Alicia Sornosa viaja numa Zero até à Suiça

Alicia Sornosa, a primeira mulher espanhola a dar a volta ao mundo em moto, foi agora desafiada a fazer uma viagem de cerca de 3 mil km a bordo de uma eléctrica da marca Zero.

A jornalista e também viajante Alicia Sornosa acaba de retornar a casa em Madrid, depois de uma jornada de 3000 km numa eléctrica Zero SR/F para ir à descoberta das paisagens magníficas da Suíça.

A conhecida motociclista madrilena mudou o exotismo habitual dos cenários das suas viagens para descobrir em primeira mão a experiência de viajar numa eléctrica. Aos comandos desta naked da marca norte-americana, a viajante e aventureira partiu de Madrid para a Suíça para descobrir o Grand Tour of Switzerland.

O Grand Tour of Switzerland é uma rota quase circular de 1.600 Km para descobrir os grandes atrativos turísticos do país, uma proposta que nasceu em 2015 e um ano depois de sinalizada e promovida foi equipada com mais de 300 estações de carregamento para se tornar o primeiro trajecto a poder ser feito integralmente com um veículo elétrico dando origem à e-Grand Tour of Switzerland.

O cantão de Valais, os portos de Furka e Gottardo, bem como Lugano, Lucerna e Gruyères são pontos de passagem onde Alicia Sornosa  pôde desfrutar do desempenho dinâmico do Zero SR/F. (www.myswitzerland.com/e-grandtour).

Questionada sobre sua experiência de viajar numa moto elétrica, a jornalista explicou que “surpreendeu muito. No começo eu estava um pouco reticente, tinha medo de ficar sem energia, ficar sem bateria. Pareceu-me complicado e difícil porque havia muitos parâmetros para controlar, mas com o passar dos dias é muito mais fácil do que parece. É divertido, e é uma forma diferente de viajar, mas igualmente válida para desfrutar da moto e do que o rodeia ”.

A jornalista madrilena explicou ainda que fazer uma viagem desta como uma eléctrica “é preciso planear. Antes de sair, procurei saber onde estão os pontos de carregamento para ir até eles. Além de ter mais do que um disponível, não devem ficar muito longe, caso um esteja indisponível. Ajuda ter um dos aplicativos (eu usei principalmente Electromaps) para saber a potência de carga, o estado do ponto de abastecimento, etc. é essencial. Com o passar dos dias vais te acostumando e melhoras no calculo dessas necessidades. ” 

Quanto à condução de um Zero SR/F, a própria Sornosa explica que “é uma sensação diferente. A princípio, a primeira coisa que se nota, além de não fazer barulho, é que o motor não liberta calor, o que no verão é bastante apreciado. Depois disso, o prazer da moto é o mesmo de uma unidade convencional de combustão. Roda-se em silêncio, embora não seja um silêncio absoluto porque ouvesse o zumbido da moto. Além disso, a entrega de binário e potência são surpreendentes. Por mais que eu conte, cada um tem de experimentar para entender .”

Para obter mais detalhes sobre a linha 2021 da Zero visite o site:  www.zeromotorcycles.com .

Outros artigos:

Eléctricas 2021 da Zero Motorcycles até 11 kW

Zero Motorcycles instala-se em Espanha