Alpinestars Tech-Air 3 – O airbag autónomo e dobrável

A Alpinestars acaba de lançar no mercado o seu mais recente Tech-Air 3, um airbag autónomo e dobrável para fácil arrumação.

tech-air 3

A segurança e proteção dos motociclistas tem vindo a melhorar de forma acentuada nos tempos mais recentes. E para isso muito tem contribuído o desenvolvimento dos sistemas de airbag como aqui na Revista MotoJornal já referimos. Estes equipamentos de proteção são vitais para garantir que os motociclistas sofrem lesões menos graves em caso de queda. E a pensar numa utilização mais generalizada do airbag, a Alpinestars acaba de apresentar o novo Tech-Air 3.

Este colete com airbag foi concebido para ser usado em várias situações e sem obrigar o motociclista a usar um blusão específico. De acordo com a Alpinestars, o Tech Air 3 está preparado para uma utilização em estrada de asfalto, mas também no ocasional passeio “off-road”.

Desenvolvido para ser usado sob todos os tipos de condições atmosféricas, o airbag Tech-Air 3 tem uma construção leve e um design que permite que seja dobrado de forma rápida e cómoda, permitindo assim que possa ser guardado numa mochila ou até mesmo sob o assento de uma scooter quando não estiver a ser utilizado.

tech-air 3Baseando o seu funcionamento na mais recente evolução do algoritmo de deteção de impactos da Alpinestars, o Tech-Air 3 consegue insuflar o airbag em apenas 50 milissegundos. Para que o sistema funcione na perfeição, a Alpinestars incorporou 6 sensores.

No total encontramos neste colete independente com airbag 3 acelerómetros, incluindo um acelerómetro de 3 eixos, e 3 giroscópios, incluindo um giroscópio de 3 eixos. Estes sensores garantem a melhor monitorização possível de um acidente e proteção ativa para o motociclista, tanto em cenários de movimento como em situações de paragem, como é o caso de uma paragem num semáforo.

Ao nível da área do corpo que fica protegida pelo saco do airbag, a Alpinestars refere que toda a parte superior do corpo estará protegida, sendo que o airbag cobre a totalidade do peito e costas. Como complemento, é possível adicionar ao Tech-Air 3 uma proteção de costas na bolsa posterior caso seja necessário.

O controlo dos parâmetros e funcionamento do colete Alpinestars Tech-Air 3 é feito através de uma prática aplicação para smartphone.

Um mecanismo LED na parte frontal do colete indica o estado do sistema, e incorpora um alerta tátil, que vibra para confirmar que o sistema está armado e pronto a funcionar, assim como alerta o condutor do estado da bateria. A conexão Bluetooth com a app Tech Air permite monitorizar tanto o sistema operacional como o estado da bateria, e até planear o trajeto através da opção MyRide.

Disponível em versão masculina e feminina, neste caso com a denominação Stella, o airbag Alpinestars Tech-Air 3 é proposto pelo PVP de 499,95€. Para mais informações pode contactar o importador da marca em Portugal, a Multimoto, clicando aqui.