Yamaha desvenda nova YZF-R7

A marca dos três diapasões procura manter viva a chama da sua história bem-sucedida na categoria das Supersport. Lança agora a YZF-R7, uma moto ajustada aos novos tempos.

Desde que a YZF-R1 original mudou o mundo Supersport para sempre em 1998, a Série R da Yamaha consolidou-se como a gama definitiva de motos de alta performance.

A natureza do mundo Supersport está a mudar. Enquanto os modelos mais radicais continuam a atrair um público dedicado de motociclistas focados no desempenho, a Yamaha está a expandir ainda mais a sua gama Supersport líder no segmento com o lançamento da nova R7. Assim, permitirá a entrada de uma nova geração de motociclistas no Mundo R com um modelo de potência mais generosa, bem como uma versão de 35 kW para os titulares da carta de condução A2.

Equipada com o apreciado motor CP2 da Yamaha, famoso pelo seu débito de binário forte e linear, bem como pela sua fiabilidade e baixos custos de funcionamento, a nova R7 está pronta para ser um sucesso de vendas no mercado de cilindrada média. A unidade motriz apresenta-se com uma cambota a 270 graus que proporciona uma sequência de ignição desigual. Com dupla arvore de cames à cabeça, este CP2 de 2 cilindros em linha a 4 tempos com 4 válvulas fornece um binário forte e linear numa ampla gama de rotações, o que faz dele um motor dinâmico em todas velocidades e a todas as velocidades do motor. A potência máxima de 73,4 PS (54 kW) é produzida às 8750 rpm. Mais significativamente, o binário máximo de 67 Nm é alcançado às 6500 rpm, o que dá à R7 um arranque e uma aceleração contínua notáveis, enquanto os impulsos desiguais da cambota a 270 graus criam uma sensação muito real de emoção crescente à medida que as rotações aumentam.

As alterações específicas ao motor CP2 atual incluem novas especificações da ECU e condutas de admissão de ar otimizadas, bem como um design de escape revisto e definições de injeção de combustível ideais. Estas medidas permitem aumentar a capacidade de controlo, e proporcionam uma resposta suave e reativa do acelerador, o que contribui para a agradável experiência de condução com binário elevado da R7, ao mesmo tempo que está totalmente em conformidade com a norma EU5. Além destas modificações dedicadas, a R7 também tem uma relação de redução de velocidades ligeiramente reduzida para conferir um carácter mais desportivo com uma aceleração mais forte.

Uma novidade importante no motor CP2 da R7 é a adoção de uma embraiagem Assist & Slipper (A&S), que proporciona mudanças de velocidades mais suaves, e evita o excesso de rotações e o saltirar da roda traseira nas travagens bruscas, o que resulta numa condução mais previsível e controlável na aproximação às curvas. Outra vantagem da embraiagem A&S da R7 é a de proporcionar uma sensação significativamente mais leve na manete aproximadamente 33% menos do que uma embraiagem padrão.

Como opcional esta R7 oferece o Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas). Este QSS simples, mas eficaz conta com um interruptor posicionado na haste das mudanças. Quando é detetado qualquer movimento para engatar a velocidade acima, a ECU corta instantaneamente a potência à transmissão durante alguns milissegundos, o que permite mudanças de velocidades ascendentes mais rápidas e mais suaves, com o acelerador no máximo para proporcionar acelerações ainda mais emocionantes.

Foi dada grande atenção ao design do novo pacote de suspensão da R7 para obter uma sensação de grande precisão na dianteira durante as curvas nas travagens. A nova suspensão invertida KYB de 41 mm proporcionam um elevado nível de estabilidade, bem como uma aderência segura em pista e nas estradas sinuosas. E para assegurar uma sensação firme e previsível na dianteira, conta com um “T” superior fundido por gravidade e uma mesa inferior em alumínio fundido.

A nova YZF-R7 pode ser configurada pelo condutor para se adaptar a diferentes condições, e estas forquilhas de classe Supersport são totalmente ajustáveis à pré-carga, bem como para a compressão e o amortecimento de ressalto. Com a função de compressão localizada na coluna esquerda da forquilha e a função de ressalto na coluna direita, os ajustes são rápidos e fáceis de fazer. A R7 adota também um sistema de suspensão traseira Monocross tipo “link”, reformulado com características de amortecimento e de taragem da mola que foram concebidas para se adaptarem ao carácter desportivo da moto. Ao estar montado na horizontal, o amortecedor contribui para a centralização da massa que melhora a agilidade de condução. Além disso, é facilmente ajustável para amortecimento de pré-carga e amortecimento, o que permite preparar rapidamente o chassis R7 para utilização em pista ou em estrada.

Com um peso com fluídos de apenas 188 kg e proporções compactas, significa que a moto é altamente acessível e os condutores podem integrar-se na perfeição nesta Supersport de nova geração.

Com uma frente “twin-eye” agressiva e a admissão de ar em forma de M ao estilo da YZR-M1 MotoGP, não há qualquer dúvida de que a R7 é um membro de pleno direito da família Série R. A R7 representa a evolução da dianteira da Série R, com um único farol LED embutido na icónica admissão de ar em forma de M, com as luzes de presença LED localizadas dentro da dianteira “twin-eye”. Além disso, conta com um novo defletor de ar localizado na base da admissão.

Instrumentos integralmente em LCD com um ecrã em modo negativo de alto contraste que apresenta informações claras e fáceis de compreender. As características incluem o indicador de mudança engrenada, bem como uma luz indicadora de passagem de caixa e um indicador QSS, quando esta funcionalidade opcional é usada.

Para facilitar a manobrabilidade, a par de uma condução ágil e uma ação de suspensão reativa, a R7 está equipada com jantes em liga fundida leve de 10 raios. O elevado nível de tração é alcançado com um pneu dianteiro 120/70ZR17 e um amplo pneu traseiro 180/55ZR17, que proporcionam uma aderência à estrada de grande estabilidade e segura em curva, aceleração e travagem.

A primeira opção de cor é Icon Blue, mas a R7 também estará disponível na opção de cor Yamaha Black, com elementos gráficos e destaques minimalistas.

As entregas aos concessionários em Portugal deverão começar em Outubro de 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=2-iWFeD0dkI

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