A Buell, marca fundada por Erik Buell, que, entretanto, passou de “lado” e abraçou por completo as motos elétricas através da recém-criada marca Fuell, continua a fazer o seu longo caminho de regresso aos grandes destaques internacionais após um longo período de maior turbulência. E a SuperTouring 1190 é uma das grandes apostas neste renascimento!
A marca americana está mesmo de volta, e se a concept Super Cruiser criada em parceria com o bem-conhecido Roland Sands não era suficiente para chamar a nossa atenção, a verdade é que a Buell está mesmo no nosso radar depois de revelar ao mundo as primeiras imagens oficiais e detalhes técnicos da SuperTouring 1190, moto que estará presente na Daytona Bike Week.
Mantendo a linha irreverente que os motociclistas de todo o mundo associaram aos modelos Buell ao longo dos anos, a nova SuperTouring 1190 aposta em soluções fora do comum, ao mesmo tempo que continua a utilizar componentes que já vimos noutras propostas Buell. De certa forma parece ser uma Ulysses renascida.
A ligação com a 1190 SX ou RX é clara, nomeadamente quando olhamos para o motor V-twin que se encontra bem no centro desta moto turística, mas que, de acordo com a Buell, foi concebida para ser modular. Isto significa que, se o proprietário assim o desejar, será possível remover ou instalar uma série de diferentes componentes que permitirão transformar a SuperTouring 1190 numa moto de percorrer longas distâncias para uma moto de pista.
Regressando ao motor, estamos, portanto, perante o mesmo dois cilindros em V de 1190 cc, que será exatamente o mesmo motor das naked 1190 SX e desportiva RX. A marca americana garante que será a mesma unidade motriz. Isto significa que a potência será de 185 cv às 10.600 rpm, enquanto o pico de binário atingirá os 137 Nm às 8.600 rpm. Números muito interessantes para uma turística, mesmo tendo em conta as mais recentes propostas que podemos encontrar no mercado das duas rodas.
Apesar da Buell referir que estamos perante exatamente o mesmo motor, existe a grande probabilidade da marca recorrer a mapas de potência diferenciados e exclusivamente desenvolvidos para esta novidade.
A Buell SuperTouring 1190 foi desenhada em parceria com o designer industrial J. Ruiter, ganhando assim uma imagem bastante particular, com destaque para o frontal onde pontificam as duas óticas “Full LED” inseridas numa pequena carenagem de formato retangular. O para-brisas não é ajustável, porém, o proprietário terá a possibilidade de instalar diferentes carenagens frontais, cada uma com alturas diferentes de para-brisas.
O quadro em alumínio, para além da sua função como elemento estrutural do conjunto, serve também como depósito de combustível, conseguindo esconder no interior das traves 17 litros de gasolina. Já o falso depósito de combustível é fabricado em fibra de carbono.
Outros componentes que rapidamente nos transportam para as Buell são o travão de disco do tipo perimétrico no eixo dianteiro, ou ainda o braço oscilante. As jantes também são iguais às 1190 SX e RX, tal como os travões, e até mesmo a forquilha aparenta ser a mesma unidade fornecida pela Showa.
Bill Melvin, CEO da renascida Buell, garante que a SuperTouring 1190 estará pronta para produção em 2025, sendo que, de acordo com as estimativas da marca, o seu preço rondará os 20.000 euros quando chegar aos concessionários.
A versão final deste modelo poderá não ser totalmente igual à moto que vemos nestas primeiras imagens. A moto estará em exposição durante a Daytona Bike Week e outros eventos nos Estados Unidos como forma de a marca perceber as opiniões dos motociclistas sobre a SuperTouring 1190, pelo que a versão de produção em série poderá apresentar ligeiras diferenças.
Todos aqueles que estiverem interessados em ser um dos primeiros a ter a Buell SuperTouring 1190 na garagem podem efetuar desde já a reserva através do website oficial da marca clicando aqui .
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