As preocupações ambientais estão no topo das estratégias dos grandes fabricantes – e da sociedade em geral –, e no mundo das duas rodas a Yamaha Motor pretende ser um exemplo a seguir. E a mais recente aposta da marca japonesa é no alumínio “verde”.
Por alumínio “verde” não nos estamos a referir propriamente à cor do material em si, mas sim, como explicou a marca japonesa em comunicado, à forma como o alumínio é produzido em comparação com o alumínio convencional. Neste caso estamos a falar de um alumínio que é fabricado utilizando fontes de energia renováveis e que levam à redução de 60% das emissões de CO2 no processo de fabrico em comparação com o alumínio convencional.
Esta será a primeira vez que um fabricante de motos japonês utilizará o alumínio verde, ou ecológico, nas suas motos, e esta é uma decisão que acontece no seguimento de outras, como a utilização de alumínio reciclado, um tipo de metal que, atualmente, atinge uma percentagem de 80% do total de alumínio utilizado nas suas motos.
E quando olhamos para uma moto atual, a quantidade de alumínio utilizado representa hoje em dia até 31% do peso do conjunto! Por isso a Yamaha tem todo o interesse em explorar estes novos tipos de alumínio mais amigos do ambiente.
A introdução do alumínio verde, que entrou desde fevereiro passado na cadeia de materiais utilizados na linha de montagem de modelos como a MT-09 SP ou a YZ450F, servirá de complemento na estratégia ecológica da Yamaha Motor.
O alumínio mais ecológico servirá de material principal em componentes em que hoje em dia ainda não é possível optar pelo alumínio reciclado.
E se hoje em dia apenas dois modelos da atual gama japonesa dão uso ao alumínio verde, a casa de Iwata revela planos mais ambiciosos e no futuro teremos este material a ser usado em mais modelos. A sua aplicação em mais motos da Yamaha está apenas dependente da quantidade de alumínio verde disponível no mercado.
Como já referimos, esta é apenas mais uma decisão numa série de passos que a Yamaha Motor tem vindo a tomar no sentido de atingir a neutralidade carbónica até 2050. E essa neutralidade será aplicada a todas as áreas de negócio da marca.
Nesse sentido, ganha maior relevância a investigação e desenvolvimento de novos tipos de materiais, como por exemplo uma resina derivada de madeira, que será estreada em 2024 nos motores de motos de água da Yamaha, mas que, tudo indica, poderá também vir a ser aplicada a componentes de motos, tal como a Revista MotoJornal já aqui lhe tinha contado.
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