Quando a CFMoto revelou a concept NK-C22, que a Revista MotoJornal mostrou aqui, não deixou muito à imaginação pois ficámos a conhecer como seria a futura naked da marca chinesa. Agora que estamos perto da mudança de ano para 2023, já está confirmado que a NK-C22 dará origem à nova 800NK, e que esta novidade estará na estrada até ao período de verão.
Felizmente não teremos de esperar vários meses para ficarmos a conhecer em definitivo a naked 800NK, pois apesar da CFMoto estar a tomar todas as medidas de segurança, a verdade é que o portal britânico Bennetts.co.uk conseguiu mesmo “furar” essa segurança e divulgou já as primeiras imagens desta novidade.
Obviamente que a moto que será produzida e colocada no mercado para competir num segmento extremamente competitivo, e apelativo em termos de vendas, está desprovida de diversos elementos que se destacaram na concept NK-C22. Por exemplo o monobraço oscilante, a jante traseira com cobertura em fibra de carbono, o sistema de escape SC Project, ou ainda os pneus Pirelli de pista.
Ainda assim, a CFMoto aposta num conjunto de motor e ciclística que visa proporcionar aos motociclistas europeus elevadas doses de diversão e polivalência.
O coração será o já conhecido bicilíndrico paralelo LC8c, que originalmente foi criado para a KTM 790 Duke, mas que, graças ao acordo de parceria entre o fabricante chinês e o austríaco, será agora aplicado também à 800NK. De acordo com as primeiras informações, tudo indica que a potência será de 100 cv, suficientes para empurrar a moto até aos 220 km/h de velocidade máxima.
Por outro lado, o quadro tubular estará desenhado para maximizar a agilidade de uma moto que, mais uma vez recorrendo às informações já conhecidas, vai apresentar um peso a cheio de apenas 186 kg, um valor ligeiramente abaixo de algumas das suas principais rivais.
Os documentos de homologação na China apresentam duas variantes da 800NK: uma com painel de instrumentos TFT a cores de dimensão mais pequena, que será denominada de CF800-7, enquanto a segunda variante, de nome CF800-7A, terá um painel de instrumentos de maiores dimensões.
Falta saber se esta variante CF800-7A, para além do painel de instrumentos, disponibilizará um nível de equipamento superior, nomeadamente ao nível das opções eletrónicas como modos de condução, ou ajudas eletrónicas como controlo de tração.
Aqui em www.motojornal.pt vamos continuar a acompanhar de perto a chegada desta novidade 2023 da CFMoto, pois as primeiras indicações apontam para que a 800NK se torne numa das propostas mais interessantes do segmento naked de média cilindrada.