CFMoto 800MT Sport R – A trail desportiva

A chinesa CFMoto ataca um novo segmento com uma proposta que mistura elementos de trail de desportiva. Descubra aqui a nova 800MT Sport R.

800MT Sport R

A CFMoto continua a surpreender neste ataque global no mundo das duas rodas. A marca chinesa tem vindo a conquistar uma posição de destaque nas vendas nos principais mercados europeus, e Portugal não é exceção. E por essa mesma razão ficámos positivamente surpreendidos quando vimos estrear no Salão de Milão EICMA a nova 800MT Sport R.

Os mais conhecedores da gama CFMoto sabem que a 800MT tem sido uma das grandes apostas da marca. A trail, disponível em Portugal com um PVP desde 11.690€, não deixa ninguém indiferente.

E foi precisamente a trail que serviu de base para uma preparação especial, mais desportiva, realçada pela colaboração dos pilotos da marca no Mundial Moto3 nos diversos materiais disponibilizados à imprensa. A nova CFMoto 800MT Sport R é a mistura perfeita entre a polivalência de uma trail, e as capacidades dinâmicas de uma moto com genes desportivos.

800MT Sport RCom o motor bicilíndrico proveniente da KTM de 790 cc a disponibilizar 95 cv, a CFMoto trocou diversos componentes essenciais para tornar esta 800MT Sport R numa proposta bastante mais aliciante para aqueles motociclistas que procuram elevadas doses de adrenalina.

O motor respira agora por um sistema de escape mais leve, em titânio e fibra de carbono, fabricado em exclusivo para este modelo pela SC Project. Não se sabe se esta alteração implica alguma melhoria em termos de performance do motor, mas ficamos a aguardar que a CFMoto divulgue em breve mais detalhes técnicos deste projeto.

A 800MT Sport R apresenta uma imagem que se mantém bastante próxima da variante trail, com evidentes diferenças, nomeadamente o para-brisas dianteiro curto, mas também uma decoração desportiva que replica as motos de Moto3 da equipa CFMoto Racing Pruestel GP que vemos no campeonato do mundo. As jantes trail foram substituídas por jantes mais adaptadas aos pisos de asfalto, de 17 polegadas, cobertas agora por pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa IV.

800MT Sport ROutras diferenças notórias são o amortecedor traseiro Öhlins, totalmente ajustável (à frente mantém-se a forquilha Kayaba invertida que vemos na 800MT trail), ou ainda o sistema de travagem assinado pelos especialistas da Brembo, com destaque para as pinças monobloco comandas por uma bomba principal da mesma marca italiana.

Numa moto que se pretende que seja mais eficaz nos momentos de passagem e saída de curva, a CFMoto decidiu também modificar a rigidez torsional do braço oscilante. Neste caso podemos verificar que a 800MT Sport R apresenta um braço oscilante com pequenos reforços (placas) na sua estrutura, o que permite antecipar um aumento da rigidez, com as habituais consequências na capacidade de tração e aceleração à saída de curva.

Resta agora aguardar para perceber se efetivamente esta 800MT Sport R que foi apresentada na EICMA 2022 será um conceito integrado na gama da CFMoto no futuro. Se depender das reações dos motociclistas que a viram em primeira-mão no evento italiano, então dificilmente a marca chinesa deverá resistir à tentação de a comercializar.

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