Conforme prometido no “teaser” em que podíamos ver a silhueta estilizada de uma moto que em tudo se assemelhava a uma S 1000 XR, a BMW Motorrad apresentou hoje oficialmente as primeiras imagens e vídeo da exótica M 1000 XR (M XR), uma proposta concebida para aqueles motociclistas que querem viajar e depressa!
Apesar de esperarmos uma versão de produção, a verdade é que nesta revelação oficial de hoje apenas temos direito a algumas fotos e informações básicas da M 1000 XR na sua versão protótipo.
O que é que isto significa?
Basicamente isto que dizer que a BMW Motorrad continua a trabalhar em Munique na versão final de produção, mas acredita que o potencial da moto na sua versão protótipo é tão elevado que decidiu não esconder mais a M 1000 XR dos motociclistas de todo o mundo.
Sendo que esta terceira proposta desenvolvida sobre a chancela do departamento de competição M é, na sua génese, uma moto pronta a viajar, também não deixa de ser verdade que esta variante mais exótica eleva o patamar de performance da já conhecida S 1000 XR para um nível bastante superior, com a marca alemã a fazer questão de destacar que a M 1000 XR será uma moto também para quem gosta de ir à procura dos melhores tempos por volta num circuito.
Para conseguir cumprir com todas as promessas, os engenheiros alemães dotaram a M XR de argumentos técnicos e tecnológicos bastante superiores em comparação com a S 1000 XR.
O motor é o mesmo quatro cilindros em linha que encontramos na superdesportiva S 1000 RR. Neste caso mantém o sistema de atuação e ajuste das válvulas, o ShiftCam, sendo que no caso da M 1000 XR continuamos sem saber ao certo qual será a performance final. De momento a BMW Motorrad apenas revela que será “mais de 200 cv” e o motor mais potente do seu segmento.
Para além da potência que foi de certa forma revelada, ainda que não de forma precisa, a M XR será uma moto mais leve do que S 1000 RR.
De acordo com as informações já anunciadas, estamos perante uma moto capaz de enfrentar, de forma igual, estradas de montanha, autoestradas ou os circuitos de todo o mundo, pesando 223 kg a cheio, um valor que servirá para garantir uma moto ágil e bastante mais reativa.
Para os clientes que quiserem elevar ainda mais o nível de redução de peso, e como opcional, a BMW Motorrad disponibilizará o Pacote M Competição, que no caso da M 1000 XR na sua versão protótipo consegue atingir os 280 km/h de velocidade máxima, conforme o piloto Peter Hickman já comprovou quando teve a oportunidade de pilotar o protótipo na Ilha de Man durante o Tourist Trophy.
Outros destaques já confirmados oficialmente para a versão de produção são as asas aerodinâmicas, que garantem maior estabilidade a alta velocidade, evitam a tendência da dianteira levantar em aceleração o que permite ao condutor da M 1000 XR aproveitar mais facilmente a potência do motor quatro cilindros em linha sem sentir o controlo de tração a intervir com tanta frequência, beneficiando a aceleração, e ainda temos de contar com o sistema de travagem derivado do que a BMW Motorrad utiliza nas suas motos de competição, com destaque para as pinças de travão M com acabamento em azul anodizado.
Para mais informações oficiais teremos de aguardar mais um pouco, com a BMW Motorrad a garantir que irá disponibilizar todos os detalhes durante a segunda metade de 2023.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!