Texto Rui Marcelo • Fotos Seat
Eles vêm aí!
Chama-se Seat Urban Mobility e trata-se de uma nova unidade de negócio da marca espanhola que pretende desenvolver muita e interessante actividade no segmento da mobilidade urbana assente em novas tecnologias, para já (e para o público) a eléctrica. É um novo nicho de negócio para a conceituada marca do Grupo Wolksvagen, que entra pela porta mais simples – a das scooters eléctricas – neste segmento, deixando contudo claro antever uma aumento da estratégia.
Em quase 70 anos de história da marca, esta nova unidade de negócio irá integrar todas as actuais soluções de mobilidade, quer de produtos, quer plataformas, abrangendo a aposta em soluções para o cliente final – já ou não cliente da própria marca – e para as empresas que trabalham com frotas de aluguer de veículos. Nesse último caso entram as trotinetes eléctricas que se têm vindo a expandir com grande volume e interesse por toda a Europa, ampliando a presença e facturação das empresas envolvidas neste mercado. Por isso compraram a empresa Silence de Barcelona que se dedica à produção de veículos eléctricos e já em 2018 lançaram a primeira versão da Seat EXS, uma trotinete que atingiu mais de 10 mil unidades vendidas.
Mas a Seat não pretende ficar para trás e além da nova trotinete, agora denominada e-Kickscooter que ampliou a autonomia para cerca de 65 km, mostrou também a sua própria versão de uma scooter 100% eléctrica para utilização maioritariamente citadina, seja igualmente por particulares, seja frotas de aluguer. O novo Concept Scooter mostra linhas que misturam o tradicional formato de uma pequena moto automática, com amplo assento e plataforma para os pés atrás do escudo protector frontal, com traços de design próprios, assentes sobretudo no recurso a várias ópticas LED que garantem uma imagem distinta mas também bastante eficácia de iluminação.
A Concept Scooter surge equipada com um motor capaz de produzir 7 kW de potência, num pico máximo de 11 kW, o que corresponde a cerca de 14 cavalos, logo a capacidade de uma 125 cc de motor térmico. Atingirá uma velocidade máxima próxima dos 100 km/h e uma rapidez de 3,8 segundos para atingir 50 km/h. Depois a autonomia da bateria permitirá chegar a 115 km, numa condução sempre urbana. Curioso é que a bateria utilizada pode ser removida do chassis, para ser carregada em casa ou em carregadores públicos. A marca anuncia que o custo de carregamento atingirá os 70 cêntimos por cada 100 km. Interessante, claro!
A Concept conta ainda com espaço para dois ocupantes, igualmente espaço para dois capacetes sob o assento, travão de disco à frente e suspensões capazes de garantir conforto e segurança na maior parte dos pisos. Muitas das funcionalidades da nova scooter serão simplesmente controladas por uma aplicação a utilizar num dispositivo móvel.