Yamaha Ténéré 700, finalmente aqui está

A Yamaha Ténéré 700 está finalmente pronta para venda e nós vamos testá-la já amanhã na apresentação internacional em Espanha. Ficam aqui os seus detalhes.

Yamaha Tenere 700

Demorou mas valeu a pena a espera. É o que se pode dizer do resultado final do longo desenvolvimento da Yamaha Ténéré 700. Conceito apresentado pela primeira vez num protótipo em 2016, o T7, a Ténéré demorou três anos a chegar à versão final de produção que agora vamos poder testar. Foi uma esperar de tal forma demorada que se transformou em piada. Mas a moto está aqui finalmente e tem uma aparência que faz esquecer toda a demora.

Pronta para enfrentar o território selvagem, como seu nome tuaregue indica, a Ténéré 700 tem por base o motor cilíndrico CP2 que tanto sucesso tem feito nas linhas MT e XSR. Esta unidade de 689 cc é a mesma mas tem afinações de alimentação pensadas para a utilização mais aventureira a que se destina a Ténéré. A caixa de admissão de ar e sistema de escape foram redesenhados e a trasmissão final é ligeiramente mais curta. Este motor é conhecido pela sua grande disponibilidade, resposta linear e binário. Tem uma resposta rápida ao acelerador que deverá garantir excelentes prestações a este modelo, quer dentro como fora de estrada. O seu comportamento é tão controlável que a Yamaha optou por não ter qualquer ajuda electrónica, o que ajudou a reduzir o preço final.

Mas é para a utilização fora de estrada que a Ténéré foi desenvolvida e o seu quadro atesta isso. É uma estrutura nova que procura ser leve e resistente, para enfrentar condições duras de utilização e ser eficaz. As suspensões de longo curso da Ténéré 700 são a prova de que esta é uma verdadeira moto de aventura. A forquilha dianteira com barras de 43 mm tem 210 mm de curso e ajuste total de amortecimento. Com um braço oscilante em alumínio e amortecedor com regulação remota, a suspensão traseira oferece 200 mm de curso que, tal como o sistema de suspensão dianteiro, foi concebido para superar as condições de condução todo-o-terreno mais difíceis. Com este conjunto é possível ter uma distância entre eixos de 1590 mm e 240 mm de altura livre ao solo. O sistema de travagem é constituído por dois discos dianteiros ondulados de 282 mm e um disco traseiro ondulado de 245 mm pensado para uso em estrada ou em terra. Quando se está a conduzir fora de estrada, temos a opção de desativar temporariamente o ABS sempre que necessário.

À semelhança da suspensão dianteira e traseira, as jantes de raios demonstram claramente que esta moto foi construída a pensar na condução todo-o-terreno séria. Com a sua capacidade para absorver de forma eficaz os impactos contínuos sofridos ao conduzir em terrenos difíceis, estas jantes leves aliam-se à suspensão de longo curso para proporcionar excelente performance de maneabilidade e controlo. Os pneus Pirelli Scorpion Rally STR são equipamento de série e, uma vez que a Ténéré 700 inclui uma combinação de jante dianteira de 21 polegadas e jante traseira de 18 polegadas, é possível instalar uma grande variedade de pneus de acordo com os requisitos, desde um padrão enduro puro, para condução predominantemente todo-o-terreno, até pneus de piso misto, para maior versatilidade.

A ergonomia é fundamental numa moto que se quer que seja boa em utilização fora de estrada. O assento estreito e quase plano é fundamental para permitir uma boa movimentação do nosso peso ao longo da moto. A altura deste ao solo é de 880 mm e a carenagem e o depósito são compactos e estreitos para garantir uma mais agilidade. A nova Ténéré 700 está equipada com um conjunto de faróis com um visual distinto que é uma derivação directa das mais recentes motos de rali de fábrica da Yamaha e do protótipo T7. Um total de quatro faróis LED estão protegidos por uma viseira transparente. Com duas luzes de presença LED na base, esta frente garante um visual de robustez e funcionalidade que expressa bem o caráter desta nova moto de aventura.

Outro exemplo de como a nova Ténéré 700 foi desenvolvida inspirada no rali são os instrumentos compacto. Localizado centralmente atrás do para-brisas numa posição alta para excelente visibilidade, este painel de instrumentos leve apresenta uma grande diversidade de informações que podem ser absorvidas sem ter de tirar os olhos da estrada ou da pista. O visor LCD multifunções inclui informações que incluem a relação das mudanças, o nível de combustível, dois conta-quilómetros parciais e estimativa da autonomia de combustível, bem como o consumo médio e imediato de combustível, entre outras. Esta estrutura foi concebido para acomodar ainda dispositivos de navegação de terceiros, permitindo adicionar equipamento para satisfazer as nossas necessidades, incluindo GPS, leitores de rotas e smartphones.

Este modelo está já à venda online, sistema que vai estar aberto até 31 de Julho. Quem comprar através deste circuito, será dos primeiros a receber a moto, que começam a ser entregues em Julho e pela ordem de compra. O preço para quem comprar já é de 9700 euros, 10277 euros chave na mão. A partir de Setembro a venda passará a ser feita pelo circuito normal e o preço da Ténéré será de 9900 euros.