Vila de Góis é a capital do Enduro este fim de semana!

Este fim de semana a Vila de Góis acolhe a segunda jornada do CN de Enduro e os troféus Beta e GasGas. Aqui ficam todos os detalhes.

Três semanas após a abertura da temporada em Santiago do Cacém, o Campeonato Nacional de Enduro regressa este domingo 18 de fevereiro em Góis, prova antecedida, na véspera, pela ronda inaugural do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar, troféus de Clássicas e Promo Senhoras.

Neste que será o 19º Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno, a Vila de Góis transforma-se por dois dias na verdadeira capital do Enduro em território nacional, com dezenas de pilotos a fazerem questão de marcar presença nesta prova sempre espetacular, quer pela competição em si, quer também pelo ambiente que envolve a ação nos trilhos e percursos de Góis.

Os ‘minis’ serão assim os primeiros a entrar em ação, no sábado 17, com o 4º Mini Enduro Paraíso do Todo-o-Terreno a iniciar-se às 12H30. Os pilotos terão pela frente um percurso de 22 km, a cumprir em quatro voltas pelos Juniores e Juvenis, e em três voltas pelas classes de Infantis, Promo Senhoras e Clássicas, incluindo duas especiais cronometradas por volta (uma Cross Test e uma Enduro Test).

A zona de assistência e parque fechado estarão instaladas na Carvalhinha, junto ao crossódromo, com a Cross Test a realizar-se a cerca de 500 metros, num traçado de 4 km em terreno com pequenos relevos e aproveitando uma parte da pista de MX. Já a Enduro Test, a 4,7 km do paddock na localidade de Casalinho de Baixo, foi desenhada em terreno misto e tem 7 km de extensão.

No dia seguinte, domingo 18 de fevereiro, tem lugar a prova principal, o Campeonato Nacional de Enduro.

O grande foco de interesse para esta segunda jornada está em perceber se a tendência dominadora de Julien Roussaly se mantém como na jornada inaugural da temporada, ou se o regressado Luís Oliveira, ainda a ganhar ritmo após uma longa paragem por lesão, lhe consegue ‘bater o pé’ com mais veemência.

Para além destes o plantel do Campeonato Nacional de Enduro conta ainda com uma legião de jovens lobos liderada por Frederico Rocha, numa prova em que o muito experiente Gonçalo Reis (terceiro na ronda inaugural) não vai estar presente.

enduroCom o seu centro nevrálgico situado na Quinta do Baião, junto à sede do Góis Moto Clube, e partida dos primeiros pilotos marcada para as 9H00, os participantes do 19º Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno terão pela frente um percurso de cerca de 47 km, que os pilotos das classes Elite e Open terão de percorrer três vezes e meia, enquanto os Verdes, Veteranos e Senhoras o cumprirão por três vezes, sendo que as restantes classes terão de dar duas voltas ao percurso.

Tal como na véspera, a Cross Test de 4 km fica na Carvalhinha, a 6 km da Zona de Assistência, e a especial Enduro Test situa-se em Casalinho de Baixo, a 700 metros do paddock. A Extreme Test, desenhada em piso rochoso e aproveitando o relevo do terreno, disputa-se no Cerro da Candosa, a 7 km do paddock.

Integrando a competição principal do CNE, em Góis vamos assistir também ao arranque de um dos troféus monomarca, que permitem a muitos pilotos participar nesta festa do Enduro nacional, beneficiando de condições especiais graças ao esforço dos respetivos importadores de cada marca.

enduroTroféu Beta 2024

O Troféu Beta, onde, tal como em anos anteriores são esperados muitos pilotos que vão aproveitar as vantagens de competir nas mais carismáticas provas do calendário do Campeonato Nacional de Enduro aos comandos das motos italianas, tem em Góis a sua primeira prova do ano.

Com prémios no valor de 550 euros por prova e 4450 euros no final da época, a segunda ronda do CNE a realizar em Góis será a primeira do ano para o pelotão Beta, e irá certamente ser notada a presença da marca no paddock e parque-fechado, como é hábito desde o primeiro ano desta iniciativa promovida pelo importador Moto Espinha.

Com 47 quilómetros por volta e três especiais a prova irá revelar os primeiros vencedores de ambas as classes do Troféu, dois-tempos e quatro-tempos, no final de um dia onde certamente todos os proprietários de modelos da marca irão aproveitar as fantásticas condições de participação no Troféu que incluem mesmo assistência técnica e gasolina ao longo do dia, entre muitas outras ofertas que permitem alinhar no CNE com baixos custos.

Aqui fica o calendário do Troféu Beta para 2024

18 de fevereiro – Góis

19 de maio – Alcobaça

30 de junho – Souselas

29 de setembro – Figueira da Foz

17 de novembro – Penacova (pontuação a dobrar)

Troféu GasGas 2024

Neste caso os pilotos que integram o Troféu GasGas, promovido pelo importador Jetmar, estarão já a cumprir a sua segunda jornada da temporada 2024.

Depois de uma exigente jornada em 2022, é o regresso desta terra com larga tradição na modalidade. Na ronda de abertura, foram dez os pilotos GasGas, no entanto são esperados mais aderentes já este fim de semana.

Na jornada de abertura, a vitória sorriu ao experiente piloto de Vila Nova de Gaia, Pedro Oliveira, que conta com o apoio da Racespec. O veterano amealhou 77 pontos ao longo de duas voltas que compunham esta ronda do troféu. O segundo e terceiro lugares foram para os pilotos Moto3Tempos, Bruno Freitas e o jovem Albano Mouta Júnior.

Para todos os pilotos interessados em alinharem no Troféu Enduro GasGas Portugal 2024, em Góis, as habituais verificações estarão disponíveis na tenda da Jetmar / GasGas Portugal, no sábado entre as 14H00 e as 19H00.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!