Campeonato do Mundo FIM Supercross arranca em 2022!

Empresa australiana revela os primeiros detalhes do futuro Campeonato do Mundo FIM Supercross com chancela da Federação Internacional de Motociclismo.

A criação de um verdadeiro Campeonato do Mundo FIM Supercross com a chancela da Federação Internacional de Motociclismo é algo que finalmente está próximo de se tornar realidade. A empresa australiana SX Global, que recentemente adquiriu os direitos exclusivos para promover e organizar este campeonato, revelou agora várias informações sobre este projeto global dedicado à espetacular modalidade Supercross.

Nos planos da SX Global está a realização de um Campeonato do Mundo FIM Supercross particularmente vocacionado para as equipas independentes. Nesse sentido, este mundial de Supercross promete um apoio financeiro sem precedentes às equipas e pilotos, que por sua vez terão uma cobertura mediática como nunca se viu a este nível, o que servirá para garantir a visibilidade dos patrocinadores.

Campeonato do Mundo FIM SupercrossO Campeonato do Mundo FIM Supercross será uma série de eventos abertos apenas a 10 equipas licenciadas. Em casa evento a SX Global garante uma compensação financeira que chega aos 250.000 dólares americanos por evento! Isto significa que ao longo de cinco temporadas haverá um total de 50 milhões de dólares que serão usados para ajudar as equipas e pilotos.

Os prémios serão entregues tendo por base os resultados em cada evento. Essa será a principal fonte de rendimento das equipas. Porém, a SX Global pretende ir mais além, e garante que haverá ajuda a nível operacional e logística ao longo da temporada, para além de prémios de comparência.

Em termos desportivos, e sendo que a edição de 2022 servirá como “teste” para a primeira temporada a sério em 2023, o Campeonato do Mundo FIM Supercross estará dividido em duas classes: WSX para as motos 450 cc e SX2 para as 250 cc.

Campeonato do Mundo FIM SupercrossEm cada evento será permitida a entrada de dois pilotos “wildcard” que assim vão completar o plantel de 22 pilotos no total. Estes pilotos podem ganhar a sua entrada no Campeonato do Mundo FIM Supercross através das suas prestações em eventos regionais, mas também por convite dos patrocinadores do mundial.

Com um nível competitivo que se espera que venha a proporcionar um enorme espetáculo, a SX Global revela ainda que para os fãs estão a preparar todo um “show” que, para além da transmissão televisiva e nas plataformas digitais, incluirá um conjunto de espetáculos dentro do “main event”. Desta forma os fãs sabem que se deslocam ao estádio – sim, estas corridas vão decorrer no interior destes recintos – não apenas para ver algumas corridas, mas sim para passar algumas horas a participar num espetáculo que se espera sem igual.

Conforme já referimos, o Campeonato do Mundo FIM Supercross irá realizar-se anualmente e na segunda metade de cada ano civil. Em 2022 estão já em marcha planos para organizar cinco eventos entre setembro e novembro. A partir de 2023 este novo mundial aprovado pela Federação Internacional de Motociclismo irá expandir, com corridas previstas para realizar entre os meses de junho e novembro.

 

Campeonato do Mundo FIM SupercrossA revelação dos detalhes deste novo mundial dedicado inteiramente ao Supercross é uma boa notícia para os fãs desta modalidade. Embora nos Estados Unidos da América o SX seja altamente cotado reunindo enorme interesse no público, pilotos e fabricantes, que desejam todos conquistar as coroas em disputa, fora dos EUA o Supercross tem uma expressão relativamente contida.

Embora se realizem eventos altamente bem-sucedidos na Europa (o evento Supercross de Paris-Bercy será o mais conhecido) e inclusivamente na Austrália (Open AUS-X), para além de campeonatos nacionais, atualmente não existe um campeonato mundial de Supercross para coroar aquele piloto que será nessa temporada o melhor do mundo.

Adam Bailey, diretor geral de desporto da SX Global refere que “Ao longo dos anos existiram diversas tentativas de implementar um verdadeiro mundial de supercross, mas nenhuma teve sucesso devido a falhas de financiamento e recursos, falta de parcerias regionais e internacionais e uma diversidade de outros fatores. A nossa equipa possui a experiência necessária para organizar eventos de supercross internacionais, temos as parcerias, e temos os fundos necessários para tornar realidade este campeonato do mundo”.

Campeonato do Mundo FIM SupercrossFalta agora aguardar a divulgação de mais dados e informações concretas sobre esta Campeonato do Mundo FIM Supercross, que se estreia este ano e promete um espetáculo sem igual para os fãs, e ao mesmo tempo garantirá tudo aquilo que os pilotos de SX necessitam em cada evento.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades e calendário do Campeonato do Mundo FIM Supercross.