Depois de ultrapassados os receios da indústria das duas rodas no momento em que a pandemia Covid-19 “fechou” o mundo, e mesmo tendo em conta que o mercado global continua a sofrer de escassez de materiais e matérias primas, a verdade é que a BMW Motorrad esteve imparável em 2021 com vendas recorde!
De acordo com os resultados divulgados pela BMW Motorrad, o ano passado foi excecional em termos de vendas. As matriculações atingiram um novo recorde em todo o mundo. Foram matriculadas 194.261 unidades, o que representa um aumento de 14,8% em comparação com 2020.
A Europa continua a ser o principal foco de vendas da BMW Motorrad. Neste particular, a marca tem no seu mercado “caseiro”, Alemanha, o grande impulsionador com 25.972 unidades vendidas. Mais de nove mil motos vendidas em comparação com o ano anterior.
Porém, a marca de Munique revela uma vitalidade impressionante noutros países. Em Itália verificou-se um crescimento de 15,2% o que representa 16.034 motos novas na estrada. Espanha apresentou crescimento de 14,4% / 12.616 motos. E França registou um crescimento de 13,4% / 19.887 motos. Ainda na Europa, e mais precisamente em relação ao mercado português, destaque para o facto da R1250 GS ser um dos modelos mais vendidos em 2021 com 908 unidades matriculadas.
LEIA TAMBÉM – Dossier: As 10 marcas mais vendidas em 2021 na categoria das 125
Mas o ano de vendas recorde para a BMW Motorrad não se fica por aqui. Na Ásia, a China domina as tabelas de motos BMW vendidas em 2021 com um crescimento de 21,4% /14.309 motos. A Índia apresenta uma percentagem de crescimento impressionante – 102,5% – para um total de 5.191 motos novas na estrada.
Destaque ainda para as performances de vendas de mercados como o americano, o britânico e o brasileiro, todos com uma evolução positiva e que permitem à BMW Motorrad anunciar mais um recorde.
Quanto a modelos mais vendidos, e sem ser surpresa para os mais atentos, a R1250 GS, tal como em Portugal, continua a ser um sucesso entre os motociclistas. Em todo o mundo foram entregues cerca de 60.000 da variante mais possante da GS. Isto significa que quase um terço das motos vendidas em 2021 foram R1250 GS. Mas modelos como a M 1000 RR ou a R1250 RT também conseguiram bons resultados.
Quem não ficou indiferente a esta performance recordista foi Marcus Schramm, máximo responsável da BMW Motorrad a nível global:
“O facto de termos conseguido fechar 2021 com este fantástico resultado para a BMW Motorrad não apenas me faz sentir feliz, como também incrivelmente orgulhoso. É precisamente em tempos de crise que podemos ver como uma equipa se mantém unida. Por isso, gostaria de endereçar os meus agradecimentos a todos os trabalhadores, assim como aos parceiros comerciais da BMW Motorrad, que tornaram possível este sucesso graças ao seu compromisso e flexibilidade. O meu mais sincero agradecimento também aos nossos clientes pela sua lealdade, confiança e apoio”.