Muito já se falou sobre a ruptura de Johann Zarco com a Red Bull KTM em resultado da sua dificuldade em se adaptar à RC16, contudo ainda não tínhamos ouvido o francês falar pessoalmente sobre o momento que vive.
Em entrevista à estação de rádio gaulesa RMC, Zarco explicou de viva voz a frustração com o seu desempenho nesta época e inclusive refere que Miguel Oliveira, sendo menos experiente e um novato, tem feito melhor.
“Desde o início do Campeonato de MotoGP de 2019 tentei adaptar-me à moto. Eu sabia que seria difícil, mas esperava melhorar constantemente. Após 8 meses de trabalho, tenho que admitir, no entanto, que não dei nenhum passo em frente. Agora percebo que, se não fizer o meu trabalho com um sorriso, saio da moto infeliz e frustrado.
Quando percebi isso, disse a mim mesmo ‘quero sair dessa situação’. Por isso falei abertamente com a KTM e anunciei que não queria continuar no próximo ano. Foi uma escolha muito difícil porque significa saber que podes não ter uma moto alternativa na categoria rainha, e ficar sem salário.
Eu quebrei uma ponte sem ter uma nova na minha frente, mas também percebi que este sentimento negativo não me iria permitir fazer nada em 2020.
Tenho sorte: eu vivo e trabalho com uma moto e para mim é a melhor coisa do mundo, mas não poderia continuar assim. Muitos pilotos fazem melhor que eu, incluindo Miguel Oliveira apesar de ter menos experiência e ser um novato “.
Outros artigos:
Aquisição motos eléctricas: 75% dos apoios ainda disponíveis