Um depósito Acerbis de 108 litros. Uma Honda Monkey. E um recorde do Guinness!

A Acerbis celebra 50 anos de vida com um recorde do Guinness. A Honda Monkey percorreu 4.183,8 km com um depósito de 108 litros!

acerbis

A conhecida marca italiana de acessórios e equipamentos para motociclismo Acerbis comemora em 2023 os seus 50 anos de vida. Meio século que está a ser celebrado em grande, com o projeto AC50 a resultar num recorde do Guinness!

Tudo porque a marca italiana criou aquele que é até ao momento o maior depósito de combustível para uma moto, modificou uma Honda Monkey 125 – moto escolhida pela sua eficiência no consumo de gasolina, mas também pela construção simples que facilitou modificações –, e fez-se à estrada com uma equipa de três motociclistas que percorreram nada menos do que 4.183,8 km com um único depósito de gasolina.

O gigantesco depósito com capacidade para armazenar 108 litros de gasolina obrigou a Acerbis a recorrer a todo o seu “know-how” no fabrico deste componente, e no caso do depósito usado nesta Honda Monkey do recorde de maior distância percorrida por uma moto protótipo de motor a combustão interna sem reabastecer, a marca refere que utilizou exatamente as mesmas técnicas e materiais que podemos encontrar nos seus produtos nas lojas, e que por isso estão disponíveis a qualquer motociclista.

acerbisPara que este recorde do Guinness fosse validado, a equipa do projeto AC50 foi sempre acompanhada por um juiz oficial do Guinness World Records, que registou o momento do recorde quando chegaram ao destino final, o Cabo Norte (Nordkapp em norueguês), no extremo mais a norte da Noruega.

A Honda Monkey 125, que foi conduzida em turnos por três motociclistas diferentes – Alicia Sornosa, Andrea Rastrelli e Maurizio Vettor –, arrancou da sede da Acerbis em Albino no passado dia 10 de junho e seguiu um trajeto previamente definido de forma a otimizar o consumo de gasolina.

O percurso deste recorde do Guinness com assinatura da Acerbis passou pelo Brenner Pass, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega onde terminou a viagem, mais especificamente no Cabo Norte, a 15 de junho, tendo registado uma velocidade média final de 70 km/h.

acerbisGuido Acerbis, CEO da marca italiana, refere que “Quando era criança, eu admirava o Livro dos Recordes do Guinness que os meus avós me deram e sonhava em conseguir entrar nele. Hoje, graças a uma equipa determinada e motivada, esse sonho tornou-se realidade. Obrigado a todos vocês que tornaram isto possível, e são mesmo muitos!”.

Para a história fica então um novo recorde do Guinness para maior distância percorrida por uma moto com motor a combustão interna sem reabastecer: 4.183,8 km.

Refira-se ainda que se tivermos em conta a distância percorrida e assumindo que a moto utilizou a quantidade de combustível máxima que estava no depósito, a Honda Monkey 125 terminou a viagem do recorde do Guinness com um consumo médio de 2,58 litros. Um valor superior aos 1,5 litros de consumo médio anunciado pela Honda, mas plenamente justificado tendo em conta o peso do conjunto.

Já depois de ter terminado a tentativa de recorde oficial, a equipa decidiu continuar a viagem, e gastar as derradeiras “gotas” de gasolina que estavam ainda no depósito da Honda Monkey. Isto permitiu-lhes iniciar uma viagem de regresso e, de acordo com as informações reveladas pela Acerbis, a moto ficou sem gasolina já na Suécia quando atingiram os 5.412 km.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!