Estas duas pequenas oitavo de litro da Aprilia, que partilham o mesmo chassis e compõem a oferta 125 da marca no segmento dual purpose, chegam este ano renovadas e já com o motor homologado em conformidade com a norma Euro5.
A Aprilia RX 125 e a SX 125 desde há muitos anos têm sido uma escola de iniciação à condução, sobretudo junto dos mais jovens que se revêm no seu espírito divertido e irreverente.
Se a variante SX está mais vocacionada para o asfalto ao montar roda de 17 polegadas em ambos os eixos e pneus de asfalto, já a versão RX com pneus de TT na sua roda de 21” à frente e 18” na traseira não esconde o tipo de piso em que é mais forte.
As duas variantes montam de série um sistema ABS da Bosch. Na SX 125 este sistema actua sobre um disco de travão dianteiro de 300 mm e num traseiro de 220 mm. Na versão para o fora-de-estrada, aquele dispositivo de segurança actua sobre uma unidade de 260 mm na frente e na traseira também de 220 mm.
Na frente ambas contam com uma suspensão invertida de 42 mm de diâmetro e 240 mm de curso, enquanto que na traseira montam um monoamortecedor com um curso de 210 mm.
Em termos de motorização, as RX e SX contam com um monocilíndrico de 124,2 cc, a 4 tempos, e refrigerado por líquido, agora evoluído para integrar os critérios ditados pela norma Euro5. Possui 14,95 cv às 10 rpm e 11,2 Nm às 8.000 rpm. O seu peso é de 134 kg, onde se inclui o depósito de combustível de 7 litros atestado.
As duas variantes têm um preço de referência de € 3,924, acrescido de despesas de legalização.
Saiba mais em www.aprilia.com/pt_PT/models/motorbikes/
Outros artigos: