A Yamaha Motor Europe criou uma R1 muito especial, que rodou no Estoril na última ronda do Mundial de SBK. Em homenagem a Fabrizio ‘Piro’ Pirovano, a marca japonesa fez uma réplica da moto do antigo pilotos, com as características cores branco e rosa.
Porquê? Porque foi precisamente no Estoril, em 1993, que ‘Piro’ alcançou a sua 10.ª e última vitória no Mundial de Superbike, terminando essa temporada em quarto no campeonato.
Depois disso ainda passou pelas Supersport, antes deste passar a Campeonato do Mundo, conquistando o título em 1998.
Fabrizio Pirovano faleceu em Junho de 2016, com um tumor hepático.
A réplica da Superbike de Priovano foi pilotada numa volta de exibição no Estoril por Alessandro Gramigni; presentes estiveram também a sua viúva Silvia e das suas duas filhas, Michela e Francesca. Agora a moto está a ser leiloada e o dinheiro angariado será entregue à Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, uma uma instituição de pesquisa para a cura do cancro que tem contado com o apoio da família Pirovano.
A será entregue tal como foi usada no Estoril, ou então na versão homologada para a estrada, mas com as carenagens Piro Replica, escape Akrapovič de competição e slicks Pirelli como kit.
O leilão decorre no eBay até ao dia 1 de Novembro, e podem fazer as vossas licitações aqui.