Bol d’Or 2022 – Pedro Nuno leva a Slider Endurance ao 16º na qualificação

O piloto Pedro Nuno esteve em destaque na qualificação do Bol d’Or e ajudou a Slider Endurance a garantir o 16º lugar na grelha de partida.

pedro nuno

Estamos a menos de 24 horas do início daquela que será a ronda de encerramento da temporada 2022 do Mundial de Resistência FIM. E tudo vai ser decidido em 24 horas do centenário do icónico Bol d’Or no circuito Paul Ricard, em França, e onde temos o português Pedro Nuno em ação aos comandos da Yamaha R1 #119 na classe Superstock, aceitando novamente o convite da equipa Slider Endurance.

Pela terceira vez na sua carreira no motociclismo, Pedro Nuno regressa ao paddock do Mundial de Resistência FIM, e logo numa prova tão importante para as contas do título.

Mesmo não tendo uma grande experiência nas provas de resistência, a verdade é que o piloto luso da Slider Endurance, que nos dias antes do início da ação em pista concedeu uma entrevista exclusiva à revista MotoJornal que pode ler aqui, continua a revelar uma excelente adaptação a este campeonato e à equipa francesa.

pedro nunoSendo o piloto mais rápido da equipa, Pedro Nuno ajudou a levar a Slider Endurance a um bom resultado em qualificação para o Bol d’Or 2022. A R1 #119 termina a qualificação para esta corrida de 24 horas com o 16º melhor registo na classificação geral, sendo a quarta equipa na classe Superstock. Recordamos que para efeitos de qualificação, é feita uma média entre os tempos dos dois pilotos mais rápidos de cada equipa. Os restantes pilotos que dividem a moto com o português são Ludovic Cauchi e Stéphane Egea.

O tempo de qualificação da Slider Endurance é de 1m55.541s, um registo cerca de sete décimas mais lento do que aquele que valeu à Wójcik Racing STK 777 a “pole” na categoria Superstock (12º à geral).

Tudo indica que será o Pedro Nuno que vai ter a missão de pilotar a Yamaha R1 #119 no arranque para o centenário do Bol d’Or, e aguardamos a todo o momento a reação do piloto português a esta qualificação para a prova francesa que terá início amanhã e com transmissão em direto nos canais Eurosport.

pedro nunoQuanto às equipas mais rápidas nesta qualificação do Bol d’Or, acabou por ser a BMW Motorrad World Endurance Team a levar a melhor. A equipa belga continua na luta pelo título do FIM WEC, e esta “pole position” é certamente uma excelente forma de começar esse assalto ao título onde podem ainda chegar nada menos do que 7 equipas da classe EWC.

Os pilotos mais relevantes para esta “pole” foram Markus Rieterberger e Illya Mykhalchyk, que têm ainda Jeremy Guarnoni como companheiro de equipa aos comandos da M 1000 RR. Será que conseguem repetir a vitória nas 24 Horas de Spa?

Refira-se também que a BMW Motorrad World Endurance Team destruiu por completo o recorde de qualificação do Bol d’Or, ao obter um tempo médio de 1m51.667s.

pedro nunoNo “top 3” da qualificação para o Bol d’Or encontramos ainda a YART – Yamaha Austria Racing Team (Niccòlo Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika), com os campeões Yoshimura SERT Motul (Gregg Black, Kazuki Watanabe e Sylvain Guintoli) a defenderem a liderança da classificação do campeonato com um terceiro lugar na grelha de partida, nesta que será a última corrida da Suzuki, pelo menos a nível oficial.

Uma última nota ainda para a presença de um segundo piloto que está inscrito nesta prova de resistência com as cores de Portugal: Sheridan Morais, piloto nascido na África do Sul, aparece na lista de inscritos com a nacionalidade portuguesa. O sempre rápido piloto está inserido na equipa à Wójcik Racing EWC 77, que compete na categoria principal EWC, tendo qualificado em 10º.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto todas as incidências do Bol d’Or 2022, e com particular atenção aos resultados e prestações do piloto português Pedro Nuno. A não perder!