A Yamaha Ténéré 700 também já faz “backflips”!

Dar a volta ao Mundo é fácil. Para a Yamaha Ténéré 700 parece que não existem limites, e a trail japonesa já faz “backflips”!

Da Yamaha Ténéré 700 já esperamos de tudo. Participar em provas de off road altamente competitivas, e vencer, competir em pistas de Motocross ou em trilhos de Enduro, percorrer milhares de quilómetros em viagens intermináveis à volta do Mundo. Enfim, a T7, nas suas mais diversas variantes, é uma companheira para grandes aventuras. Mas para fazer “backflips”? Pelos vistos também serve!

A modalidade de Freestyle MX ainda não foi explorada pela Yamaha Ténéré 700, e em particular as fantásticas manobras aéreas, realizadas a alturas incríveis. E das diversas manobras que existem no FMX, o “backflip” (a moto a rodar para trás) será das mais espetaculares.

Devido ao tamanho da Ténéré 700 poucos serão os atletas de FMX que arriscariam utilizar a trail japonesa numa manobra deste tipo. Basta pensar que o seu tamanho, mas principalmente devido ao seu peso que é sensivelmente o dobro do habitual numa moto de motocross adaptada para o FMX.

Mas existe sempre alguém disposto a tentar fazer algo pela primeira vez. E neste caso foi o ex-piloto de FMX, Jérémy Rouanet, que aceitou o desafio.

ténéré 700

A moto utilizada foi uma Ténéré 700 Rally Edition, cuidadosamente preparada nas instalações da Yamaha Rally Team. A equipa oficial da marca de Iwata instalou diversas peças do catálogo de acessórios GYTR:

– Apoios para os pés em titânio

– Tampa da embraiagem

– Caixa do filtro de ar

– Kit de filtro de ar

– ECU estágio 1 da GYTR

– Kit mesa de direção e T

– Suspensão dianteira KYB 48 mm

– Escape Akrapovic

– Kit de autocolantes

– Outros acessórios

– Amortecedor TracTive

– Jantes KYTE

– Pneus Michelin Desert

 

Para além dos componentes e acessórios acima referidos, a Yamaha Rally Team ainda realizou mais modificações na Ténéré 700 utilizada por Jérémy Rouanet neste “backflip”.

O assento contou com uma espuma esculpida em 1,5 cm, painéis laterais abertos, conjunto de eletrónica reposicionados debaixo do assento para permitir criar uma estrutura maior de apoio para agarrar a moto no ar, remoção de vários elementos para uso da moto em estrada (espelhos, intermitentes, suporte de matrícula, descanso lateral, protetores de mãos ou ABS), e instalação de uma bateria de lítio mais leve (-2 a 3 kg).

O piloto Jérémy Rouanet, com mais de vinte anos de competição na modalidade FMX, conta com participações nos mais famosos eventos da modalidade: Red Bull X-Fighters, XGames, Nitro Circus, Night of the Jumps, Freestyle des Nations (2013). Aos 17 anos tornou-se no piloto europeu mais jovem a conseguir saltar 25 metros.

Apesar de toda esta experiência, Jérémy necessitou de treinar algumas semanas de forma a garantir que conseguiria saltar e completar com sucesso o “backflip” com a Yamaha Ténéré 700. E finalmente conseguiu, como comprovam as fotos e também o vídeo!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!