WSBK: Phillip Island, Lowes e Rea vencem no Domingo

Duas corridas muito disputadas e plenas de quente acção marcaram as duas corridas de Domingo em Phillip Island na prova inaugural do WSBK.

Alez Lowes podio Phillip Island 2020

As corridas de domingo do Mundia de Superbikes foram pautadas com disputas acesas e um grupo amplo e compacto de pilotos na dianteira até muito perto do fim de cada corrida. Contudo estas iniciaram-se com uma grelha reduzida com a ausência de Eugene Laverty e Garet Gerloff, devido a quedas no warm up que os deixaram inaptos para a corrida.

Superpole
Na corrida de Superpole Jonathan Rea arrancou de imediato para a frente, seguido de Toprak Razgatlioglu e Tom Sykes. Frederico Caricasulo e Alvaro Bautista em situações separadas logo no início da corrida. Sykes seria relegado para trás algumas posições logo na segunda volta, deixando a Kawasaki e a Yamaha na frente às quais se juntou a Ducati de Scott Redding. Alex Lowes juntou-se ao grupo da frente a 4 voltas do fim a mostrar que se está a “entender” bem com a sua nova Kawasaki. Nas últimas três voltas Redding e Razgatlioglu lutaram um pouco para depois o turco surpreender mesmo Rea ao conquistar o primeiro lugar. Razgatlioglu disputou a primeira posição até última curva da derradeira volta, numa luta muito animada que acabou por perder para Rea. Redding terminou em 3º com Lowes a conseguir um 4º lugar colado aos três primeiros.

2ª Manga
A segunda manga teve a grelha ordenada pela corrida de Superpole, com o três primeiros a ocuparem a linha da frente. No arranque foi van den Mark quem surpreendeu ao conseguir vir para o lugar da frente. Na segunda volta Rea recuperou, de forma fácil, o primeiro lugar. Por esta altura Rinaldi caia, levado por um excesso de Leon Haslam. O início de corrida viu um grupo grande compacto até ao 10º lugar. Loris Baz com uma condução bastante agressiva durante todo o fim de semana, ia-se chegado à frente, a 13 voltas do fim ocupou mesmo o 1º lugar mantendo-se na luta por este lugar com Rea e van den Mark por muitas voltas, dando indicação que quer ter uma palavra a dizer nesta temporada.
Na fase final da corrida, a cabeça da corrida era composta por 9 pilotos, mas Rea começava a mostrar porque é Campeão do Mundo e impunha um andamento consistente de forma a tentar afastar-se de possíveis lutas de última volta
A 3 voltas do fim o grupo da frente era composto por apenas 4 pilotos, depois de um problema repentino na moto de Toprak Rasgatlioglu ter causado alguma confusão entre o pelotão que se desfez deixando Rea, Lowes, van den Mark e Redding em posição de disputar os lugares de pódio. Na penúltima volta Alex Lowes conseguiu colocar-se na dianteira da corrida vencendo por uma margem ínfima para o seu companheiro de equipa Jonthan Rea.
As três corridas desta prova inaugural do Mundial de Superbikes em Phillip Island, deram eco à grande proximidade entre todas as motos e pilotos durante os treinos de pré-época. Parece que temos campeonato!

Classificação da 2ª Manga
1 – Lowes
2 – Rea
3 – Redding
4 – van den Mark
5- Davies
6 – Bautista
7- Scheib
8 – Baz
9 – Cortese
10 – Sykes
11 – Fores
12 – Haslam