Num mundo com uma consciência ambiental mais ativa, os fabricantes de motos continuam a explorar novos caminhos rumo a um motociclismo mais ecológico e sustentável. E a Yamaha está a liderar essa procura por um “eco motociclismo”, não apenas através de scooters elétricas, mas também através de inovações no fabrico dos componentes dos seus motores. A grande novidade a este nível é a utilização de madeira!
De acordo com a marca japonesa, a partir de 2024 alguns componentes dos seus motores usados em motos de água serão fabricados a partir de madeira. Bom, na realidade não veremos madeira a ser diretamente aplicada aos motores, mas sim um compósito de resina derivado da madeira.
O novo compósito desenvolvido pela Yamaha é conhecido como CNF – Cellulose Nanofiber Resin Composite. Em português podemos dizer que é um Compósito de Resina de Nanofibra Celulósica.
A grande vantagem deste compósito CNF desenvolvido pela Yamaha é a sua leveza, pois, de acordo com a marca de Iwata, apresenta um peso cerca de 25% mais leve do que as atuais resinas utilizadas para fabricar componentes dos motores. As fibras de madeira são aplicadas a materiais como o polipropileno, utilizam menor quantidade de plástico, e o seu processo de fabrico emite menos CO2 (dióxido de carbono).
Por outro lado, as peças fabricadas com recurso à resina CNF são recicláveis, podendo ser reaproveitadas pelo fabricante na produção de novos componentes de motores.
Ainda de acordo com a Yamaha, o CNF não será aplicado aos principais elementos mecânicos de um motor. Continuaremos a ver motores fabricados em aço, alumínio ou todo o tipo de metais exóticos como titânio ou magnésio. A ideia será aplicar esta resina CNF sustentável a componentes como termostatos, bombas de água ou polias.
Neste momento apenas está prevista e confirmada a utilização do CNF nos motores de motos de água, já a partir de 2024. Porém, a ideia da Yamaha será conseguir evoluir este material de forma a poder aplicar o compósito CNF a motores de motos. Ou seja, eventualmente poderemos ter o motor de uma YZF-R1 a usar elementos derivados de madeira.
Refira-se ainda que a Yamaha não está sozinha neste projeto. O fabricante de motos associou-se aos compatriotas da Nippon Paper Industries, empresa sediada em Tóquio. As duas empresas anunciaram também que esta será a primeira vez que o CNF será usado em larga escala e num produto disponível ao público, e que estão já a trabalhar para desenvolver outros tipos de materiais derivados deste inovador compósito de resina de madeira.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a evolução do projeto CNF desenvolvido pela Yamaha.