O mundo digital é atualmente o cenário preferido pelos grandes fabricantes de motos para apresentarem as suas novidades. E foi precisamente através de um dos maiores canais digitais, o YouTube, que a marca japonesa com sede em Iwata apresentou o seu programa elétrico denominado Yamaha Switch On.
Durante a transmissão da apresentação do Yamaha Switch On foi possível ouvir da boca de Eric de Seynes, responsável máximo da Yamaha Motor Europe, quais são os planos para o futuro amigo do ambiente e eletrizante. Esses planos incluem duas scooters elétricas. A primeira reaviva o nome Neo’s, a scooter da Yamaha que conhecemos há alguns anos, mas com motor a combustão interna.
De acordo com as informações reveladas agora e que nos permitem aceder aos primeiros detalhes do programa Yamaha Switch On, a scooter Neo’s elétrica será uma versão equivalente a um ciclomotor de 50 cc. Esta Neo’s elétrica será mais acessível e prática de utilizar e deriva do protótipo E02 que foi apresentado no Salão de Tóquio em 2019.
Mas o detalhe mais importante da apresentação do programa Yamaha Switch On é a segunda scooter elétrica. A Yamaha aproveitou o protótipo E01, que também foi mostrado no certame nipónico, como base para uma scooter elétrica com motorização que a coloca em igualdade de performance com as rivais de 125 cc equipadas com motor a combustão.
Em relação a esta versão mais potente a Yamaha não revela ainda a sua denominação comercial. No entanto, sabemos já que para garantir o seu funcionamento em condições reais, a marca japonesa já realizou um acordo estratégico que permitirá testar algumas unidades desta scooter elétrica numa grande cidade europeia.
Estas duas scooters elétricas, ou pelo menos a versão equivalente a 50 cc, serão apresentadas nos próximos dias. De acordo com algumas informações que a revista MotoJornal conseguiu obter, tudo indica que a estreia mundial será a 10 de março.
Nesta apresentação do programa elétrico Yamaha Switch On, e para além do ênfase dado por Eric de Seynes e outros apresentadores convidados para os produtos elétricos como as e-bike com motor Yamaha, altamente bem-sucedidas em termos de vendas na Europa, talvez o maior destaque em termos de mobilidade urbana zero emissões seja a apresentação do concept B01.
Esta proposta híbrida mistura conceitos e elementos que encontramos numa bicicleta elétrica com funcionalidade S-Pedelec (pedalada assistida eletricamente e motor elétrico que pode atingir os 45 km/h) e uma moto “off-road” adaptada ao meio urbano.
O concept Yamaha B01 foi desenvolvido em parceria com a Fantic Motor e Motori Minarelli, parceiros de longa data da marca japonesa. De acordo com Eric de Seynes, este novo conceito de mobilidade pessoal urbana e amiga do ambiente deverá passar à fase de produção em 2023.
O próprio dirigente francês mostra-se muito empolgado com este programa Yamaha Switch On: “A Yamaha está contente por expandir a sua gama de mobilidade pessoal e abrir um novo capítulo na história da empresa. Apoiada pela capacidade de engenharia de reconhecida mundialmente e apoiada numa rede de concessionários profissional, a introdução destes novos produtos elétricos e serviços associados irá inspirar toda uma nova geração de clientes”, refere Eric de Seynes.