Todos sabemos que as motos elétricas estão a ganhar “balanço” e as vendas sobem em toda a Europa. Aliás, as regras que limitam as emissões poluentes têm vindo a servir de catalisador para o aparecimento de diversos projetos de motos elétricas como a Triumph TE-1. Mas não será apenas fora das fronteiras portuguesas que aparecem ideias inovadoras! Na realidade a Axiis Liion é uma supermoto elétrica que revela bem a capacidade de inovação e resiliência de um grupo de amigos.
A Axiis começou por ser uma empresa dedicada ao fabrico de componentes para motos “off-road”. Peças maquinadas foram servindo de base para a Axiis conquistar o seu espaço no mercado das duas rodas. Em 2019 surgiram as primeiras informações sobre um projeto para uma moto elétrica. Estavam lançadas as bases daquela que agora é conhecida como a Axiis Liion.
Desde os primeiros esboços divulgados pela empresa portuguesa com sede em Loures que foi possível perceber que o projeto era ambicioso e irreverente. Afinal, uma supermoto é uma moto perfeita para os motociclistas “hooligan”. Mas o resultado de mais de três anos de trabalho está agora pronto a ser apresentado oficialmente. E a Axiis Liion passa do papel para o asfalto!
Esta supermoto elétrica foi totalmente idealizada pela Axiis e através da sua capacidade de fabrico de peças maquinadas, a Liion apresenta quadro, caixa da bateria e até o esbelto monobraço oscilante são fabricados em alumínio maquinado, especialidade da casa portuguesa.
O resultado é um conjunto que adota a mais pura das filosofias supermoto. Um conjunto que pesa apenas 133 kg e que usufrui de uma potência máxima de 134 cv! É assim garantida uma relação peso / potência superior a 1 cv por cada quilo de peso. Para garantir que este potente motor elétrico da Axiis Liion não fica sem energia, a supermoto elétrica portuguesa conta com um conjunto de baterias de 12 kWh que permitem, de acordo com os seus criadores, atingir uma autonomia de 250 km em condução urbana.
Depois, e tendo em conta que a Axiis Liion dá uso a componentes de marcas reconhecidas como uma forquilha WP combinada com um amortecedor traseiro da Öhlins, ou um sistema de travagem dos especialistas da Brembo, temos de referir que o motor elétrico da Liion desenvolve uns assombrosos 720 Nm de binário!
Este binário está totalmente disponível desde o primeiro momento em que o condutor roda o acelerador. Esta situação, embora leve a enormes descargas de adrenalina e diversão, pode ser considerada difícil de controlar por alguns. A pensar nesses motociclistas que não pretendem uma moto tão “agressiva”, a Axiis desenvolveu um sistema eletrónico que permite ajustar a forma como a potência e binário são entregues à roda traseira.
O projeto entra agora também numa fase determinante em que a equipa da Axiis procura ajuda de investidores para produzir em larga escala a supermoto elétrica Liion. Se estiver interessado em participar neste projeto pode contactar a Axiis clicando aqui.