A Yamaha Tricity 125 evolui em 2022 na sua motorização, soluções técnicas e apontamentos estéticos, além de chegar com um chassis refinado para aumentar a sensação de conforto e estabilidade.
Desde o seu lançamento em 2014, este veículo de mobilidade urbana de 3 rodas seduziu uma legião de fãs entre os motociclistas independentes, focados no estilo e qualidade.
Para 2022, a Yamaha Tricity 125 é exclusiva ao ser o único modelo de 3 rodas oferecido por qualquer fabricante na importante categoria de 125 cc e por ser acessível com uma carta de condução B. Esta scooter compacta e ágil é uma proposta apelativa para os condutores que procuram uma mobilidade urbana prática e acessível.
Leia também: Teste Yamaha Tricity 300
Equipada com instrumentos conectados que permitem ao motociclista ver as notificações do smartphone e das redes sociais, a Tricity 125 oferece a mobilidade e a agilidade de uma scooter convencional, combinada com a qualidade de condução líder na sua categoria e um caráter de manuseamento confiante associado à configuração de 3 rodas.
Novo motor EURO5 Blue Core
Para 2022, a nova Tricity 125 está equipada com o mais recente motor em conformidade com a norma EURO5, que minimiza as emissões ao mesmo tempo que assegura uma performance altamente eficiente.
Com um pistão forjado duradouro e uma nova conceção da cabeça do cilindro, bem como uma válvula de admissão de maior dimensão e um aumento da relação de compressão, o novo motor da Tricity 125 conta com a tecnologia Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha que assegura uma boa aceleração com uma performance dinâmica e uma redução do consumo de combustível.
Nova Unidade de Controlo do Gerador Arrancador e sistema inteligente Motor-Gerador
A nova Yamha Tricity 125, nesta evolução de 2022, está equipada com uma Unidade de Controlo do Gerador Arrancador (SGCU) de 32 bits que se integra totalmente nas funções elétricas e eletrónicas do novo motor, incluindo a alimentação de combustível, a geração de energia e o sistema Start & Stop para assegurar uma performance mais ecológica.
Esta SGCU também regula o novo sistema Motor-Gerador Inteligente do motor, que combina numa unidade compacta as funções separadas de gerador e de motor de arranque, que eram usados no modelo anterior.
Este novo sistema Motor-Gerador Inteligente faz rodar a cambota diretamente (eliminando o ruído das engrenagens do sistema anterior), o que assegura arranques e re-arranques extremamente silenciosos e rápidos.
Novo sistema Stop & Start silencioso e inteligente
O sistema de arranque mais silencioso e mais eficiente do motor é uma funcionalidade particularmente importante que complementa o novo sistema Stop & Start da Tricity 125. Assim, esta scooter urbana acessível torna-se menos intrusiva e mais divertida de conduzir no trânsito das cidades.
O sistema Stop & Start foi concebido para desligar o motor quando a Tricity 125 está parada nos semáforos e a máquina é reiniciada automaticamente quando o acelerador é rodado. Para otimizar a eficiência, a SGCU monitoriza permanentemente as condições de condução e evita as paragens e arranques demasiado frequentes em situações como o trânsito congestionado, em que a máquina pode parar e arrancar em intervalos de poucos segundos.
Design de 3 rodas estável com duas rodas dianteiras inclináveis
O que distingue a Tricity 125 na categoria de 125 cc é o design de 3 rodas, com duas rodas dianteiras inclináveis que melhoram a sensação de estabilidade, quer esteja a conduzir em linha reta ou em curva.
A combinação dos elevados níveis de tração proporcionados pelos dois pneus dianteiros com a postura confiante do design de 3 rodas assegura uma experiência de condução única. Por isso, a Tricity 125 é uma escolha ideal para os novos condutores, bem como para os que podem estar a mudar das 2 rodas para as 3 rodas.
Sistema de direção LMW Ackermann otimizado
Com o mesmo design da biela básico que o sistema utilizado na prestigiada moto NIKEN Sport Tourer e na Tricity 300, o sistema de direção LMW Ackermann exclusivo da Yamaha na mais recente Tricity 125 foi otimizado para 2022 e conta com uma disposição revista, com o eixo de apoio ligeiramente desviado em relação ao eixo de direção. Este design mais recente assegura que as rodas dianteiras esquerda e direita descrevem sempre um arco concêntrico, mesmo com uma grande inclinação, o que confere uma sensação mais natural e intuitiva, e facilita aos condutores a manutenção da linha escolhida.
As duas rodas dianteiras da Tricity 125 e o design revisto dos tirantes dianteiros promovem a sensação de confiança na condução, sobretudo em superfícies molhadas ou irregulares. Este aspeto do caráter da Tricity 125 é muito importante para os principiantes com uma carta de condução B, que estão a mudar para uma Tricity 125 em detrimento de um automóvel ou dos transportes públicos, e que poderão ter uma experiência limitada de condução em 2 rodas.
Novo quadro para um conforto de condução de excelência e uma sensação de estabilidade
A Tricity 125 está equipada com um novo design de quadro que inclui várias melhorias, incluindo uma maior distância entre eixos de 60 mm e apoios de motor revistos, que visam obter um melhor equilíbrio global e proporcionar um maior conforto e diversão na condução.
Apesar de apresentar o mesmo design fundamental que o modelo anterior, o design de 2022 conta com níveis mais elevados de rigidez torsional e longitudinal, a par de um nível de flexão regulado de forma precisa que contribui para a sensação de condução natural da scooter. Juntamente com as características de condução revistas do mais recente sistema LMW Ackermann, o quadro desenvolvido recentemente proporciona uma excelente qualidade de condução com elevados níveis de conforto, mesmo quando conduz em superfícies irregulares ou empedradas.
Melhoria da suspensão traseira com dois amortecedores
Para desfrutar de uma condução de alta qualidade a par de excelentes propriedades de absorção dos impactos, o sistema de suspensão traseira com dois amortecedores foi refinado para se adaptar ao design revisto do quadro.
O comprimento total dos amortecedores traseiros foi aumentado para proporcionar 90 mm de curso de suspensão suave e progressivo que assegura um excelente conforto para o condutor e o passageiro. A constante de força da mola e a força de amortecimento também foram aumentadas, o que resulta num funcionamento estável da suspensão traseira, mesmo quando transporta um passageiro e conduz em ruas urbanas de má qualidade.
Sistema de Travagem Unificado (UBS) Otimizado
Para proporcionar paragens confiantes e controladas, a Tricity 125 está equipada com um Sistema de Travagem Unificado (UBS) que distribui automaticamente a força de travagem para as rodas dianteiras e traseira quando o travão traseiro é acionado. Na Tricity 125 de 2022, a distribuição da força de travagem entre os travões dianteiro e traseiro foi otimizada para assegurar uma potência de paragem suave e estável.
Novo painel de instrumentos LCD com conectividade para smartphone
Os condutores da Tricity 125 podem manter-se conectados quando estão em movimento. Basta descarregar a aplicação MyRide gratuita da Yamaha para o smartphone e emparelhá-lo com a scooter ao introduzir o número VIN. Depois de conectado, o condutor pode ver notificações em tempo real das chamadas recebidas, das redes sociais, e das mensagens de e-mail e de texto do smartphone nos novos instrumentos LCD para se manter em contacto.
Os proprietários da Tricity 125 também podem utilizar a aplicação MyRide para consultarem uma série de dados, como o consumo de combustível. Os condutores também podem comparar dados de condução com outros utilizadores da Yamaha MyRide, partilhar as suas experiências de condução e exportar as informações das viagens, bem como ligar-se a outros MyRiders para ver fotografias, comparar rotas e conhecer novos lugares para visitar.
Os novos instrumentos conectados foram desenvolvidos a partir do design utilizado na Tricity 300 de maior dimensão e contam com uma série de informações de fácil leitura sobre o funcionamento da máquina, bem como as notificações do smartphone mencionadas anteriormente. O novo design sublinha a tecnologia partilhada na gama Tricity e reforça a aparência e sensação premium deste exclusivo modelo urbano para a carta de condução B.
Ignição sem chave Smart Key
Para uma maior comodidade, a Tricity 125 pode ser utilizada sem chave quando o condutor transporta consigo a Smart Key num bolso, numa carteira ou numa mochila.
A máquina deteta a presença da Smart Key e permite ao condutor ligar e desligar, ligar o motor, desbloquear o guiador e abrir o banco. É uma funcionalidade pequena, mas útil que contribui para uma condução mais agradável.
Plataforma para os pés alargada/Apoio para os pés do passageiro melhorado/Feixe luminoso dos faróis mais amplo
O conforto do condutor e do passageiro são a prioridade na Tricity 125. E o modelo de 2022 conta com uma plataforma para os pés mais ampla com mais espaço à frente que permite ao condutor adotar a posição de condução mais relaxada.
Outra melhoria é o novo design dos apoios dos pés do passageiro, que são mais fáceis de rebater. E para desfrutar de uma excelente iluminação noturna, o refletor dos faróis foi refinado para proporcionar uma dispersão de luz mais ampla em médios e em máximos.
Melhorias de estilo nos pormenores e novas cores
Com um estilo desportivo e contemporâneo que destaca o caráter moderno, leve e ágil, a Tricity 125 é um dos modelos mais distintos na categoria de scooters de 125 cc. As subtis revisões da carenagem à volta da Plataforma para os pés e do interruptor de ignição principal, bem como o novo design do guarda-lamas traseiro, foram introduzidos para fazer face às várias alterações técnicas ao novo chassis.
A silhueta lateral da Tricity 125 reforça a sensação de performance e a estabilidade da frente da máquina, e transmite aos potenciais proprietários a acessibilidade universal e facilidade de utilização desta scooter urbana.
A Yamaha Tricity 125 que agora evolui em 2022 estará disponível em duas novas cores: Petrol Blue e Sand Grey, e em Matt Grey.
Saiba mais sobre esta Tricity 125 junto de um concessionário oficial da Yamaha, ou visite o site oficial da marca.