Depois do sucesso que as primeiras MT-09 apresentaram a Yamaha decidiu lançar um modelo com a mesma base, mas com características mais turísticas. Quando foi lançada há três anos, a Tracer 900 logo se estabeleceu como uma referência na classe em rápida expansão de menos de 1000cc . O seu motor tricilíndrico de carácter muito próprio, os aspecto práticos, uma excelente maneabilidade e baixo peso e uma boa capacidade de lidar com as longas distâncias tornaram a Tracer 900 num sucesso.
Para 2018, a equipa de designers da Yamaha concentrou-se em reforçar os pontos fortes e mais apreciados pelos clientes da Tracer 900. Por outro lado introduziu uma série de atualizações e mudanças que visam aumentar o potencial turístico da mota, assim como oferecer um produto de elevada qualidade ainda mais requintado.
Manutenção de um sucesso
A moderna Tracer 900 tornou-se num dos modelos mais vendidos da Yamaha com mais de 35 000 unidades vendidas. Se existe um elemento-chave que explica o seu sucesso generalizado, é o facto de uma moto muito polivalente que tem a capacidade de se destacar nos mais variados os papéis, desde viagens de longa distância à condução desportiva e às deslocações diárias. Com o adorado motor CP3 de 847cc da Yamaha, cujo binário linear forte torna a Tracer 900 tão agradável de conduzir, este versátil modelo responde a muitas das necessidades tanto de motociclistas quem vêem de um passado de desportivas como dos que tiveram antes motos de aventura.
O três cilindros mantém as prestações, com uma potência máxima de 115 cv e um binário de 87,5 Nm. A electrónica continua a ser de bom nível. Fazendo uso do acelerador electrónico, a Tracer 900 tem diferentes mapas de resposta do motor e controlo de tracção com dois níveis e que pode ser desligado.
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem]
[hotspotitem]
[/hotspotitem][/cq_vc_hotspot]
FICHA TÉCNICA
Tipo | 3 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas |
---|---|
Cilindrada | 847 cc |
Diâmetro/Curso | 78 mm x 59,1 mm |
Potência máxima | 115 CV/10.000 rpm |
Binário máximo | 87,5 Nm/8.500 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica, acelerador electrónico |
Compressão | 11,5:1 |
Escape | Sistema de escape 3-1 |
Embraiagem | Multidisco, banho de óleo |
Transmissão final | corrente |
Caixa de velocidades | 6 velocidades |
[/vc_toggle][vc_toggle title=”CICLÍSTICA” style=”rounded” color=”orange”]
Quadro | dupla trave, diamante, em alumínio |
---|---|
Braço oscilante | braço oscilante em alumínio |
Angulo de direcção | 24 graus |
Trail | 10o mm |
Pneu dianteiro | 120/70 R 17 |
Pneu traseiro | 180/55 R 17 |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida, totalmente regulável |
Suspensão traseira | Monoamortecedor, totalmente regulável |
Travão dianteiro | Dois discos de 298 mm, pinças monobloco de montagem Radial, com ABS |
Travão traseiro | Disco de 245 mm, com ABS |
[/vc_toggle][vc_toggle title=”PESO E DIMENSÕES” style=”rounded” color=”orange”]
Altura | 1375 (1430 max) mm |
---|---|
Altura do assento | 850/865 mm |
Distância entre eixos | 1500 mm |
Comprimento Total | 2.160 mm |
Angulo de direcção | 24 º |
Trail | 102 mm |
Peso em ordem de marcha | 215 kg (malas e suportes +12 kg) |
Capacidade do depósito | 18 l |
[/vc_toggle]
Tracer 900, elevada a um nível superior
Muito apreciada pelos seus proprietários pela sua agilidade, as Tracer sempre foram também reconhecidas pela sensibilidade da sua direcção. Em certas condições a lata velocidade a sua direcção poderia apresentar ligeiras oscilações. Para resolver essa característica a nesta renovada Tracer, o braço oscilante foi redesenhado. Este está mais longo em o amortecedor foi alterado. No quadro destaca-se ainda o sub-quadro que também sofreu actualizações para permitir a instalação das malas laterais de forma simples e integrada.
Embora mantenha as mesmas linhas, todas as carenagens da Tracer 900 foram alvo de actualizações de forma a modernizar a imagem do modelo. Uma nova entrada de ar na carenagem dianteira oferece uma aparência mais requintada. O design dos painéis laterais do depósito de combustível e traseira também foram revistos para melhorar o estilo geral. Tem um para-brisas mais largo que oferece uma melhor proteção contra a deslocação do ar na parte superior do corpo para uma viagem mais descontraída e agradável. Tem ajuste da altura manual, que pode ser facilmente configurado para a posição desejada com apenas uma mão e em andamento.
Conforto melhorado para o condutor e passageiro
Ambos os bancos do condutor e do passageiro são novos no modelo de 2018 e, além de oferecerem maiores níveis de conforto, as caraterísticas premium da Tracer 900 também foram melhoradas. A altura do banco do condutor pode ser adaptada em 2 posições, alta e baixa, para acomodar o seu estilo de condução pessoal e estatura. Além disso, possui uma proteção do depósito para aumentar o conforto do condutor em viagens mais longas. Para maior conforto do passageiro, o modelo de 2018 também possui um conjunto de apoio dos pés do passageiro revisto, juntamente com as renovadas pegas. A Tracer 900 também beneficia de um guiador mais estreito juntamente com proteções para as mãos mais estreitas e leves. O novo guiador ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar em velocidades mais altas e a largura reduzida também ajuda a melhorar as capacidades navegar no trânsito de cidade.
Tracer 900 GT 2018
A Tracer 900GT junta-se à gama da Yamaha em 2018, uma nova versão que oferece uma melhores características e equipamento, face ao modelo base. Desenvolvida a partir da Tracer 900 e partilhando as mesmas atualizações de especificação de 2018, a Tracer 900GT foi concebida para oferecer um melhor pacote a um preço competitivo. Um dos aspectos que sobressai de imediato é estada equipada de série com malas laterais rígidas de 22 litros. Estas são facilmente removíveis, e têm um acabamento da mesma cor da mota, estando assim sempre pronta para arrancar de viagem. O painel de instrumentos utiliza um moderno TFT a cores, com uma ampla gama de informações, incluindo o indicador de posição da mudança engrenada, a temperatura ambiente, a temperatura do líquido de refrigeração, o modo de condução atual, e o indicador do nível e do consumo de combustível.
Suspensão premium
A Tracer 900GT está equipada com um conjunto de suspensões melhoradas face ao modelo base. Possui uma forquilha dianteira totalmente ajustáveis e têm um acabamento dourado específico. Atrás o monoamortecedor é também totalmente regulável e tem um comando remoto para facilitar o ajuste. Assim fica facilitada a configuração de suspensão simples ao transportar um passageiro ou bagagem, uma forma rápida e eficaz para configurar a moto.
O sistema de mudanças rápidas da Tracer 900GT (quick-shift), permite ao motociclista realizar a selecção das mudanças sem recurso à embraiagem. Com base no sistema usado na última MT-09, o QSS oferece a esta Sport Tourer um caráter ainda mais entusiasmante, prático e confortável.
A Tracer 900GT também beneficia da instalação de um sistema de controlo da velocidade de cruzeiro de série. É o mesmo sistema que é usado na MT-10, e pode ser configurado para controlar a velocidade de cruzeiro quando em 4ª, 5ª e 6ª velocidade, entre os 50 km/h e os 180 km/h. Este sistema funciona através de um interruptor no lado esquerdo do guiador e pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade de cruzeiro em incrementos de 2 km/h.
Preço e disponibilidade da Tracer 900
Com duas opções de cores, a Nimbus Grey e a Tech Black a versão base da Tracer 900 está já disponível no mercado português, com um preço de 10.595 euros. No caso da versão mais equipada a Tracer 900 GT existem três decorações possíveis, a Nimbus Grey, Midnight Black e a Phantom Blue. Esta versão só chega a Portugal no final de Maio e o seu preço sobre para os 12.595 euros.