BMW Motorrad R12 e R12 nineT – Para os puristas das cruisers ou roadsters

A BMW Motorrad apresentou duas novidades para 2024. Fique a conhecer os detalhes das novas R12 e R12 nineT.

O ano não poderia terminar sem que a BMW Motorrad revelasse mais algumas novidades. Neste caso estamos a falar das novas R12 e R12 nineT, duas motos baseadas na mesma plataforma e que são uma evolução do conceito originalmente apresentado em 2013.

Desta feita a marca de germânica optou por anunciar duas vertentes, e ambas com inúmeras possibilidades de personalização, incluindo, claro, a aplicação dos inúmeros acessórios oficiais que a BMW Motorrad tem por hábito disponibilizar em simultâneo com o lançamento de novos modelos.

A primeira vertente é a R12, uma cruiser que vai buscar inspiração à clássica BMW /5 dos anos 70 do século passado, nomeadamente reinterpretando o depósito de combustível fabricado em aço, reminiscente dos depósitos chamados de “Toaster Tanks” dessas clássicas BMW Motorrad, com um design tipo gota de água que forma uma linha visual descendente em direção ao assento monoposto e que se prolonga até à traseira.

Por falar em roda, destacamos a combinação pouco habitual por parte da BMW Motorrad de instalar no eixo dianteiro da R12 uma jante de 19 polegadas, enquanto no eixo traseiro está instalada uma jante de apenas 16 polegadas.

Por fim, e juntado a tudo o que já referimos, a posição de condução descontraída, fruto de um assento mais próximo do solo em combinação com um guiador mais largo, ajuda a tornar esta moto numa opção bastante atraente para os motociclistas que procuram uma cruiser mais clássica.

r12A segunda vertente desta gama BMW Motorrad é uma pura roadster. Neste caso estamos a falar da R12 nineT, que troca o depósito de combustível em aço por uma unidade em alumínio, que se destaca pelos painéis laterais em que o alumínio está visível e conta ainda com um acabamento escovado. Uma opção que ajuda a realçar as formas desta novidade.

Ao contrário da variante cruiser, esta roadster R12 nineT inverte a linha visual, que neste caso passa a ser ascendente através da união entre o depósito e o assento, subindo em direção à tampa da secção traseira que até lhe confere uma aparência mais desportiva.

Como novidades nesta R12 nineT em comparação com a geração anterior, destacamos o depósito de combustível 30 mm mais curto, mas também mais esguio na zona de união com o assento.

Uma alteração que deixa agora o condutor mais próximo do guiador, beneficiando de uma melhor posição para fixar os joelhos na moto, deixando o condutor numa posição mais dominante e ligeiramente descaída sobre a frente da R12 nineT.

O motor que equipa estas duas BMW Motorrad é o já conhecido de outras “andanças”, o bicilíndrico tipo boxer com uma cilindrada de 1170 cc, refrigerador por ar / óleo, cujo ADN podemos ligar à icónica HP 2 Sport de 2007.

No caso da cruiser R12, a performance desta unidade motriz ao nível da potência é de 95 cv às 6.500 rpm e binário de 110 Nm, enquanto no caso da roadster R12 nineT a potência é ligeiramente superior, com os 109 cv anunciados pela BMW Motorrad a ficarem disponíveis às 7.000 rpm e o binário de 115 Nm.

Comum às duas é a nova caixa de ar totalmente redesenhada, e que passa agora a estar localizada por debaixo do assento do condutor.

r12Continuando pelas novidades, mas agora ao nível da ciclística, estas R12 e R12 nineT contam com um novo quadro que, ao contrário de anteriormente, abandona a necessidade de utilizar duas secções principais (uma frontal e uma traseira).

O novo quadro de uma peça única é fabricado em tubos de aço, ajudando a contribuir para conferir a estas motos uma imagem mais “limpa”, mas também porque permitiu reduzir um pouco o peso da estrutura que suporta tudo.

O subquadro traseiro também é fabricado em tubos de aço, e sendo aparafusado ao quadro, permitirá que o proprietário, caso seja essa a sua intenção, consiga estudar diferentes opções de personalização, tornando as novas BMW R12 em boas bases para trabalhos de customização.

O novo painel de instrumentos de série da R12 inclui unicamente um velocímetro, um feito do minimalismo que BMW Motorrad procura incluir nestes modelos. Porém, o proprietário poderá recorrer à lista de acessórios para este modelo e instalar um conta-rotações.

Já a roadster R12 nineT apresenta dois mostradores analógicos redondos que apresentam as informações de velocidade e rotações, cada um, uma ficha USB-C e ainda uma tomada de 12V do lado direito.

r12Regressando aos detalhes da ciclística, destacamos a forquilha invertida totalmente ajustável e que trabalha em combinação com um sistema Paralever na traseira, enquanto a travagem fica a cargo de pinças Brembo de quatro pistões, que são alimentados por tubos em malha de aço, mordendo discos de 310 mm. O ABS Cornering ajuda a gerir a travagem evitando o bloqueio da roda dianteira, mesmo em inclinação.

Refira-se ainda que, mesmo seguindo uma linguagem estilística mais clássica, estas novas BMW Motorrad R12 contam com algumas opções tecnológicas que permitem adaptar e desfrutar delas em várias condições.

Entre as ajudas eletrónicas à condução encontramos controlo de tração dinâmico e o denominado “drag torque control”, ignição keyless, e ainda diferentes modos de condução. No caso da R12 os dois modos disponíveis são denominados de “Roll” e “Rock”, enquanto a R12 nineT disponibiliza três modos: Rain, Road e Dynamic.

Para ajudar a diferenciar e realçar as características de cada modelo, a BMW Motorrad concebeu três opções de cores:

R12

Blackstorm metalizado

San Remo verde metalizado

Option 719 Aluminium com alumínio escovado e Night Black

R12 nineT

Blackstorm mate e metalizado

Aventurine vermelho metalizado

Option 719 Thorium em prateado metalizado Avus

Quanto a preços, a BMW Motorrad Portugal já confirmou que o valor a pagar para ter uma R12 na sua garagem começa nos 17.050€, enquanto no caso da R12 nineT o preço base sobe para os 19.960€. Para mais informações pode contactar o concessionário da marca alemã que fica mais perto de si – clique aqui para saber qual é .

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