Com 10 edições especiais lançadas entre 2006 e 2016, a Yamaha TMAX manteve a sua posição dominante como a scooter desportiva mais vendida na Europa em cada um dos últimos 20 anos, com praticamente 300.000 unidades entregues. Para celebrar o vigésimo ano de existência, a Yamaha criou uma variante de edição limitada a 560 unidades deste modelo, a TMAX 20th Anniversary.
Equipado com os exclusivos painéis em forma de “boomerang” forjados em carbono, resguardo térmico e guarda-lamas dianteiro, bem como um banco aquecido de elevada especificação com costuras amarelas e um logótipo 20th Anniversary, bem como a cor Tech Graphite com jantes em cor bronze, assim se apresenta em 2021 a TMAX 20th Anniversary.
Saiba mais em https://www.yamaha-motor.eu/pt
A evolução da Yamaha TMAX
Mas para a TMAX chegar à actual geração como líder de vendas um nicho de segmento em que a Yamaha foi pioneira, o modelo sofreu várias evoluções que foram aprimorando o modelo. Assim se escreveu a história esta scooter desportiva:
TMAX 2001
A primeira Sport Scooter do mundo abriu um novo segmento de mercado. Equipada com um motor de 2 cilindros de 500 cc, capaz de atingir 160 km/h, a 1.ª geração da TMAX foi a primeira verdadeira Sport Scooter. Com um grupo propulsor compacto montado de forma rígida num quadro em aço tubular, oferecia um novo nível de elevada estabilidade que fazia dela o veículo ideal para quem precisavam de um meio de deslocação rápido, confortável e fácil de utilizar para longas distâncias.
TMAX 2004
A Sport Scooter mais vendida no mundo foi em 2004 elevada a um novo nível com a introdução de um motor com injeção de combustível, com a melhoria da qualidade de condução graças às novas suspensões dianteiras e aos dois travões de disco frontais, com ABS como opção. Foi equipada com um travão de estacionamento e contava com uma maior roda traseira de 15 polegadas.
TMAX 2008
Após sete anos consecutivos de sucesso, a TMAX em 2008 recebeu um novo design de carenagens e a performance de condução foi melhorada com a introdução de um novo quadro leve em alumínio forjado. O diâmetro da bainha de suspensão foi aumentado em 2 mm para 43 mm, e foi equipada uma nova jante dianteira de 15 polegadas.
TMAX 2012
A TMAX evoluiu e em 2012 assistiu-se ao lançamento da TMAX de 4.ª geração, que contou com uma nova evolução de design, bem como um motor de 530 cc de grande capacidade e transmissão por correia. Contava ainda com um novo braço oscilante que reduzia o peso não suspenso para proporcionar um funcionamento da suspensão traseira ainda mais suave e mais reativo.
TMAX 2015
Em 2015, a TMAX foi a Sport Scooter mais vendida no mundo em 14 anos consecutivos e nesse ano a 5.ª geração chegou. As suas novas funcionalidades foram as suspensões dianteiras invertidas e pinças de travão de montagem radial que realçavam esta Sport Scooter como o modelo de especificação mais desportivas da sua classe.
TMAX 2017
Com as suas especificações premium, a TMAX da 6.ª geração incluiu uma nova aparência dinâmica e contou com novas ajudas eletrónicas à condução que ofereceram uma capacidade de controlo na condução mais eficaz. As novas especificações incluíram o sistema eletrónico de controlo do acelerador (YCC-T) e o Sistema de controlo de tração (TCS). A TMAX também foi oferecida na versão SX com especificações superiores, que incluíram os modos de potência comutáveis D-MODE, enquanto a versão DX foi proposta com controlo da velocidade de cruzeiro, banco e punhos aquecidos, e um para-brisas ajustável eletricamente.
TMAX 2020
O ano de 2020 assistiu ao lançamento da mais dinâmica e mais potente TMAX de sempre. A nova carenagem mais agressiva, combinada com um motor de maior capacidade de 560 cc, levaram toda a experiência da TMAX para um novo território e reforçaram o seu estatuto enquanto melhor scooter de alta performance de sempre.
Outros artigos: