Numa altura em que está a celebrar o 25º aniversário da superdesportiva YZF-R1, a Yamaha acaba de anunciar a chegada de mais uma edição especial deste modelo que tem feito milhares de motociclistas em todo o mundo sonharem com as vitórias e recordes em circuito! Desde 1998 que a R1 tem sido sinónimo de performance, e a nova Yamaha R1 GYTR PRO 25th Anniversary eleva esse patamar para um nível superior.
Apenas 25 unidades desta nova edição limitada serão fabricadas e montadas à mão pelos mesmos especialistas que preparam as motos do Mundial Superbike que podemos ver em ação pelas mãos do campeão de 2021 Toprak Razgatlioglu e pelo companheiro de equipa Andrea Locatelli.
Pela primeira vez na história a Yamaha disponibiliza uma versão SBK da YZF-R1 aos clientes “comuns”, sendo que esta R1 GYTR PRO 25th Anniversary está disponível mediante reserva que tem de ser feita online clicando aqui, e com um preço que não estará ao alcance do comum dos mortais: 159.000€ (com IVA a 21%) é o valor a pagar para ter uma moto de SBK na sua garagem.
Todas as 25 unidades serão fabricadas a partir do “zero”, com o quadro totalmente despido de componentes, que serão depois adicionados à mão pelos especialistas da marca japonesa que podemos encontrar numa das Yamaha GYTR PRO Shop que existem espalhadas pela Europa.
Cada unidade será ainda adaptada e personalizada de acordo com cada cliente, pelo que, virtualmente, não haverá uma R1 GYTR PRO 25th Anniversary igual a outra.
E por quase 160.000€ que temos de pagar para ter uma destas motos especiais na nossa garagem, o que é que diferencia esta R1 GYTR PRO 25th Anniversary de uma normal YZF-R1?
A lista de componentes especiais é diversa, e quase nada é deixado “stock”. Começando pelas carenagens que são totalmente em fibra de carbono e incluem uma decoração especial dedicada aos 25 anos da R1, continuando pelo subquadro em fibra de carbono altamente resistente e que é trabalhado de forma a acomodar um depósito de combustível específico para baixar o centro de gravidade, e ainda a centralina e eletrónica de competição “custom” da Magneti Marelli.
A forquilha dianteira é uma unidade Öhlins FGR400, com o conjunto a ser complementado na traseira com um amortecedor também da marca sueca com tecnologia TTX e ajuste pneumático da pré-carga, garantindo assim um comportamento mais previsível e um nível de afinação igual ao disponível nas motos oficiais do Mundial Superbike.
O braço oscilante é também igual ao de competição, com reforço inferior, desenvolvido pela Yamaha Racing de forma a disponibilizar mais tração ao pneu traseiro e também permitir maiores ângulos de inclinação.
A travagem fica a cargo dos especialistas da Brembo, incluindo as pinças monobloco, os discos T-Drive e ainda a bomba principal, sendo que toda a travagem é “alimentada” por tubos em malha de aço para uma potência de travagem e uma consistência de “feeling” superior, mesmo nas condições de condução mais exigentes.
Claro que não podemos também de deixar de destacar o muito completo pacote eletrónico.
A R1 GYTR PRO 25th Anniversary vem equipada com o denominado GYTR PRO Electronic System (GPES), que permite ao piloto ajustar os mais diversos parâmetros de ajuda à condução como anti-wheelie, controlo de arranque, efeito travão-motor, injeção de combustível ajustável, controlo de tração e, para facilitar a vida aos pilotos menos experimentados nestas andanças, a Yamaha instala um “mapa base” que serve de ponto de partida para afinar a moto tendo por base as indicações de pilotos como Toprak Razgatlioglu, Andrea Locatelli ou o piloto de testes Niccolò Canepa.
Vejamos agora outros destaques incluídos na Yamaha R1 GYTR PRO 25th Anniversary
– Motor quatro cilindros em linha, Crossplane, com especificação “full SBK”
– Depósito de combustível de maior capacidade e centro de gravidade mais baixo
– Embraiagem deslizante da Suter
– Mesa de direção GYTR PRO
– Conduta de admissão em fibra de carbono GYTR PRO
– Para-brisas mais alto GYTR PRO
– Quickshift com “blipper” GYTR PRO
– Painel de instrumentos e respetivo suporte em fibra de carbono GYTR PRO
– Sistema de escape “Full SBK” da Akrapovic em titânio
– Comandos nos avanços GYTR PRO
– Radiador de água e de óleo de maiores dimensões GYTR PRO
– Jantes forjadas Marchesini em alumínio
– Sistema de troca rápida de rodas GYTR PRO
– Pneus Pirelli slick
– Amortecedor de direção ajustável da Öhlins, montado lateralmente
– Todos os parafusos são em titânio
– Acelerador “rápido” GYTR PRO
– Proteções de manetes GYTR PRO
Devido às especificações exclusivas e ao facto de todas as motos serem montadas à mão, as Yamaha R1 GYTR PRO 25th Anniversary apenas serão entregues aos clientes entre janeiro e maio de 2024, sendo que todos terão direito a participar num dia em pista onde serão acompanhados pelos técnicos e engenheiros da Yamaha Racing, que ajudarão cada cliente a tirar máximo partido da sua moto.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!