Após a apresentação da primeira XSR900 em 2016, o segmento Sports Heritage cresceu e amadureceu, e tem-se afirmado como um segmento muito significativo no mercado europeu.
Cada modelo presta homenagem a algumas das mais icónicas motos e designs da história da Yamaha, ao mesmo tempo que oferece aos motociclistas – cuja prioridade é a performance – as mais recentes tecnologias em termos de motor e chassis.
Com a XSR900, a posição da coluna de direção no quadro Deltabox é mais baixa e o braço oscilante alongado para melhorar a estabilidade em linha reta – enquanto a rigidez global do T e da mesa, os parafusos de fixação do braço oscilante e os suportes do motor são otimizados. Uma plataforma roadster pura que lhe dará resposta em passeios casuais ou mais espirituosos.
Juntamente com a posição de condução historicamente inspirada – sentar um pouco acima da roda traseira – resulta num passeio divertido que desperta os sentidos. A sensação mais potente do binário do motor CP3 de 889 cc e a ligação direta com o acelerador fazem parte do charme da moto. O novo som de escape afinado sublinha o caráter único e emocionante desta emblemática moto Sport Heritage.
Uma característica chave na nova XSR900 é a utilização de um novo quadro em alumínio compacto e leve que utiliza os mais recentes processos de fabrico sendo este assim um dos designs mais esguios, leves e compactos da classe.
A rigidez longitudinal, lateral e torsional sofreram um aumento significativo, resultando numa melhor estabilidade em reta sem, contudo, afetar a agilidade, e a coluna de direção está localizada 30 mm mais abaixo do que o modelo anterior, para uma maior sensação em curva. Isto permite que o guiador seja montado mais baixo para dar à XSR900 uma posição mais agressiva, e combinado com outras alterações no chassis existe uma redução de 14% na inércia em torno do eixo de direção em comparação com o modelo anterior – permitindo ao motociclista curvar-se de forma rápida, precisa e confiante.
O quadro utiliza secções de diferentes espessuras de modo que o nível de rigidez corresponda às diferentes cargas colocadas em qualquer área específica. A espessura varia de 1,7 mm a 3,5 mm e esta “rigidez afinada” transmite excelente sensação e feedback ao motociclista, dando à XSR900 um caráter desportivo e de grande resposta.
A estabilidade em linha reta também é potenciada pelo ajuste de um braço oscilante de alumínio de secção retangular, 55 mm mais comprido do que o modelo anterior, para dar uma distância entre eixos de 1495 mm – e é apresentado um subquadro totalmente novo, específico do modelo. Juntamente com o braço oscilante mais longo, este novo subquadro enfatiza o estilo com influência dos anos 80 da XSR900 e a silhueta baixa do conjunto, para além dos novos suportes para os pés dos passageiros, que se desdobram perto do subquadro, reforçando as linhas elegantes desta moto de alta tecnologia de herança desportiva.
A relação entre o depósito de combustível esculpido de 15 litros e o banco plano confere uma posição de condução mais recuada, em relação ao ponto médio da moto, quase acima do eixo traseiro. Um layout que contribui para o caráter de condução único da moto e ajuda a criar ergonomia de baixo stress. Foi colocada muita atenção nas formas das peças com as quais o motociclista entra em contacto, como o depósito de combustível, o banco e a posição do guiador. Os painéis laterais compactos ventilados dão à XSR900 um aspeto minimalista, e a tampa do depósito ao estilo de corrida evidencia a herança desportiva da moto.
Travões e suspensão de alto desempenho
Os componentes de alta qualidade são evidentes na XSR900, e o novo cilindro mestre radial dianteiro Brembo sublinha a especificação de ponta da moto, confirmando o seu impressionante potencial desportivo. Com um pistão que se move paralelamente à manete do travão ajustável, este sistema dá feedback preciso dos discos frontais duplos de 298 mm, e proporciona uma potência de paragem sem precedentes com alto nível de controlo. A atenção aos detalhes é notória no pedal de travão, incrivelmente forjado que controla o disco traseiro de 245 mm.
Suspensão de primeira classe, com suspensão dianteira KYB USD totalmente ajustável com acabamento dourado que realça o design da moto, e a suspensão traseira tipo biela apresenta um amortecedor KYB inclinado para a frente, praticamente invisível, dando à traseira uma aparência limpa e elegante.
Novo motor EU5 CP3
Para 2022, a XSR900 é impulsionada por um motor CP3 de 889 cc de maior capacidade, mais potente, que produz um binário linear mais forte para uma aceleração excecional. Em comparação com o motor anterior, a nova unidade apresenta um curso 3 mm mais longo para dar um acréscimo de 43cc, na cilindrada e praticamente todos os principais componentes internos foram redesenhados e tornados mais leves para fazer deste um dos mais performers mais fortes da sua classe.
Os pistões mais leves contribuem para o peso reduzido do motor (sem incluir o escape) – menos 300 g do que o anterior – e estas alterações conferem um aumento de potência de 4PS até 87,5 kW (119 PS) às 10000 rpm. Na verdade, o binário produzido por este motor – já famoso pela sua potência forte e linear – aumenta significativamente para 93,0 Nm (9,5 kgf-m). Isto representa um aumento de 6% no binário, que é alcançado em apenas 7000 rpm – um número que é 1500 rpm inferior em relação ao modelo anterior.
O novo escape da XSR900 apresenta coletores de comprimento diferente entre si e saídas duplas, e ao experimentar com o tamanho da câmara silenciadora, perceberam que tinham encontrado o som ideal.
Sistemas eletrónicos altamente sofisticados
A XSR900 está equipada com um dos mais impressionantes sistemas de controlo eletrónicos alguma vez vistos na categoria Sport Heritage. Em 2015, a R1 abriu novos caminhos com a sua eletrónica de ponta, e 6 anos depois, este sistema foi desenvolvido, aprimorado e “miniaturizado”.
No coração do novo sistema da XSR900 está uma Unidade de Medição de Inércia de 6 eixos (IMU) que utiliza dois sensores para medir a velocidade de três eixos e a aceleração de três eixos. Esta nova unidade é 50% menor e 40% mais leve do que o design original da R1 de 2015, enviando dados à ECU que informam as três ajudas ao piloto: Sistema de controlo de tração sensível a inclinação, sistema de controlo de deslizamento (SCS) e o sistema de controlo de elevação da roda dianteira (LIF).
O grau de intervenção do Sistema de Controlo de Tração é calculado pela IMU em relação ao grau de inclinação, e o motociclista pode selecionar um dos três modos de intervenção ou até mesmo desligar completamente o sistema.
O Sistema de Controlo de deslizamento (SCS) foi uma revelação quando os proprietários da R1 estavam entre os primeiros pilotos a experimentá-lo em ação. É um ativo extremamente valioso para qualquer piloto desportivo e dá o maior grau de controlo. Quando uma derrapagem lateral da roda traseira é prevista pela IMU, a potência do motor é ajustada para manter a tração. Tal como acontece com o TCS, existem três níveis de intervenção, bem como um interruptor para o desligar.
O LIF é um sistema anti-cavalinho que ajuda a suavizar o comportamento da máquina quando se acelera arduamente, o LIF é projetado para trabalhar em harmonia com os outros sistemas de controlo eletrónico.
O sistema de controlo do travão da XSR900 controla e modera a pressão do travão dianteiro e traseiro para evitar bloqueios acidentais da roda. O BC1 é um tipo padrão de modo ABS que se ativa em situações de paragem de emergência quando em vertical, enquanto o BC2 é projetado para manter o controlo se a travagem de emergência for aplicada quando a XSR900 está inclinada a meio de uma curva.
O Sistema de Mudança Rápida (QSS) da XSR900 leva o desempenho a outro nível, permitindo que o condutor faça mudanças de aceleração sem embraiagem para uma ótima aceleração, bem como realizar passagens de caixa sem utilizar a embraiagem para melhorar a estabilidade e a entrada em curva.
A nova XSR900 apresenta quatro modos de potência do motor no Modo D, em comparação com os três do modelo anterior. O modo 1 é o modo de potência máxima mais agressivo, enquanto os modos 2, 3 e 4 proporcionam graus de resposta progressivamente mais suaves em resposta às condições de condução adequadas.
Enquanto a anterior XSR900 foi equipada com um Acelerador Controlado de Chip Yamaha (YCC-T), o novo modelo leva a tecnologia um passo mais além com a adição de um sensor de posição de aceleração do tipo R1 (APSG). Este é um sistema completo de “ride-by-wire” com um sensor no punho acelerador que replica a sensação tradicional da mola do acelerador, e elimina a necessidade de quaisquer cabos.
Outra novidade na XSR900 é o Cruise Control, este sistema facilmente programável torna as viagens mais longas ainda mais agradáveis, e tem a vantagem adicional de permitir que o motociclista observe limites de velocidade sem ter de olhar constantemente para longe da estrada à frente e verificar a velocidade.
A XSR900 estará disponível em Legend Blue, ciano e amarelo com suspensão e rodas de cor dourada, e também em Midnight Black com destaques vermelhos e suspensão e manetes pretos.
As entregas aos concessionários começarão em Março de 2022. Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha no seu país para obter mais informações.