A Zontes conta na sua gama com diversas opções de scooters, mas até agora essas propostas estavam ligadas ao segmento sport-turismo, se assim podemos definir as 125M e 310M. Porém, a marca do grupo Tayo tem ambições de conquistar outros segmentos de mercado, nomeadamente as scooters GT ou Grand Turismo. E para isso apresenta agora a nova Zontes 350E.
Esta Zontes destaca-se pelas suas carenagens volumosas, com linhas mais fluídas, típicas de uma scooter GT, que permitem adivinhar que a 350E oferece ao condutor e passageiro uma elevada proteção aerodinâmica, característica necessária para se poder enfrentar as estradas mais abertas em maior conforto.
Para além do para-brisas generoso, toda a carenagem dianteira envolve o conjunto e termina num largo escudo que protege as pernas do condutor. O para-brisas é ajustável em altura através de um mecanismo elétrico, pelo que se necessário o condutor pode ajustar a proteção ao seu gosto.
Embora o túnel central seja volumoso, a Zontes garante que a plataforma da 350E, quer seja a horizontal ou mesmo a inclinada, tem espaço suficiente para o condutor posicionar confortavelmente os pés e pernas, permitindo também, em conjunto com o assento baixo a 765 mm, oferecer uma posição de condução descontraída.
Para um maior ajuste da posição de condução, o guiador, onde encontramos comandos iluminados para fácil manuseamento mesmo em condições de menor visibilidade, como à noite, é ajustável em duas posições.
O referido túnel central tem maiores dimensões do que o habitual, pois no seu interior encontramos o grande depósito de combustível, com a Zontes 350E a albergar nada menos do que 16 litros de gasolina no seu interior, o que permite então adivinhar uma autonomia bastante interessante.
O motor é um monocilíndrico de 349 cc, que deriva da gama 310 da Zontes, e que agora disponibiliza 36 cv às 7.500 rpm e um binário máximo que atinge os 38 Nm às 6.000 rpm. Graças a uma centralina Bosch, a Zontes instala dois modos de condução – Eco ou Sport – que alteram a reposta do motor aos impulsos no acelerador.
As suspensões incluem forquilha com bainhas de 41 mm fixas a duas meses de direção, enquanto na traseira os dois amortecedores disponibilizam ajuste da pré-carga e contam com molas progressivas, em que a sua “dureza” é ajustada de acordo com o curso da mola, otimizando a absorção dos impactos e também da dinâmica do conjunto.
A travagem está a cargo da J.Juan, onde destacamos os grandes discos e as pinças de 4 pistões, que são auxiliadas pelo modulador de ABS para prevenir o bloqueio das rodas de 15 e 14 polegadas nos momentos de travagem mais forte ou em piso menos aderente. E por falar em menor aderência, refira-se que a Zontes 350E conta com sistema de controlo de tração, que é sempre uma mais-valia, particularmente nos dias de chuva.
Debaixo do assento cabem dois capacetes integrais, sendo que o acesso ao espaço de bagagem é facilitado graças ao amortecedor que permite manter o assento em posição aberta
Outros equipamentos que podem ser destacados nesta novidade são os grandes compartimentos para transporte de objetos no escudo frontal, as fichas USB para carregar equipamentos móveis, o painel de instrumentos TFT a cores onde o condutor poderá visualizar informações diversas, incluindo a pressão e temperatura dos pneus.
De acordo com as primeiras informações oficiais, a Zontes iniciará a comercialização da scooter 350E nas cores preto ou prata mate. O preço em Portugal está ainda por confirmar. Aguardamos que o importador da marca no nosso país, a Terra Bastos, confirma o valor e disponibilidade deste modelo.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!