A parceria entre a CFMoto e a KTM está de boa saúde, como se pode confirmar pela chegada da nova naked de média cilindrada CFMoto 800NK, uma proposta que partindo dos conceitos idealizados pela marca chinesa aproveita as sinergias com a marca austríaca.
Depois de muitos “teasers” e imagens do protótipo NK-C22 que não deixou ninguém indiferente pelo seu design e componentes utilizados, a nova CFMoto 800NK finalmente deixa-se mostrar oficialmente através de um conjunto de novas imagens desta novidade que chegará aos concessionários muito em breve.
Competindo diretamente num segmento bastante recheado de opções para todos os gostos, a 800NK aproveita o motor bicilíndrico LC8c que a KTM utiliza nos seus modelos, nomeadamente a Duke 790, que também será uma das rivais desta novidade CFMoto.
Refira-se que no caso da naked da marca chinesa que recentemente passou a estar representada no nosso país através da CFPT, empresa do grupo Multimoto, esta unidade motriz deverá render cerca de 100 cv, um pouco mais do que a Duke 790, e tendo em conta que o peso do conjunto, a confirmarem-se as informações que ainda não são oficiais, será de 186 kg a cheio, permitirá à CFMoto 800NK apresentar-se como uma proposta bastante interessante em termos de relação peso / potência.
Em relação às fotos que já tínhamos apresentado aqui em dezembro, a versão de produção não parece fugir muito ao conceito do protótipo. Obviamente as soluções de design mais estilizadas e agressivas acabaram por ser suavizadas, pese embora seja possível ver nas laterais pequenas carenagens que integram asas aerodinâmicas para maximizar a estabilidade a velocidades mais elevadas.
Isto porque, de acordo com os dados dos documentos de homologação, a nova CFMoto 800NK será capaz de atingir uma velocidade máxima de 220 km/h, e tendo em conta que é uma naked, sem carenagens integrais, a CFMoto optou por tentar minimizar os efeitos da velocidade através da utilização de um pacote aerodinâmico mais agressivo.
Agressiva é também a imagem da 800NK. Ao mais puro estilo streetfighter, esta naked recebe uma máscara frontal onde fica instalada uma ótica em forma de Y, criando uma assinatura luminosa bastante exclusiva.
O quadro em tubos de aço será uma estrutura muito semelhante ao utilizado pela KTM na sua naked, enquanto a traseira, onde encontramos um suporte de matrícula fixo ao braço oscilante para criar uma imagem “limpa”, apresenta dimensões gerais bastante compactas, que acabam por criar algum contraste com as generosas coberturas das entradas de ar que abraçam o depósito.
Sabemos também que a nova CFMoto 800NK estará disponível em duas variantes. Nos documentos de homologação encontrámos as referências CF800-7 e CF800-7A, esta segunda variante será a melhor equipada, nomeadamente recorrendo a um painel de instrumentos TFT de maiores dimensões.
Falta confirmar se as duas versões terão exatamente os mesmos componentes de ciclística, como as pinças de travão de quatro pistões da J.Juan, ou as mesmas suspensões, sem esquecer as opções eletrónicas de condução como modos de condução ou controlo de tração.
A CFMoto poderá optar por comercializar a versão base com equipamento mais “simples”, enquanto a versão mais equipada desbloqueia o nível seguinte em termos de condução dinâmica graças a mais modos de condução ou suspensões ajustáveis.
Embora ainda não tenham sido reveladas as informações técnicas oficiais desta novidade, sabemos que a CFMoto estará, até pelo ritmo em que tem deixado “escapar” as imagens desta naked, a querer que a mesma chegue aos concessionários europeus ainda a tempo do próximo verão.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas, e neste caso à evolução do projeto CFMoto 800NK do qual já temos as primeiras imagens oficiais.