Um capacete especial dedicado à Calçada Portuguesa

Um capacete decorado com a Calçada Portuguesa para apoiar a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

calçada portuguesa

Henrique Saraiva, autor do conhecido blog “Viagens ao Virar da Esquina”, decidiu apoiar a candidatura portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO da “Arte e Sabe-fazer da Calçada Portuguesa”, um projeto que começou há dois anos, e agora culminou com a apresentação de um capacete da marca portuguesa Nexx com uma decoração bastante especial.

A Calçada Portuguesa, um tipo de piso que encontramos frequentemente nas nossas cidades e que, muitas vezes, não damos o devido ou merecido valor, é uma arte que corre atualmente o risco de desaparecer.

As calçadas das nossas ruas e largos, entre outras coisas, decoradas com desenhos e pedras posicionadas de forma específica para desenhar padrões fantásticos, são, muitas vezes, verdadeiras obras de arte.

calçada portuguesaE na tentativa de proteger esta arte que deslumbra os milhões de turistas que nos visitam anualmente, nasce a iniciativa “Um capacete por uma causa”, de Henrique Saraiva, motociclista e apaixonado por grandes viagens, que desta vez utiliza a sua ligação ao mundo das duas rodas para promover a Calçada Portuguesa e ajudar a que seja protegida pela UNESCO.

Desta procura por ligar os motociclistas com a defesa deste património histórico e cultura nasceu o capacete Nexx “Calçada Portuguesa”.

O capacete em si apresenta uma decoração exclusiva com padrões que reproduzem os da Calçada Portuguesa localizados em algumas das praças mais icónicas de Lisboa – Praça D. Pedro V (Rossio), Largo Duque de Terceira (Cais do Sodré) e Praça dos Restauradores.

calçada portuguesaA Nexx Helmets rapidamente se juntou a esta iniciativa, e a decoração do capacete foi concretizada pelo artista Eduardo Códices, que deu uso a todas as suas técnicas de pintura para garantir um Nexx “Calçada Portuguesa” verdadeiramente excecional! Refira-se ainda que para obter um resultado ainda mais perfeito, a iniciativa contou com a ajuda da Associação da Calçada Portuguesa.

Para ajudar a destacar ainda mais esta ideia de que a Calçada Portuguesa tem de ser protegida, Henrique Saraiva revela que foi concebido um filme-documentário “Um capacete por uma causa”, que em breve será divulgado, e que conta a história deste projeto e os passos que foram sendo dados até ao resultado final do capacete decorado. O “teaser” do filme pode ser visto clicando aqui .

Este filme foi realizado por Pedro Bruno Rodrigues, contou com o apoio da Honda Portugal e do Hotel Altis Avenida, e a música foi cedida pela banda Dead Combo. Refira-se ainda que em breve poderemos vir a ter mais novidades sobre o filme dedicado ao projeto “Um capacete por uma causa”!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!