BMW patenteia sistema de ‘choques’ para alertar condutores

A BMW está a desenvolver um sistema que procura garantir que o condutor esteja sempre atento, emitindo pequenos choques elétricos.  

A ideia foi conhecida recentemente através de um pedido de patente feito pela marca alemã. Na documentação é descrito um dispositivo de eletroestimulação, instalado no vestuário do condutor que desencadeia estímulos localizados no corpo do condutor, de modo a alertá-lo sobre a necessidade de intervenção iminente.

Pouco ainda se sabe sobre este conceito que tem estado a ser estudado pela BMW para aplicação deste dispositivo de estimulação em duas rodas. Sabe-se no entanto que é semelhante ao utilizado na terapêutica de reabilitação muscular ou ainda em ginásios.

O objetivo final é conseguir que este sistema interaja com os sistemas de ajudas à condução da moto, desencadeando uma eletroestimulação localizada dos músculos caso seja necessário induzir o motociclista sobre o que precisa ser feito no imediato. Um dos desafios deste dispositivo é garantir ainda que essas ações sejam feitas na forma prevista e em sintonia com a electrónica da moto.

Este sistema – se chegar à fase de produção – poderá ser aplicado em vestuário de proteção (blusões e calças), roupa interior, ou ainda em fatos de competição que depois se conectam ao sistema de segurança da moto via sistema sem fios.