocidade máxima durante os treinos aos comandos de uma BMW M 1000 RR.

michael dunlopNa primeira corrida de Superbike, Dunlop liderou de início ao fim, cruzando a meta com pouco mais de 8 segundos de vantagem para Peter Hickman, sendo que, a determinada altura da corrida, a diferença entre os dois primeiros chegou aos 20 segundos, baixando depois até à passagem na bandeira de xadrez.

Refira-se ainda que esta corrida ficou marcada por problemas na moto de Hickman, nomeadamente nos travões, mas também ao nível do sistema de quickshift, que obrigou o piloto a utilizar a embraiagem à “moda antiga”. Detalhes que terão ajudado Michael Dunlop a garantir esta vitória no Tourist Trophy.

Nesta que foi a primeira vitória de Michael Dunlop em Superbike desde 2018, destaque ainda para o seu tempo total de corrida 1h43m01.855s, o que significa que o norte-irlandês é agora também o piloto com o recorde da corrida.

O pódio nas Superbike ficou completo com a presença de Dean Harrison.

Já nas Supersport, disputada no passado sábado, Michael Dunlop conseguiu vencer com uma margem maior de 12,3 segundos e novamente sobre Peter Hickman, que desta feita sentiu maiores dificuldades para bater o sempre rápido Dean Harrison, sendo que os dois pilotos fecharam o pódio na corrida 1 das Supersport com uma diferença de menos de quatro décimas!

Com esta vitória nas 600 cc, Dunlop consegue para já atingir as 10 vitórias nesta categoria, e mantém-se em grande forma aos comandos da sua Yamaha R6, pois já na edição de 2022 tinha conseguido levar a melhor nas duas corridas de Supersport.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados e novidades do mundo do desporto. A não perder!