BP Ultimate Rally-Raid Portugal – Schareina vence e portugueses a brilhar

Tosha Schareina deu à Honda a vitória no BP Ultimate Rally-Raid Portugal, prova do mundial com portugueses em destaque e Bruno Santos no pódio!

bp ultimate rally-raid portugal

Terminou no passado domingo a primeira edição do BP Ultimate Rally-Raid Portugal, prova disputada na zona de Grândola e com passagem por Espanha. Nesta que foi a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Rally-Raid estiveram no nosso país alguns dos melhores pilotos do mundo da disciplina, que tiveram a companhia dos bravos pilotos portugueses.

Ao fim de cinco etapas extremamente disputadas, e onde o percurso apresentou aos pilotos dificuldades diferenciadas do habitual nos rally-raid no deserto e paisagens mais abertas, com um percurso mais típico das provas europeias, com pedra e navegação em zona montanhosa, mas também muita lama e água, principalmente nos primeiros dias, o BP Ultimate Rally-Raid Portugal coroou o espanhol Tosha Schareina como o vencedor.

O piloto da Monster Energy Honda Team, equipa liderada pelo português Ruben Faria, nunca perdeu a liderança da classificação Geral, tendo dado a “estocada” final logo à 3ª etapa quando resistiu à pressão do luso-alemão Sebastian Bühler (Hero Motorsport Team Rally). Essa vitória na 3ª etapa permitiu depois a Schareina gerir ao pormenor o que faltava disputar da prova, e com a Honda sem problemas, foi com naturalidade que venceu na frente de Bühler.

Depois de vencer a segunda prova no Mundial de Rally-Raid na sua carreira, Tosha Schareina revelou que “É muito especial ganhar aqui, depois de uma grande prova. Estou muito contente com o que consegui ao longo destas cinco etapas e também fico feliz pela equipa, já que grande parte é de Portugal”.

bp ultimate rally-raid portugalSebastian Bühler, residente em Odemira desde tenra idade, foi o mais direto rival do piloto da Honda neste BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

O piloto da Hero Motorsport, não fosse a penalização que sofreu de 4 minutos logo no início da prova, teria terminado significativamente mais perto do primeiro classificado. No final da 5ª etapa e com o segundo lugar assegurado, o piloto da Hero, que agora conta com Joaquim Rodrigues como parte integrante da liderança da estratégia da equipa, revelou que “O segundo lugar numa prova do Mundial é muito bom. Depois de uma queda no Dakar, acho que este resultado é a melhor forma de ganhar confiança. Foi uma semana dura. Tive uma penalização de quatro minutos no primeiro dia e, sem isso, podia estar ainda mais próximo da luta pela vitória. O Tosha esteve muito forte, como sempre, parabéns para ele. Acho que a organização fez um trabalho muito bom, a conseguir fazer a corrida mesmo depois da chuva dos últimos dias”.

Bruno Santos (Husqvarna) foi um dos grandes destaques no BP Ultimate Rally-Raid Portugal.

O piloto de Torres Vedras garantiu mesmo um excelente e brilhante 3º lugar final, mantendo-se consistente ao longo da prova, fechando a sua participação também com vitória na categoria Rally2.

“Foi uma prova espetacular, que superou todas as minhas expetativas. Cada dia foi um desafio diferente e claro que estou muito, mas mesmo muito satisfeito com o resultado. Eu apontava ao pódio Rally 2, mas esta competição correu melhor do que eu pensava. Foi um Rally fantástico. O ACP fez um grande trabalho. As etapas eram muito diferentes. Tivemos o privilégio de ontem rodar em Espanha em zonas desconhecidas para nós. Estou maravilhado e muito feliz com o meu resultado. Conseguir um terceiro lugar no meio de todos estes pilotos é ótimo para mim, superou as minhas expetativas e não podia estar mais satisfeito por isso. É para mim um privilégio poder estar neste ponto da minha carreira e estou muito contente, espero poder continuar o trabalho que temos vindo a fazer. Agradeço ao público que esteve sempre a apoiar estes dias, foi de diversas formas que se fizeram representar: quer em pista, quer por mensagens que me foram fazendo chegar. Vejo que toda a gente se emocionou também ao longo desta semana. Agradeço o trabalho de todos os que me ajudaram e me permitiram disputar esta prova e conquistar este resultado. A Momento TT, o Tiago fez aqui um excelente trabalho. Pude ter a minha mota todos os dias impecável, a Husqvarna teve sempre muito bem. Depois do Dakar pude rodar aqui sem problemas e fazer aqui uma brilhante prova, como penso que fiz. Obrigado a todos por isso”, referiu Bruno Santos.

bp ultimate rally-raid portugalEstes foram os primeiros três classificados à Geral. Porém, o pódio da categoria principal, RallyGP, foi ocupado por outro português: António Maio (Yamaha).

O Major da GNR, muito experiente neste tipo de provas e no Rali Dakar, conseguiu mesmo vencer a 4ª etapa e com isso consolidou o seu quarto lugar à Geral, fechando com o 3º lugar em RallyGP apenas atrás de Tosha Schareina e Sebastian Bühler.

Depois deste grande resultado, o pluricampeão nacional de Todo-o-Terreno referiu Conseguimos chegar ao fim que era o grande objetivo para esta prova e o resultado ficou muito acima das nossas expetativas. Saímos desta competição muito satisfeitos particularmente pela vitória alcançada na quarta etapa que é sem dúvida um dos grandes momentos da minha carreira. Agradeço ao Carlos e ao Hugo por esta semana que estiveram comigo. Fizeram um trabalho incrível não tive um único problema na moto. Aproveito ainda para agradecer o esforço do Carlos que nestes últimos 15 dias preparou de forma exemplar a moto para esta prova. O meu agradecimento a ambos pelo empenho. Agradeço também aos meus patrocinadores por todo o apoio que me têm dado. Deixo também um agradecimento especial à minha família e amigos por todo o carinho que têm demonstrado”.

Quanto aos restantes pilotos portugueses que participaram no BP Ultimate Rally-Raid Portugal, Gonçalo Amaral (Honda) foi 17º à Geral e o melhor entre os pilotos da categoria R3, seguido pelo seu irmão Salvador Amaral que fechou a prova com um 20º lugar à Geral e discutindo a vitória em R3, onde foi segundo.

Aliás, o pódio nas R3 foi totalmente português, pois Pedro Bianchi Prata (Honda), que sofreu imenso com problemas mecânicos na sua moto logo no início, o que o atrasou de forma irremediável, foi 34º à Geral e o terceiro melhor entre as R3 em competição.

Infelizmente a comitiva lusa acabou por não chegar toda ao fim, pois o jovem Martim Ventura (Husqvarna) viria a abandonar o BP Ultimate Rally-Raid Portugal já na 5ª etapa. Desde início a batalhar com problemas mecânicos na sua moto, Martim Ventura viria mesmo a desistir devido a queda.

“Foi um dia bastante difícil para mim. Pensei que fosse o primeiro dia bom, mas infelizmente tive uma queda bastante forte ao quilómetro 19 que me impediu de continuar. Apesar de tudo foi uma experiência boa porque consegui navegar e andar rápido. Foi uma corrida onde aprendi muito e estou grato por ter podido iniciar a minha aprendizagem aqui. Agora quero continuar a trabalhar para chegar a um bom nível”, referiu Ventura.

Classificação final Geral do BP Ultimate Rally-Raid Portugal

1 – Tosha Schareina 10h01m15s

2 – Sebastian Bühler +4m38s

3 – Bruno Santos +10m27s

4 – António Maio +14m12s

5 – Adrien van Beveren +14m42s

6 – Skyler Howes +17m50s

7 – Ross Branch +20m19s

8 – Bradley Cox +31m35s

9 – Pablo Quintanilla +32m47s

10 – Romain Dumontier +37m07s

17 – Gonçalo Amaral +1h12m42s

20 – Salvador Amaral +1h22m33s

34 – Pedro Bianchi Prata +2h45m28s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!