Enquanto os pilotos profissionais vão mostrando em pista o porquê de serem os melhores pilotos do mundo, os fãs das corridas de motos vão sonhando com a possibilidade de se sentarem aos comandos de protótipos capazes de atingir os 360 km/h perante milhares de fãs nas bancadas. A boa notícia é que a partir de 2 de maio esse sonho poderá tornar-se ‘real’, graças ao videojogo oficial MotoGP 24.
Produzido pelo estúdio italiano Milestone, a mais recente versão do videojogo oficial do MotoGP vai incluir inúmeras melhorias e muitas novidades. Uma das quais responde aos pedidos dos fãs da categoria rainha.
Para além de disponibilizar um ambiente dinâmico graças às condições climatéricas realistas e em constante evolução ao longo de cada Grande Prémio, no novo videojogo MotoGP 24 os pilotos virtuais vão finalmente estar na pele dos pilotos enquanto estes têm de lutar por garantir um novo contrato para a temporada seguinte.
A grande novidade em MotoGP 24 será a introdução do denominado “Mercado de Pilotos”.
Graças a este sistema de transferências de pilotos, um sistema que vai sendo “alimentado” pelos rumores e reações dos fãs nas redes sociais, em MotoGP 24 haverá a possibilidade de ver um plantel de MotoGP alterar-se por completo. Em todas as temporadas haverá mudanças de pilotos em relação às equipas em que competem, o que torna toda a competição ainda mais aliciante.
Assim, os pilotos virtuais vão ter de garantir que conseguem os melhores resultados, e só assim lhes vai ser permitido assinar novos contratos com as melhores equipas para o ano seguinte.
Desta forma, toda a experiência virtual de competir em MotoGP 24 torna-se significativamente mais dinâmica, e até surpreendente. Na verdade, o futuro do plantel de pilotos está mesmo nas suas mãos!
Os jogadores são, como sempre deve ser, o foco dos produtores de videojogos. E neste caso a Milestone decidiu evoluir para uma experiência de dificuldade adaptativa. Isto significa que, independentemente do nível de dificuldade selecionado pelo jogador, em MotoGP 24 a inteligência artificial entra em ação, fazendo pequenas afinações à dificuldade do jogo de forma a que este se adapte aos jogadores, dos mais inexperientes até aos veteranos nestas corridas virtuais.
Em termos de experiência de jogo em si, MotoGP 24 introduz todas as novas decorações das motos, devidamente atualizadas para replicarem os protótipos de 2024. A simulação torna-se mais realista devido à evolução do algoritmo que simula a física das motos.
Esta evolução, de acordo com a Milestone, será particularmente notória quando travamos para entrar em curva e quando aceleramos para sair de curva, com a moto a não revelar uma tendência tão abrupta para levantar a roda dianteira do asfalto.
Por outro lado, os pilotos de sofá serão obrigados a fazer uma melhor gestão dos pneus disponíveis em cada Grande Prémio. Não só isso, como em cada corrida terão de ter em conta qual será o efeito do desgaste dos pneus no comportamento de cada moto, sendo que serão notórias diferenças mais acentuadas ao nível dos compostos escolhidos.
No novo videojogo MotoGP 24 será ainda possível desfrutar das infinitas possibilidades de personalização das motos e equipamentos do piloto, que podem depois ser partilhadas pela comunidade online.
E por falar em online, este ano teremos um modo multiplayer totalmente novo e inteiramente concebido para levar até mesmo os jogadores mais veteranos ao seu limite.
O novo modo de jogo LiveGP Championship funcionará em formato de temporadas, compostas por um determinado número de LiveGPs. Os jogadores serão desafiados a ascender na classificação geral do campeonato somando pontos em cada evento em que participem. E a boa notícia é que em MotoGP 24 jogadores de todas as plataformas e gerações poderão enfrentar-se em pista!
Para quem jogar na Playstation, Xbox ou Steam será também possível desfrutar do desafio adicional clássico de batalhar contra outro jogador humano no mesmo ecrã, através do modo multijogador “split-screen”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!