Dentro de dias a APJ vai dar conhecer no EICMA 2019 a gama SPR, uma nova família de motos de enduro que deverá servir de trampolim para a marca portuguesa atingir um patamar de vendas nunca antes alcançado. “Esta linha vai-nos catapultar para um patamar muito mais à frente. Portanto, como agora contamos com motores de fabrico italiano ao nível do que há de melhor no mundo, vamos passar a competir com marcas como a KTM e a Husqvarna”, afiançou o homem forte da AJP, António Pinto, à Agência Lusa.
As novas propostas de competição da empresa portuguesa, participada pela gestora de fundos de capital de risco público “Portugal Ventures”, têm nome de baptismo de AJP SPR 310 R e APJ SPR 510 R. Além destas juntar-se-á ainda uma versão de enduro-lazer, de um quatro de litro, a APJ SPR 250.
Duplicar facturação
Após a apresentação da nova gama SPR no Salão EICMA 2019 de Milão, a produção dos três novos modelos arranca em Janeiro próximo. O fundador da AJP, António Pinto, diz que com esta nova linha de produtos: “vamos aumentar a nossa quota de mercado. Portanto, no final de 2020 estaremos muito perto de dobrar a faturação”. Ou seja, AJP estima alcançar um volume de vendas na ordem dos 4 milhões de euros.
“Neste momento só há seis empresas em todo o mundo a produzir motos de Enduro de alta competição. Portanto, se nós conseguirmos uma quota de 3 a 4% do mercado mundial, facilmente atingiremos uma faturação com números simpáticos. Estes na ordem dos muitos milhões de euros”, analisa António Pinto.
Com a fábrica instalada em Lousada, no distrito do Porto, o único construtor português inicia desta forma o que o seu diretor-geral define como “um novo capítulo” na história da marca. Isto porque, após a afirmação mundial da AJP no nicho do enduro de lazer, as duas novas propostas destinadas à competição trarão uma nova dinâmica de crescimento à marca.
Ainda pouco se sabe sobre as SPR. Portanto, resta-nos aguardar atentos pela abertura do EICMA, a 5 de novembro. Nessa altura conheceremos melhor a gama que pode valer a afirmação definitiva e contundente da APJ no mercado global das duas rodas.
Refira-se que a AJP foi fundada em 1987, pela mão de António Pinto, e emprega atualmente 25 colaboradores. Exporta 80% da sua produção, tendo como principais mercados a Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.
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