Um capacete de motociclismo tem como principal função proteger a cabeça do seu utilizador. Mas o fabricante alemão Schuberth requisitou ao seu departamento Schuberth Performance, com instalações especiais em Itália, para se dedicar a criar o derradeiro capacete modular de aventura: o E2 Carbon.
No seguimento do lançamento do C5 Carbon que a Revista Motojornal já aqui testou em exclusivo – clique aqui , a Schuberth decidiu aplicar as mesmas tecnologias e métodos de fabrico especiais ao seu modular de aventura.
Depois de dois anos em desenvolvimento, a marca alemã finalmente revelou o produto final, e o E2 Carbon apresenta-se com características especiais e, claro, também um preço a condizer.
O maior destaque nesta novidade é a construção da sua calota exterior. Integralmente fabricada em fibra de carbono da mais alta qualidade, a calota é concebida em diversas camadas de fibra colocadas à mão, numa disposição específica para garantir a integridade estrutural, por um único especialista da Schuberth Performance, as mesmas pessoas que fabricam os capacetes dos pilotos de Fórmula 1.
A colocação das fibras obedece a um sentido específico, garantindo assim que as malhas da fibra ficam todas no mesmo sentido, sem falhas ou zonas em que a fibra tem a malha mais ‘aberta’ por estar esticada.
O especialista que inicia o processo de laminação da fibra de carbono é depois o único que monta todos os restantes componentes do E2 Carbon, tornando assim cada unidade deste capacete modular de aventura numa verdadeira peça única totalmente feita à mão.
O fabrico do E2 Carbon inclui um processo de cura em autoclave, com temperatura e pressão atmosférica perfeitamente calibradas, que garantem que as diferentes camadas da fibra de carbono se unem numa única peça monolítica, leve, mas incrivelmente resistente.
Na verdade, a Schuberth anuncia que o E2 Carbon cumpre com as normas ECE 22.06, mas também consegue cumprir com a homologação P/J, o que permite aos motociclistas usarem o capacete com a queixeira fechada ou aberta.
Apesar do seu design leve, o novo E2 Carbon incorpora todas as características de conforto e segurança que estão presentes nos capacetes premium da Schuberth, incluindo o Sistema Anti-Roll-Off que impede o capacete de rodar sobre a cabeça em caso de impacto numa queda, um desempenho superior em aeroacústica e aerodinâmica, e forros antibacterianos e respiráveis de alta qualidade, fabricados em Itália, com base nos rigorosos padrões OEKO-TEX 100.
Para além disso, o novo E2 Carbon faz parte do Programa Schuberth Individual, oferecendo múltiplas opções de personalização de ajuste à cabeça de cada motociclista.
O E2 Carbon vem de série equipado com a pré-instalação para o sistema de comunicação SC2, com tecnologia Mesh 2.0, para que os seus utilizadores possam beneficiar da mais avançada experiência de comunicação, totalmente integrada. A instalação do intercomunicador é simples: basta remover as tampas e encaixar a unidade principal e o controlo remoto para uma comunicação perfeita, nas portas dedicadas.
Este capacete modular de aventura, com pala ajustável e removível, está disponível numa só cor Glossy Carbon, em tamanhos que variam do XS (53) ao XXL (65). Em Portugal, e de acordo com o importador da marca alemã, a Golden Bat, o PVPR é 1529€.
Devido ao fabrico exclusivo e artesanal, a produção será limitada, garantindo que cada capacete seja um produto verdadeiramente único.
Galeria de fotos Schuberth E2 Carbon
Para mais informações pode contactar a Golden Bat clicando aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos equipamentos e acessórios de motociclismo. A não perder!