O segmento das naked de alta performance acaba de ser abalado com a chegada da nova BMW M 1000 R, uma naked exótica e que tem 210 cv como grande destaque e que a Revista MotoJornal já aqui tinha feito a antevisão.
A receita seguida pela equipa de desenvolvimento do departamento BMW M, que este ano celebra meio século de existência, é relativamente simples: aproveitar um modelo já existente, neste caso a S 1000 R, instalar um motor mais potente igual ao usado na versão 2023 da superdesportiva S 1000 RR, melhorar a eletrónica, adicionar ainda componentes especiais M e refinar a aerodinâmica com um par de asas laterais.
Parece uma forma simples de melhorar o que já era uma das naked mais entusiasmantes do mercado, mas a verdade é que a BMW Motorrad foi além do que se poderia esperar para tornar a nova M 1000 R (também denominada de “M R” pela marca) numa verdadeira moto exótica.
O grande destaque desta novidade 2023 será o seu motor. Estamos perante o mesmo quatro cilindros em linha que a marca alemã evoluiu para usar na mais recente geração da S 1000 RR. Com 999 cc e tecnologia ShiftCam, esta unidade motriz é um enorme passo em frente em comparação com a normal S 1000 R. Neste caso o ganho em potência pura é de 45 cv!
A BMW M 1000 R apresenta na ficha técnica uma potência anunciada de 210 cv totalmente disponíveis às 13.750 rpm, sendo que o limite máximo de rotações é agora de 14.600 rpm. Por outro lado, o binário de 113 Nm às 11.000 rpm significa que a S 1000 R ganha neste particular, pois tem 114 Nm e que ficam disponíveis logo às 9.250 rpm.
Porém, a BMW Motorrad e o seu departamento M contrariam isso com a utilização de uma cremalheira de 47 dentes (S 1000 R é de 45), enquanto as 4ª, 5ª e 6ª relações de caixa são mais curtas, permitindo assim à M 1000 R otimizar a aceleração aproveitando toda a força do motor tetracilíndrico.
Ao nível da ciclística encontramos algumas novidades bem interessantes.
A BMW M 1000 R conta com um quadro dupla trave em alumínio derivado da S 1000 R. Porém, as suspensões são diferentes, com a M R a utilizar uma forquilha com bainhas de 45 mm, totalmente ajustável e com controlo dinâmico DDC, sendo que a própria forquilha apresenta um acabamento totalmente em preto.
A forquilha é abraçada por uma mesa de direção específica, maquinada em alumínio, enquanto mais abaixo a base foi redesenhada de forma a permitir a instalação do potente sistema de travagem M, até agora exclusivo da M 1000 RR. Ainda no eixo dianteiro, e mais especificamente em relação à direção, a M 1000 R permite ao condutor obter maior “feedback” mas também um controlo diferente do que a roda dianteira está a fazer, graças ao novo guiador mais largo, também em alumínio, e que conta com o logótipo M 1000 R gravado a laser.
Outra novidade relacionada com o controlo da direção, e que certamente será bastante solicitada nos momentos de condução mais agressiva, é o novo amortecedor de direção, que neste caso permite ao condutor ajustar a força com que intervém sobre os movimentos da direção e que podem levar à perda de estabilidade do conjunto.
E como falamos de ciclística, não podemos deixar de abordar a escolha do sistema de travagem derivado da M 1000 RR. As pinças M, para além da cor específica azul anodizado e o logo M, são acionadas por uma bomba radial. As pinças monobloco de quatro pistões mordem discos dianteiros de 320 mm e 5 mm de espessura. Um sistema de travagem que aproveita toda a experiência da BMW Motorrad ao nível da competição.
Refira-se que o sistema de travagem da nova M 1000 R também permite ao condutor adotar uma postura mais agressiva nos momentos de entrada em curva, e sempre com a segurança de uma eletrónica específica para garantir controlo total. Para isso, esta naked dá uso ao denominado Brake Slide Assist, que deixa a roda traseira deslizar lateralmente enquanto o condutor trava para encontrar o apex da curva.
O pacote eletrónico com as diversas opções de ajuda à condução inclui ainda modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Race e Race Pro 1 a 3 –, sendo que é possível selecionar três modos diferentes de acelerador, e o modo Race Pro abre um leque maior de possibilidades de ajuste da eletrónica.
Graças à plataforma de medição de inércia de seis eixos mais evoluída, a BMW M 1000 R conta de série com controlo de tração dinâmico DTC, sendo que este sistema inclui ainda a função “anti wheelie”. Para aqueles que quiserem conduzir esta novidade alemã de uma forma mais agressiva, a BMW Motorrad inclui no equipamento de série o quickshift bidirecional, que agora funciona em qualquer faixa de rotação, para maior conforto em estrada a M 1000 R tem o Hill Start Control Pro para arranques facilitados em inclinação, e para uso em pista destacam-se os sistemas Launch Control e ainda o Pit Limiter.
De facto, a lista de equipamento da nova M 1000 R é bastante bem “recheada”.
O sistema de escape termina numa ponteira em titânio, a corrente de transmissão final é a M Endurance sem necessidade de manutenção, as jantes são fabricadas em alumínio e forjadas para mais resistência e leveza, manetes M, espelhos maquinados em alumínio e fixação na extremidade do guiador, bateria M mais leve, cruise control e punhos aquecidos.
Com 199 kg de peso a cheio, a nova BMW M 1000 R será uma moto extremamente divertida de conduzir, mesmo em condições extremas. E para ajudar o condutor a aproveitar ao máximo o potencial dinâmico desta naked, a BMW Motorrad instala nesta novidade duas asas aerodinâmicas específicas.
De dimensões bastante generosas, as asas aerodinâmicas são complementadas por vários pequenos defletores.
De acordo com a marca alemã, as asas geram uma força descendente sobre a roda dianteira que atinge os 11 kg a 220 km/h! Porém, desde os 160 km/h que o condutor irá notar que a M 1000 R é uma moto mais estável do que a normal S 1000 R, graças ao efeito das asas.
Existe, no entanto, um dado importante que deve aqui ser tido em conta. Ao usar este pacote aerodinâmico extremo, a BMW Motorrad confirma também o aumento da resistência aerodinâmica. Para minimizar as consequências dessa maior resistência aerodinâmica, o proprietário da M 1000 R tem à disposição um novo defletor que ficará posicionado à frente do painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas.
Em termos de cores e grafismos disponíveis, a BMW Motorrad revela que a M 1000 R estará disponível em duas opções distintas: Lightwhite não metalizado / M Motorsport, ou Blackstorm metalizado / M Motorsport, este último incluído no pacote M Competition.
E por falar em pacote M Competition, este conjunto de equipamento eleva ainda mais o patamar (e o preço!) da nova M 1000 R. Para além da já referida cor Blackstorm metalizado / M Motorsport, com o pacote M Competition são instalados na moto os seguintes equipamentos:
– M GPS-Laptrigger
– jantes M em fibra de carbono com fitas decorativas
– pacote de peças M Billet
– Kit passageiro
– tampa do assento do passageiro
Quanto a preço, a BMW Motorrad Portugal coloca a M 1000 R na sua mão pelo PVP de 23.633€, enquanto o pacote M Competition adiciona a esse valor outros 5.690€.