Se lhe dissermos que esta notícia tem como tema central a Brabus, provavelmente o caro leitor irá pensar que estamos a falar num automóvel. Tudo porque ao longo de mais de quarenta anos o preparador alemão dedicou-se a modificar automóveis, em particular os modelos da Mercedes-Benz. Porém, a empresa pretende diversificar os seus produtos e nesse sentido vai apresentar a Brabus 1300 R dia 11 de fevereiro.
Infelizmente para a Brabus, a internet não perdoa qualquer deslize. E neste caso a falha até aconteceu por parte da KTM, marca austríaca que fornece a poderosa 1290 Super Duke R Evo, com a naked de Mattighofen a servir de base para a nova Brabus 1300 R. A KTM divulgou as primeiras imagens e informações sobre a Brabus 1300 R, e embora o microsite esteja já offline, a verdade é que as fotos escaparam e assim ficamos a conhecer esta novidade antes da data prevista.
Sendo verdade que as especificações técnicas e toda a informação da Brabus 1300 R será revelada dentro de algumas horas, pelo menos oficialmente, das primeiras imagens é já possível tirar algumas conclusões.
Leia também – KTM 1290 Super Duke RR: Uma besta pronta a sair da jaula!
A Brabus 1300 R apresenta-se como uma variante musculada da KTM 1290 Super Duke R Evo. Mas em vez de optar por uma preparação mais futurista e de linhas afiladas, a Brabus 1300 R ganha uma estética um pouco mais orgânica. A sua ótica dianteira redonda está ladeada por entradas de ar bastante generosas. Isto resulta numa secção frontal imponente e musculada.
A estrutura que suporta o motor bicilíndrico LC8 de 1301 cc continua a ser um quadro tubular em treliça. A Brabus preferiu dissimular o quadro no conjunto cobrindo os tubos de aço de preto. O mesmo acabamento escurecido é depois aplicado a outros componentes, como por exemplo os poisa-pés da Gilles Tooling, ajustáveis e em alumínio maquinado. Desta forma, a Brabus 1300 R apenas ostenta cor diferente no depósito de combustível.
O motor dois cilindros em V mantém a sua performance inalterada. Isto significa 180 cv e 140 Nm de binário disponíveis, sendo que o condutor da Brabus 1300 R pode selecionar um de diferentes modos de condução – Rain, Street, Sport, Track ou Performance – para ajudar a domar esta potência ao seu gosto. O motor KTM LC8 mantém-se relativamente inalterado.
Porém, o sistema de escape Brabus conta com duas ponteiras sobrepostas e com acabamento de cerâmica. Como não podia deixar de acontecer, a Brabus inscreve a laser o seu logótipo nas ponteiras e o modelo da moto.
Alterar os modos de condução tem interferência direta nas ajudas eletrónicas à condução. Neste caso estamos a falar de controlo de tração ajustável, gestão eletrónica do efeito travão-motor, o cada vez mais obrigatório “anti-wheelie” ou ainda a sensibilidade do ABS com função “cornering”.
Para garantir que o condutor da Brabus 1300 R consegue usufruir de todo este potencial, esta naked de performance musculada conta com suspensões WP de controlo eletrónico, tal como na 1290 Super Duke R Evo. A forquilha WP APEX com bainhas de 48 mm e o amortecedor traseiro WP Apex disponibilizam diferentes modos de funcionamento e amortecimento semi-ativos. Mas podem também ser ajustados manualmente.
Numa moto que mantém elementos KTM, inclusivamente encontraremos o logótipo da casa austríaca em elementos como o painel de instrumentos TFT a cores ou a tampa do depósito de combustível, destaca-se a utilização de diversos componentes fabricados em fibra de carbono, como por exemplo a traseira ou as condutas de arrefecimento das pinças de travão Brembo Stylema.
Porém, o mais interessante em termos de novidades será a utilização de um par de jantes exclusivas. São jantes Brabus Monoblock Edition 17’’ Platinum Edition de nove braços, forjadas para maior leveza e rigidez, com secções específicas polidas para garantir um contraste sublime com a pintura em preto.
Outro ponto que convém ter em conta se estiver interessado em adquirir uma Brabus 1300 R, é a quantidade de exemplares que serão fabricados. A Brabus confirma que fabricará 154 unidades da naked 1300 R, divididas metade / metade entre a cor Magma Red e a opção Signature Black.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos trazer-lhe todos os detalhes técnicos e preço da mova Brabus 1300 R assim que forem divulgados!