Yamaha vai usar madeira no fabrico de motores!

A Yamaha anunciou que a partir de 2024 utilizará uma resina especial de madeira em componentes de motores de motos de água.

yamaha

Num mundo com uma consciência ambiental mais ativa, os fabricantes de motos continuam a explorar novos caminhos rumo a um motociclismo mais ecológico e sustentável. E a Yamaha está a liderar essa procura por um “eco motociclismo”, não apenas através de scooters elétricas, mas também através de inovações no fabrico dos componentes dos seus motores. A grande novidade a este nível é a utilização de madeira!

De acordo com a marca japonesa, a partir de 2024 alguns componentes dos seus motores usados em motos de água serão fabricados a partir de madeira. Bom, na realidade não veremos madeira a ser diretamente aplicada aos motores, mas sim um compósito de resina derivado da madeira.

O novo compósito desenvolvido pela Yamaha é conhecido como CNF – Cellulose Nanofiber Resin Composite. Em português podemos dizer que é um Compósito de Resina de Nanofibra Celulósica.

yamahaA grande vantagem deste compósito CNF desenvolvido pela Yamaha é a sua leveza, pois, de acordo com a marca de Iwata, apresenta um peso cerca de 25% mais leve do que as atuais resinas utilizadas para fabricar componentes dos motores. As fibras de madeira são aplicadas a materiais como o polipropileno, utilizam menor quantidade de plástico, e o seu processo de fabrico emite menos CO2 (dióxido de carbono).

Por outro lado, as peças fabricadas com recurso à resina CNF são recicláveis, podendo ser reaproveitadas pelo fabricante na produção de novos componentes de motores.

Ainda de acordo com a Yamaha, o CNF não será aplicado aos principais elementos mecânicos de um motor. Continuaremos a ver motores fabricados em aço, alumínio ou todo o tipo de metais exóticos como titânio ou magnésio. A ideia será aplicar esta resina CNF sustentável a componentes como termostatos, bombas de água ou polias.

Neste momento apenas está prevista e confirmada a utilização do CNF nos motores de motos de água, já a partir de 2024. Porém, a ideia da Yamaha será conseguir evoluir este material de forma a poder aplicar o compósito CNF a motores de motos. Ou seja, eventualmente poderemos ter o motor de uma YZF-R1 a usar elementos derivados de madeira.

Refira-se ainda que a Yamaha não está sozinha neste projeto. O fabricante de motos associou-se aos compatriotas da Nippon Paper Industries, empresa sediada em Tóquio. As duas empresas anunciaram também que esta será a primeira vez que o CNF será usado em larga escala e num produto disponível ao público, e que estão já a trabalhar para desenvolver outros tipos de materiais derivados deste inovador compósito de resina de madeira.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução do projeto CNF desenvolvido pela Yamaha.