As motos do tipo maxitrail foram desenvolvidas para levar os motociclistas a desfrutarem das maiores aventuras em asfalto e fora dele. As motos de Freestyle, por sua vez, são uma evolução das motos criadas para o motocross e que foram alteradas para facilitar a realização das mais variadas manobras, como um backflip. É por isso que quando vimos o vídeo de uma Honda Africa Twin a realizar um backflip não pudemos ficar indiferentes.
A maxitrail japonesa pesa, na sua variante DCT – Dual Clutch Transmission, nada menos do que 236 kg a cheio. Pelas suas dimensões gerais, não será a primeira opção para realizar manobras de Freestyle. Mas o espanhol Kirian Mirabet e a sua Honda Africa Twin com a qual tem brilhado em diversos vídeos no YouTube, querem demonstrar que a moto japonesa tem capacidade para fazer um backflip.
Para os menos familiarizados com o Freestyle, um backflip é uma manobra que se caracteriza pelo piloto saltar com a moto, e enquanto está no ar fazer o movimento rotacional para trás de forma a completar um círculo e depois aterrar com as rodas no solo. Pelo menos essa é a teoria com uma moto específica para Freestyle e que é mais leve.
Com uma moto tão desajustada a este tipo de manobras, Kirian Mirabet foi obrigado a recorrer à ajuda do piloto de FMX finlandês Seb, que durante o inverno tem por hábito residir em Espanha onde treina no complexo LleidesPark. Foi aí que os dois se encontraram e em pouco tempo decidiram começar a treinar no “foam pit” (poço de espuma), um acessório imprescindível para os atletas de Freestyle treinarem algumas manobras aéreas como o backflip.
Desconhecedor das técnicas necessárias para garantir a realização do backflip com a sua Honda Africa Twin, Kirian obviamente perguntou ao especialista Seb qual a melhor forma de aprender a fazer a manobra. A resposta do finlandês foi exatamente aqui que se esperava:
“Apenas tens de acelerar na rampa, esticas o pescoço para trás tudo o que conseguires, colocas o peso o mais para trás possível e aceleras a fundo. Sabes fazer cavalinhos? É a mesma coisa que quando exageras num cavalinho, aguentas a posição e ajudas com o acelerador para dar a volta”.
Mas fazer um backflip com uma Honda Africa Twin não será tão fácil como Seb faz parecer na sua explicação. Ainda para mais com Kirian a querer fazer a manobra com a moto japonesa equipada com malas laterais, o que adiciona ainda mais peso ao conjunto e altera mais ainda a inércia provocada pelo movimento da moto no ar.
Mas será que Kirian Mirabet conseguiu realizar um backflip com a sua Honda Africa Twin?
Veja o vídeo abaixo para confirmar!